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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Tabuleiros Costeiros. |
Data corrente: |
03/11/2011 |
Data da última atualização: |
11/06/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, D. M. PPIRES e; CURADO, F. F.; GOMES, L. J. |
Afiliação: |
DAIANE MARIA PIRES E SILVA; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; LARA JANE GOMES, UFS. |
Título: |
Percepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM. |
Descrição Física: |
Artigo em anais. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. MenosA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sustentabilidade ambiental. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/45433/1/Percepcao.pdf
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Marc: |
LEADER 02505nam a2200169 a 4500 001 1904852 005 2019-06-11 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. PPIRES e 245 $aPercepção ambiental de educadores da rede pública de Itaporanga D'Ajuda.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTERIOS, 1., 2011, Aracaju. Anais... Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011. 1 CD-ROM.$c2011 300 $cArtigo em anais. 520 $aA educação ambiental tem como principal objetivo a compreensão por parte do ser humano, da complexa natureza do meio ambiente e a percepção da interdependência dos elementos ambientais no espaço e no tempo. Apesar do crescente número de experiências nas últimas décadas, foi institucionalizada pela Lei 9795/99 como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo central identificar e analisar a percepção ambiental dos educadores da rede pública de Itaporanga D?Ajuda, participantes do I Curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental. Para isto, utilizouse da observação participante durante o curso, desenvolvido em 07 (sete) módulos (de março a junho de 2008), sendo registrados e analisados os discursos dos educadores, caracterizando-os de acordo com as correntes ambientalistas e com relação à percepção ambiental. Assim, de modo geral, os educadores mostraram-se bastante preocupados com a questão ambiental. Entretanto, foi possível verificar diferenças em seus discursos. Perceberam-se alguns mais voltados para a preservação da natureza. Outros educadores, no entanto, demonstraram uma forte tendência à visão antropocêntrica. Entretanto, a maioria demonstrou, principalmente nos discursos, a inclinação ao socioambientalismo, evidenciando a relação de interdependência entre homem e meio ambiente. A compreensão destas diferentes perspectivas de leitura acerca do ambiente por parte destes educadores demonstrou o papel preponderante da construção de referenciais de educação ambiental que contribuam na conformação de uma prática pedagógica fundamentada nos princípios da sustentabilidade ambiental. 650 $aEducação Ambiental 653 $aSustentabilidade ambiental 700 1 $aCURADO, F. F. 700 1 $aGOMES, L. J.
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Registro original: |
Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
07/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 1 |
Autoria: |
AMARAL, M. B.; LOPES, T. dos S.; FEDER, C. B.; RIBEIRO, T. G.; PACHECO, R. S.; TEIXEIRA, T. N.; MONTEIRO, E. de C.; RAMALHO, I. O.; MACEDO, R. de O.; BODDEY, R. M.; ZILLI, J. E.; ALVES, B. J. R. |
Afiliação: |
MAYAN BLANC AMARAL, UFRRJ; TAMIRIS DOS SANTOS LOPES, UFRRJ; CAROLINE BUENO FEDER, UFRRJ; THIAGO GONÇALVES RIBEIRO, UFRRJ; RAFAEL SANCHES PACHECO, UFRRJ; TEIXEIRA THIAGO NEVES TEIXEIRA, UFRRJ; EDEVALDO DE CASTRO MONTEIRO, UFRRJ; ISRAEL OLIVEIRA RAMALHO, UFRRJ; ROBERT DE O. MACEDO, UFRRJ; ROBERT MICHAEL BODDEY, CNPAB; JERRI EDSON ZILLI, CNPAB; BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB. |
Título: |
Bradyrhizobium occurrence in nodules of perennial horsegram. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Microbiology Online, 17 set. 2022. |
ISSN: |
1678-4405 |
DOI: |
10.1007/s42770-022-00821-2 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The introduction of a forage legume into a tropical pasture should decrease the need for N fertilizer, provided biological N-2 fixation (BNF) contributes enough to compensate for exported N. Macrotyloma axillare (perennial horsegram) is a suitable legume for composing mixed pastures, and our hypothesis is that the isolation of indigenous rhizobia from roots and rhizosphere is the way of achieving an efficient inoculant to maximize BNF to the legume. Nodules and rhizosphere soil taken from M. axillare grown in a mixed pasture with palisade grass were sampled and used in a trap host assay using Leonard jars containing a mixture of vermiculite and sand. A total of ten bacteria were initially isolated using this technique. The isolates were then used in two experiments to evaluate the inoculation responses on the perennial horsegram in greenhouse conditions to which nodulation, plant growth, and shoot N accumulation were measured. Phylogenetic analyses based on 16S rRNA and recA placed all strains within genus Bradyrhizobium, some of them not previously described. The best strain provided more than 120 nodules and more than 65 mg of nodules per plant. Strain BR14182 was considered the most promising given the high dry matter and N accumulation in plant shoots. This study provides the first analysis of Bradyrhizobium diversity nodulating M. axillare in Brazil and provided evidence of the role of inoculation in incrementing the plant-rhizobium symbiosis in a forage legume. |
Palavras-Chave: |
Inoculant; Macrotyloma axillare; Mixed pastures; Rhizobia. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
Marc: |
LEADER 02392naa a2200325 a 4500 001 2146943 005 2022-10-07 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1678-4405 024 7 $a10.1007/s42770-022-00821-2$2DOI 100 1 $aAMARAL, M. B. 245 $aBradyrhizobium occurrence in nodules of perennial horsegram.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aThe introduction of a forage legume into a tropical pasture should decrease the need for N fertilizer, provided biological N-2 fixation (BNF) contributes enough to compensate for exported N. Macrotyloma axillare (perennial horsegram) is a suitable legume for composing mixed pastures, and our hypothesis is that the isolation of indigenous rhizobia from roots and rhizosphere is the way of achieving an efficient inoculant to maximize BNF to the legume. Nodules and rhizosphere soil taken from M. axillare grown in a mixed pasture with palisade grass were sampled and used in a trap host assay using Leonard jars containing a mixture of vermiculite and sand. A total of ten bacteria were initially isolated using this technique. The isolates were then used in two experiments to evaluate the inoculation responses on the perennial horsegram in greenhouse conditions to which nodulation, plant growth, and shoot N accumulation were measured. Phylogenetic analyses based on 16S rRNA and recA placed all strains within genus Bradyrhizobium, some of them not previously described. The best strain provided more than 120 nodules and more than 65 mg of nodules per plant. Strain BR14182 was considered the most promising given the high dry matter and N accumulation in plant shoots. This study provides the first analysis of Bradyrhizobium diversity nodulating M. axillare in Brazil and provided evidence of the role of inoculation in incrementing the plant-rhizobium symbiosis in a forage legume. 653 $aInoculant 653 $aMacrotyloma axillare 653 $aMixed pastures 653 $aRhizobia 700 1 $aLOPES, T. dos S. 700 1 $aFEDER, C. B. 700 1 $aRIBEIRO, T. G. 700 1 $aPACHECO, R. S. 700 1 $aTEIXEIRA, T. N. 700 1 $aMONTEIRO, E. de C. 700 1 $aRAMALHO, I. O. 700 1 $aMACEDO, R. de O. 700 1 $aBODDEY, R. M. 700 1 $aZILLI, J. E. 700 1 $aALVES, B. J. R. 773 $tBrazilian Journal of Microbiology Online, 17 set. 2022.
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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