|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
28/11/2005 |
Data da última atualização: |
12/12/2007 |
Autoria: |
SANTOS, D. dos. |
Título: |
A utilização de produtos de informação técnico-científica nas ações de transferência de tecnologia ao agronegócio brasileiro: O caso da EMBRAPA. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
2005 . |
Páginas: |
158 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração Estratégica) - UNIFACS, Salvador - BA. |
Conteúdo: |
O presente estudo de caso tem o objetivo de avaliar a adequação dos produtos de informação gerados e editados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para fins de transferência de tecnologia ao agronegócio do País. Entende-se por produto de informação a materialização das informações técnico-científicas em produtos tangíveis (mídias), formatados no meio impresso, eletrônico e digital, tais como livros, revistas, manuais, folders, cartazes, boletins, programas de TV e rádio, vídeo e outros. A adequação dos referidos produtos foi avaliada quanto a linguagem, formato, suporte, disponibilidade, utilização e demanda, em função, respectivamente, dos tipos de eventos utilizados pela EMBRAPA para transferir tecnologia e do público alvo daquele processo (produtores ou empresas do agronegócio). Foram abordados também os aspectos de interação, busca e obtenção de informações técnico-científicas e conhecimento do contexto do receptor no relacionamento da EMBRAPA com seus públicos, no processo de transferência de informação. Para aferir a adequação dos produtos de informação aos eventos e públicos a que se destinam, foram investigadas as etapas do processo gerador dos mesmos, bem como os clientes usuários daquelas informações. A coleta dos dados foi feita por entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação direta e análise documental em seis Unidades da Empresa. Neste caso, as entrevistas e questionários foram aplicados a 35 profissionais envolvidos em atividades de P&D, avaliação técnica de conteúdos, edição dos produtos e transferência de tecnologia. A pesquisa contou, também, com a avaliação de adequação dos produtos de informação junto àqueles clientes usuários que adquiriram publicações e vídeos da Empresa, sendo, para tanto, enviados 1.107 questionários, com obtenção de 271 respostas aproveitadas. Como resultado, constatou-se que os produtos de informação editados pela EMBRAPA são percebidos, pelos empregados, com maior grau de adequação aos técnicos/extensionistas e aos profissionais da área de pesquisa e ensino do que aos demais usuários, havendo, para estes últimos, algumas deficiências quanto ao formato e linguagem daqueles produtos. Ficou caracterizada a necessidade de criar novas estratégias de disponibilização e distribuição dos produtos. Os dados apontam para uma deficiência no relacionamento da EMBRAPA com o público, cujo nível de escolaridade é mais baixo. Essas constatações evidenciam a necessidade de elaboração de produtos de informação com uma linguagem simples, objetiva e passível de ser assimilada por indivíduos com nível de instrução mais baixo. O trabalho conclui que o processo editorial da EMBRAPA requer algumas melhorias, visando otimizar a geração, edição e disponibilização de seus produtos de informação, tornando-os mais adequados à realidade tecnológica, socioeconômica, política e cultural dos seus diversos públicos, condição necessária para a transferência de tecnologia aos usuários. MenosO presente estudo de caso tem o objetivo de avaliar a adequação dos produtos de informação gerados e editados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para fins de transferência de tecnologia ao agronegócio do País. Entende-se por produto de informação a materialização das informações técnico-científicas em produtos tangíveis (mídias), formatados no meio impresso, eletrônico e digital, tais como livros, revistas, manuais, folders, cartazes, boletins, programas de TV e rádio, vídeo e outros. A adequação dos referidos produtos foi avaliada quanto a linguagem, formato, suporte, disponibilidade, utilização e demanda, em função, respectivamente, dos tipos de eventos utilizados pela EMBRAPA para transferir tecnologia e do público alvo daquele processo (produtores ou empresas do agronegócio). Foram abordados também os aspectos de interação, busca e obtenção de informações técnico-científicas e conhecimento do contexto do receptor no relacionamento da EMBRAPA com seus públicos, no processo de transferência de informação. Para aferir a adequação dos produtos de informação aos eventos e públicos a que se destinam, foram investigadas as etapas do processo gerador dos mesmos, bem como os clientes usuários daquelas informações. A coleta dos dados foi feita por entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação direta e análise documental em seis Unidades da Empresa. Neste caso, as entrevistas e questionários foram aplicados a 35 profissionais envolvidos em ativid... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
disponibilização da informação; gestão da informação; Transferência de informação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03748nam a2200169 a 4500 001 1116499 005 2007-12-12 008 2005 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSANTOS, D. dos 245 $aA utilização de produtos de informação técnico-científica nas ações de transferência de tecnologia ao agronegócio brasileiro$bO caso da EMBRAPA. 260 $a2005 .$c2005 300 $a158 f. 500 $aDissertação (Mestrado Acadêmico em Administração Estratégica) - UNIFACS, Salvador - BA. 520 $aO presente estudo de caso tem o objetivo de avaliar a adequação dos produtos de informação gerados e editados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para fins de transferência de tecnologia ao agronegócio do País. Entende-se por produto de informação a materialização das informações técnico-científicas em produtos tangíveis (mídias), formatados no meio impresso, eletrônico e digital, tais como livros, revistas, manuais, folders, cartazes, boletins, programas de TV e rádio, vídeo e outros. A adequação dos referidos produtos foi avaliada quanto a linguagem, formato, suporte, disponibilidade, utilização e demanda, em função, respectivamente, dos tipos de eventos utilizados pela EMBRAPA para transferir tecnologia e do público alvo daquele processo (produtores ou empresas do agronegócio). Foram abordados também os aspectos de interação, busca e obtenção de informações técnico-científicas e conhecimento do contexto do receptor no relacionamento da EMBRAPA com seus públicos, no processo de transferência de informação. Para aferir a adequação dos produtos de informação aos eventos e públicos a que se destinam, foram investigadas as etapas do processo gerador dos mesmos, bem como os clientes usuários daquelas informações. A coleta dos dados foi feita por entrevistas semi-estruturadas, questionários, observação direta e análise documental em seis Unidades da Empresa. Neste caso, as entrevistas e questionários foram aplicados a 35 profissionais envolvidos em atividades de P&D, avaliação técnica de conteúdos, edição dos produtos e transferência de tecnologia. A pesquisa contou, também, com a avaliação de adequação dos produtos de informação junto àqueles clientes usuários que adquiriram publicações e vídeos da Empresa, sendo, para tanto, enviados 1.107 questionários, com obtenção de 271 respostas aproveitadas. Como resultado, constatou-se que os produtos de informação editados pela EMBRAPA são percebidos, pelos empregados, com maior grau de adequação aos técnicos/extensionistas e aos profissionais da área de pesquisa e ensino do que aos demais usuários, havendo, para estes últimos, algumas deficiências quanto ao formato e linguagem daqueles produtos. Ficou caracterizada a necessidade de criar novas estratégias de disponibilização e distribuição dos produtos. Os dados apontam para uma deficiência no relacionamento da EMBRAPA com o público, cujo nível de escolaridade é mais baixo. Essas constatações evidenciam a necessidade de elaboração de produtos de informação com uma linguagem simples, objetiva e passível de ser assimilada por indivíduos com nível de instrução mais baixo. O trabalho conclui que o processo editorial da EMBRAPA requer algumas melhorias, visando otimizar a geração, edição e disponibilização de seus produtos de informação, tornando-os mais adequados à realidade tecnológica, socioeconômica, política e cultural dos seus diversos públicos, condição necessária para a transferência de tecnologia aos usuários. 653 $adisponibilização da informação 653 $agestão da informação 653 $aTransferência de informação
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
![](/consulta/web/img/deny.png) | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Instrumentação. Para informações adicionais entre em contato com cnpdia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Instrumentação. |
Data corrente: |
11/06/2007 |
Data da última atualização: |
11/06/2007 |
Autoria: |
NEVES, E. A.; BARRIQUELLO, M. F.; MILORI, D. M. B. P.; MARTIN NETO, L. |
Título: |
Fluorescence spectroscopy of a humic acid-like polymer. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
In: FRIMMEL, F. H.; ABBT-BRAUN, G. (Ed.). MEETING OF THE INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 13TH ., 2006, Karlsruhe. Humic substances - Linking structure to functions. Proceedings... [S. l.]: IHSS, 2006. p. 249-252. |
Idioma: |
Inglês |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00584naa a2200145 a 4500 001 1030432 005 2007-06-11 008 2006 bl --- 0-- u #d 100 1 $aNEVES, E. A. 245 $aFluorescence spectroscopy of a humic acid-like polymer. 260 $c2006 700 1 $aBARRIQUELLO, M. F. 700 1 $aMILORI, D. M. B. P. 700 1 $aMARTIN NETO, L. 773 $tIn: FRIMMEL, F. H.; ABBT-BRAUN, G. (Ed.). MEETING OF THE INTERNATIONAL HUMIC SUBSTANCES SOCIETY, 13TH ., 2006, Karlsruhe. Humic substances - Linking structure to functions. Proceedings... [S. l.]: IHSS, 2006. p. 249-252.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Instrumentação (CNPDIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|