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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
03/10/2016 |
Data da última atualização: |
23/11/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BARROS, H. S. D.; CORRÊA, J. F.; CRUZ, E. D. |
Afiliação: |
Hellen Síglia Demetrio Barros, DOUTORANDA UNESP; Josiane Ferreira Corrêa, Bolsista da FAPESPA; ENIEL DAVID CRUZ, CPATU. |
Título: |
Efeitos da secagem na qualidade fisiológica de sementes de tapiririca (Tapirira guianensis Aublet.). |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016. |
Páginas: |
p. 388-391. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da secagem sobre a qualidade fisiológica de sementes de tapiririca. Foi determinado o teor de água das sementes e sua viabilidade através do teste de germinação, sendo determinado o número de dias para iniciar a emergência, o índice de velocidade de emergência, emergência, germinação, plântulas anormais e sementes mortas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro teores de água (28,6; 23,9; 18,8 e 13,4%) e quatro repetições de 25 sementes cada. Não houve diferença significativa entre os tratamentos com 28,6 e 23,9% de água, os quais apresentaram maiores porcentagens de emergência e germinação, quando comparadas aos demais. No entanto, à medida que as sementes foram desidratadas até 18,8% houve diminuição na porcentagem de emergência (42%) e germinação (41%), e, quando desidratadas até 13,4%, todas as sementes estavam mortas, sendo este o grau de umidade letal para a espécie. Sementes de T. guianensis são sensíveis a secagem, sendo enquadradas no grupo das recalcitrantes. |
Palavras-Chave: |
Dessecamento; Semente recalcitrante; Viabilidade. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/148182/1/Pibic2016-p388.pdf
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Marc: |
LEADER 01784nam a2200181 a 4500 001 2053972 005 2016-11-23 008 2016 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBARROS, H. S. D. 245 $aEfeitos da secagem na qualidade fisiológica de sementes de tapiririca (Tapirira guianensis Aublet.).$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 20.; SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 4., 2016, Belém, PA. Anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental$c2016 300 $ap. 388-391. 520 $aO objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da secagem sobre a qualidade fisiológica de sementes de tapiririca. Foi determinado o teor de água das sementes e sua viabilidade através do teste de germinação, sendo determinado o número de dias para iniciar a emergência, o índice de velocidade de emergência, emergência, germinação, plântulas anormais e sementes mortas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro teores de água (28,6; 23,9; 18,8 e 13,4%) e quatro repetições de 25 sementes cada. Não houve diferença significativa entre os tratamentos com 28,6 e 23,9% de água, os quais apresentaram maiores porcentagens de emergência e germinação, quando comparadas aos demais. No entanto, à medida que as sementes foram desidratadas até 18,8% houve diminuição na porcentagem de emergência (42%) e germinação (41%), e, quando desidratadas até 13,4%, todas as sementes estavam mortas, sendo este o grau de umidade letal para a espécie. Sementes de T. guianensis são sensíveis a secagem, sendo enquadradas no grupo das recalcitrantes. 653 $aDessecamento 653 $aSemente recalcitrante 653 $aViabilidade 700 1 $aCORRÊA, J. F. 700 1 $aCRUZ, E. D.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Origem |
Tipo/Formato |
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Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Gado de Leite. Para informações adicionais entre em contato com cnpgl.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
31/03/2011 |
Data da última atualização: |
25/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
FERNANDES, M. C. G. de O.; OTENIO, M. H.; OTENIO, C. C. M. |
Afiliação: |
MARIA CRISTINA GOULART DE OLIVEIRA FERNANDES, UFJF; MARCELO HENRIQUE OTENIO, CNPGL; CRISTIANE CORSINI MEDEIROS OTENIO, FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ - JF. |
Título: |
Representação da participação do enfermeiro no processo educativo e nas relações humanas do trabalho. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
RAS. Revista de Administração am Saúde, v. 12, n. 46, p. 31-40, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A construção de um novo modelo pedagógico deve ter como perspectiva o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social. Este estudo teve como objetivo conhecer as representações de educador de Enfermagem sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) e sua atuação em seu processo de implementação nas transformações do mundo do trabalho na área de saúde. Foram entrevistados cinco educadores que ministram disciplinas práticas no Serviço Público de Saúde para o curso de Enfermagem. Utilizou-se como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa a construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC); para tabulação e organização dos depoimentos, foi utilizado o software Qualiquantisoft®. Os resultados mostraram que 60 por cento dos educadores compartilham a ideia de que a EPS representa um aprendizado contínuo, 80 por cento concordaram que este é um facilitador no processo de implementação da política de EPS na formação profissional e 40 por cento dos educadores afirmaram que a concepção pedagógica crítico reflexiva constitui uma ferramenta adequada para propiciar a articulação de ações entre o serviço e o ensino, mas 40 por cento deles também concordaram que a problematização não é colocada em prática. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os educadores entrevistados possuem experiências relacionadas à educação permanente na instituição investigada, por atuarem em disciplina de campo prático junto aos educandos, e também em disciplina de cunho teórico, atribuindo-lhes significativa qualificação profissional. MenosA construção de um novo modelo pedagógico deve ter como perspectiva o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social. Este estudo teve como objetivo conhecer as representações de educador de Enfermagem sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) e sua atuação em seu processo de implementação nas transformações do mundo do trabalho na área de saúde. Foram entrevistados cinco educadores que ministram disciplinas práticas no Serviço Público de Saúde para o curso de Enfermagem. Utilizou-se como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa a construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC); para tabulação e organização dos depoimentos, foi utilizado o software Qualiquantisoft®. Os resultados mostraram que 60 por cento dos educadores compartilham a ideia de que a EPS representa um aprendizado contínuo, 80 por cento concordaram que este é um facilitador no processo de implementação da política de EPS na formação profissional e 40 por cento dos educadores afirmaram que a concepção pedagógica crítico reflexiva constitui uma ferramenta adequada para propiciar a articulação de ações entre o serviço e o ensino, mas 40 por cento deles também concordaram que a problematização não é colocada em prática. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os educadores entrevistados possuem experiências relacionadas à educação permanente na instituição investigada, por atuarem em disciplina de campo prático junto aos educandos, e também em disciplina de cunho teórico, atribuind... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação em Enfermagem; Pesquisa qualitativa; Recursos humanos. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
LEADER 02226naa a2200181 a 4500 001 1884344 005 2024-03-25 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERNANDES, M. C. G. de O. 245 $aRepresentação da participação do enfermeiro no processo educativo e nas relações humanas do trabalho.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aA construção de um novo modelo pedagógico deve ter como perspectiva o equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social. Este estudo teve como objetivo conhecer as representações de educador de Enfermagem sobre a Educação Permanente em Saúde (EPS) e sua atuação em seu processo de implementação nas transformações do mundo do trabalho na área de saúde. Foram entrevistados cinco educadores que ministram disciplinas práticas no Serviço Público de Saúde para o curso de Enfermagem. Utilizou-se como estratégia metodológica em pesquisa qualitativa a construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC); para tabulação e organização dos depoimentos, foi utilizado o software Qualiquantisoft®. Os resultados mostraram que 60 por cento dos educadores compartilham a ideia de que a EPS representa um aprendizado contínuo, 80 por cento concordaram que este é um facilitador no processo de implementação da política de EPS na formação profissional e 40 por cento dos educadores afirmaram que a concepção pedagógica crítico reflexiva constitui uma ferramenta adequada para propiciar a articulação de ações entre o serviço e o ensino, mas 40 por cento deles também concordaram que a problematização não é colocada em prática. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que os educadores entrevistados possuem experiências relacionadas à educação permanente na instituição investigada, por atuarem em disciplina de campo prático junto aos educandos, e também em disciplina de cunho teórico, atribuindo-lhes significativa qualificação profissional. 653 $aEducação em Enfermagem 653 $aPesquisa qualitativa 653 $aRecursos humanos 700 1 $aOTENIO, M. H. 700 1 $aOTENIO, C. C. M. 773 $tRAS. Revista de Administração am Saúde$gv. 12, n. 46, p. 31-40, 2010.
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Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
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