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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
13/02/2020 |
Data da última atualização: |
14/05/2020 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de. |
Afiliação: |
ELAINE BORGES MONTEIRO CASSIANO, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; WANDER MATOS DE AGUIAR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. |
Título: |
Metodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: SÉRIE Educar - Matemática Tecnologia Educação Profissional. Editora Poison: Belo Horizonte, 2020. v. 34. Ebook. |
Páginas: |
p. 106-116. |
DOI: |
10.36229/978-65-86127-14-0.CAP.14 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. MenosO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no d... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Aprendizagem; Ensino Médio; Formação Profissional. |
Thesaurus Nal: |
Learning; Professional education. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213040/1/Metodologia-para-avaliar-os-cursos-2020.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
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Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
27/02/2013 |
Data da última atualização: |
24/06/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 5 |
Autoria: |
PONTES, R. G. M. S. de; SOARES, C. M.; SANTOS, M. dos A.; OLIVEIRA, C.; CARDOSO, C.; LIMA, L. H. C.; PRACA, L. B.; MARTINS, E. S.; DUMAS, V. F.; QUEIROZ, P. R. Q.; RAMOS, F. R. R.; SUJII, E. R. |
Afiliação: |
ROSE GOMES MONNERAT SOLON DE PONTES, CENARGEN; CARLOS MARCELO SOARES, Bthek; MIRIAN DOS ANJOS SANTOS, Diretoria Vigilancia Ambiental, DF; CRISTIANE OLIVEIRA, Diretoria de Vigelancia Ambiental, DF; CRISTINA CARDOSO, Diretoria de Vigilancia Ambiental, DF; LUZIA HELENA CORREA LIMA, CENARGEN; LILIAN BOTELHO PRACA, CENARGEN; ÉRICA SOARES MARTINS, ICESP; VINICIUS FIÚZA DUMAS, ICESP; PAULO ROBERTO MARTINS QUEIROZ, UniCeub; FELIPE R. R. RAMOS, UnB; EDISON RYOITI SUJII, CENARGEN. |
Título: |
Controle de larvas de Aedes aegypti através da utilização de Bacillus thuringiensis em São Sebastião (DF), Brasil. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
Universitas: ciências da saúde, Brasília, v. 10, n. 2, p. 115-120, jul./dez. 2012. |
DOI: |
10.5102/ucs.v10i2.1761 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Dengue é uma doença grave, para a qual não existem medicamentos. O controle da doença, portanto, deve ser feito através da eliminação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. A Embrapa em parceria com a Bthek Biotecnologia desenvolveu o produto Bt-horus SC capaz de controlar as larvas deste inseto. Este produto foi utilizado numa campanha de controle do A. aegypti em São Sebastião (DF), onde a população foi capacitada e participou ativamente do combate ao vetor. |
Palavras-Chave: |
Bti; Larvicidas biológicos. |
Thesaurus NAL: |
dengue. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/179300/1/ID-34382.pdf
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Marc: |
LEADER 01398naa a2200301 a 4500 001 1951333 005 2024-06-24 008 2012 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.5102/ucs.v10i2.1761$2DOI 100 1 $aPONTES, R. G. M. S. de 245 $aControle de larvas de Aedes aegypti através da utilização de Bacillus thuringiensis em São Sebastião (DF), Brasil.$h[electronic resource] 260 $c2012 520 $aDengue é uma doença grave, para a qual não existem medicamentos. O controle da doença, portanto, deve ser feito através da eliminação do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. A Embrapa em parceria com a Bthek Biotecnologia desenvolveu o produto Bt-horus SC capaz de controlar as larvas deste inseto. Este produto foi utilizado numa campanha de controle do A. aegypti em São Sebastião (DF), onde a população foi capacitada e participou ativamente do combate ao vetor. 650 $adengue 653 $aBti 653 $aLarvicidas biológicos 700 1 $aSOARES, C. M. 700 1 $aSANTOS, M. dos A. 700 1 $aOLIVEIRA, C. 700 1 $aCARDOSO, C. 700 1 $aLIMA, L. H. C. 700 1 $aPRACA, L. B. 700 1 $aMARTINS, E. S. 700 1 $aDUMAS, V. F. 700 1 $aQUEIROZ, P. R. Q. 700 1 $aRAMOS, F. R. R. 700 1 $aSUJII, E. R. 773 $tUniversitas: ciências da saúde, Brasília$gv. 10, n. 2, p. 115-120, jul./dez. 2012.
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Registro original: |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) |
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