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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
11/05/2015 |
Data da última atualização: |
31/05/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SOUZA, E. A. de; VAZ, R. da S.; SILVA, F. E. J. da; PEREIRA, D. S.; HOLANDA NETO, J. P. de. |
Afiliação: |
Eduardo Alves de Souza, ALUNO IFRN; Rodrigo da Silva Vaz, ALUNO IFRN; Francisco Éverton Jales da Silva, ALUNO IFRN; DANIEL SANTIAGO PEREIRA, CPATU; João Paulo de Holanda Neto, IFRN. |
Título: |
Nível tecnológico empregado no manejo para produção de mel de Apis mellifera L. em três municípios do Alto Oeste Potiguar. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Acta Apicola Brasilica, Pombal, PB, v. 2, n. 1, p. 16-23, jan./dez. 2014. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho teve como objetivo identificar as técnicas de manejo utilizadas na produção de mel nos municípios de Marcelino Vieira, Pau dos Ferros e Portalegre, Rio Grande do Norte. O estudo foi realizado no mês de março de 2014 com a aplicação de um questionário semiestruturado com 25 apicultores, cuja as variáveis foram: uso do sombreamento para as colmeias, fornecimento de água no apiário, alimentação artificial no período de estiagem, identificação de inimigos naturais, utilização de redutor de alvado, uso de proteção contra inimigos naturais nos cavaletes, e o povoamento das colmeias de março de 2013 a março de 2014. Constatou-se que a maioria dos produtores faziam uso do sombreamento para as colmeias no apiário (72,0%), e, somente 40,0% forneceram suprimento extra de água no período de estiagem. Na suplementação de alimento às abelhas, apenas 16,0% ofertaram este recurso. Foi identificado a presença de inimigos naturais, predominando a traça da cera (Galleria mellonella), com 56,0%, e a arapuá (Trigona spinipes), com 32,0%. No emprego da redução de alvado, 20,0% dos apicultores utilizaram a técnica. Já na proteção dos cavaletes, o uso foi de 56,0%. Observou-se, ainda, a média de colmeias por apicultor, que em 2013 foi de 22,6; e em 2014 de 26,5. Conclui-se, com o observado, que os apicultores entrevistados possuem conhecimento mediano acerca das técnicas de importância apícola, e que a constatação a respeito da amostra aplicada foi relativamente positiva. |
Thesagro: |
Abelha; Estiagem; Manejo; Mel. |
Categoria do assunto: |
O Insetos e Entomologia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/123586/1/3158-10697-1-PB.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
04/12/2020 |
Data da última atualização: |
22/09/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
VIANA, F. M.; DELIZA, R.; MONTEIRO, M. L. G.; MARTINS, I. B. A.; OLIVEIRA, D. C. R.; CONTE-JUNIOR, C. A. |
Afiliação: |
Fernanda M. Viana, UFRJ; ROSIRES DELIZA, CTAA; Maria Lúcia G. Monteiro, UFRJ; Inayara B. A. Martins, UFRRJ; Denize C. R. de Oliveira, University of Angers, Angers, France; Carlos A. Conte-Junior, URRJ, UFF, FIOCRUZ. |
Título: |
Applying free word association to understand the perception of fish as a meal by Brazilians with different consumption frequencies. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of Sensory Studies, v. 36, n. 2, e12628, p. 1-9, 2021. |
DOI: |
https://doi.org/10.1111/joss.12628 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The aim of the present study was to investigate through free word association the Brazilian consumers' perception of fish as a meal and to explore whether different fish consumption frequencies play a role. The participants were split into high, occasional, and low consumption groups according to their self?reported fish consumption frequency. Brazilian consumers' general associations with fish were strongly related to health benefits, which was considered a motivating factor for the high consumption group. However, for the low consumption group, the unfamiliarity, the low convenience and the high price represent barriers to fish consumption. Although they did not present negative feelings regarding fish, it was not possible to determine the factors that influence fish consumption for the group of occasional consumers. The elaboration of semi ready?to?eat products from fish residues and further studies focusing on occasional consumers can be strategies to increase the Brazilian per capita consumption of fish. |
Thesagro: |
Consumidor; Peixe; Produto Derivado de Pescado; Tecnologia de Alimento. |
Thesaurus NAL: |
Consumer preferences; Fish; Food technology. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 01908naa a2200277 a 4500 001 2127676 005 2021-09-22 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.1111/joss.12628$2DOI 100 1 $aVIANA, F. M. 245 $aApplying free word association to understand the perception of fish as a meal by Brazilians with different consumption frequencies.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aThe aim of the present study was to investigate through free word association the Brazilian consumers' perception of fish as a meal and to explore whether different fish consumption frequencies play a role. The participants were split into high, occasional, and low consumption groups according to their self?reported fish consumption frequency. Brazilian consumers' general associations with fish were strongly related to health benefits, which was considered a motivating factor for the high consumption group. However, for the low consumption group, the unfamiliarity, the low convenience and the high price represent barriers to fish consumption. Although they did not present negative feelings regarding fish, it was not possible to determine the factors that influence fish consumption for the group of occasional consumers. The elaboration of semi ready?to?eat products from fish residues and further studies focusing on occasional consumers can be strategies to increase the Brazilian per capita consumption of fish. 650 $aConsumer preferences 650 $aFish 650 $aFood technology 650 $aConsumidor 650 $aPeixe 650 $aProduto Derivado de Pescado 650 $aTecnologia de Alimento 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aMONTEIRO, M. L. G. 700 1 $aMARTINS, I. B. A. 700 1 $aOLIVEIRA, D. C. R. 700 1 $aCONTE-JUNIOR, C. A. 773 $tJournal of Sensory Studies$gv. 36, n. 2, e12628, p. 1-9, 2021.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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