|
|
Registros recuperados : 79 | |
Registros recuperados : 79 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
17/08/2015 |
Data da última atualização: |
28/04/2016 |
Autoria: |
GASTAL, M. L.; XAVIER, J. H. V.; ROCHA, J. C. C. G.; MENDONÇA, A. P. B.; SILVA, W. H. da. |
Afiliação: |
MARCELO LEITE GASTAL, CPAC; JOSE HUMBERTO VALADARES XAVIER, CPAC; JOSE CARLOS COSTA GONCALVES ROCHA, CPAC; ANA PAULA BORGES MENDONÇA, Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Unaí; WARELEY HENRIQUE DA SILVA, INESC. |
Título: |
Construção social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG: potencialidades e limitações. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF, v. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. |
Palavras-Chave: |
Diversificação; Mercado institucional. |
Thesagro: |
Comercialização. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128100/1/Construcao-social-de-mercados.pdf
|
Marc: |
LEADER 02058naa a2200205 a 4500 001 2022121 005 2016-04-28 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGASTAL, M. L. 245 $aConstrução social de mercados pela agricultura familiar em Unaí, MG$bpotencialidades e limitações. 260 $c2014 520 $aO acesso aos mercados é considerado um dos principais entraves ao desenvolvimento da agricultura familiar. Este artigo tem como objetivo analisar o acesso da agricultura familiar do Município de Unaí, MG a dois mercados ? a feira da agricultura familiar e a venda de produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Unaí é uma importante bacia leiteira. A produção de leite apresentou-se como a principal estratégia de inserção dos agricultores no mercado. No entanto, a comercialização mostrou-se concentrada, enfatizando-se a necessidade de construção de novas estratégias. O acesso ao Pnae e à feira propiciou diversificação de produtos comercializados e maior geração de renda nos estabelecimentos. Configuraram-se estratégias promissoras para a viabilização do acesso dos agricultores aos mercados construídos, não apenas para os agricultores já inseridos na cadeia do leite, mas também ? e principalmente ? para aqueles que se achavam excluídos dos mercados e em situação de risco. No entanto, devem ser ressaltadas as enormes dificuldades encontradas para construir o acesso ao Pnae e à feira, destacando-se aquelas de ordem burocrática. É necessário que essas novas oportunidades constituam novas redes de comercialização baseadas na lógica da confiança e de relações estreitas, principalmente entre os agricultores e o poder público. 650 $aComercialização 653 $aDiversificação 653 $aMercado institucional 700 1 $aXAVIER, J. H. V. 700 1 $aROCHA, J. C. C. G. 700 1 $aMENDONÇA, A. P. B. 700 1 $aSILVA, W. H. da 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, DF$gv. 31, n.2, p. 315-348, maio/ago. 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|