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Registros recuperados : 11 | |
10. | | NASCIMENTO, L. L. do; RUFINO, C. F. G.; PICHELLI, K. R.; MILLÉO FILHO, S. Seminários itinerantes sobre comunicação e agronegócio: contribuição para a melhoria da cobertura jornalística sobre o meio rural no Paraná. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 32., 2009, Curitiba. Comunicação, educação e cultura na era digital: anais. São Paulo: INTERCOM, 2009. DT 6-CC, Trab. 2486-1. 1 CD-ROM. Organizado por Marialva Carlos Barbosa, Maria do Carmo Silva Barbosa e André Tezza. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
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Registros recuperados : 11 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/09/2014 |
Data da última atualização: |
31/05/2017 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
NASCIMENTO, L. L. do. |
Afiliação: |
LEBNA LANDGRAF DO NASCIMENTO, CNPSO. |
Título: |
Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
2014. |
Páginas: |
163 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo, São Paulo. |
Conteúdo: |
A sociedade contemporânea vivencia processos de comunicação mediados pelas plataformas digitais em nível local e global que alteraram profundamente as relações entre os diversos atores sociais. Após o surgimento da internet, os processos de comunicação deixam de privilegiar os modelos lineares de disseminação de informação para ressaltar os processos de comunicação multidirecionais e interativos. Neste contexto, as redes sociais digitais tornaram-se poderosos canais de comunicação no Brasil. A partir deste novo comportamento comunicacional, o objetivo desta pesquisa é compreender quais são os processos e as práticas de comunicação nas redes sociais digitais de cinco empresas públicas da esfera federal. Foi realizado um estudo empírico composto de análise de conteúdo sobre as mensagens institucionais e dos cidadãos nas fanpages das empresas da amostra e cinco entrevistas com os coordenadores de comunicação e com os responsáveis pelas redes sociais digitais destas empresas públicas. A partir dos resultados obtidos na análise dos dados, pode-se afirmar que as redes sociais digitais são relevantes canais de relacionamento entre as empresas públicas e os cidadãos porque facilitam o acesso às informações de interesse coletivo, com agilidade e baixo custo; incrementam a prestação de contas sobre as ações institucionais; possibilitam que as empresas públicas entendam as demandas que são explicitadas livremente pelos cidadãos e ainda incentivam os processos dialógicos e participativos. As empresas públicas, em sua maioria, buscam valorizar os processos dialógicos com os cidadãos para solucionar problemas imediatos ou debater temas de interesse coletivo. Ainda assim, o setor público carece de mecanismos para compreender as demandas dos cidadãos que surgem nas redes digitais e para utilizá-las na melhoria dos processos de comunicação e de gestão institucional. MenosA sociedade contemporânea vivencia processos de comunicação mediados pelas plataformas digitais em nível local e global que alteraram profundamente as relações entre os diversos atores sociais. Após o surgimento da internet, os processos de comunicação deixam de privilegiar os modelos lineares de disseminação de informação para ressaltar os processos de comunicação multidirecionais e interativos. Neste contexto, as redes sociais digitais tornaram-se poderosos canais de comunicação no Brasil. A partir deste novo comportamento comunicacional, o objetivo desta pesquisa é compreender quais são os processos e as práticas de comunicação nas redes sociais digitais de cinco empresas públicas da esfera federal. Foi realizado um estudo empírico composto de análise de conteúdo sobre as mensagens institucionais e dos cidadãos nas fanpages das empresas da amostra e cinco entrevistas com os coordenadores de comunicação e com os responsáveis pelas redes sociais digitais destas empresas públicas. A partir dos resultados obtidos na análise dos dados, pode-se afirmar que as redes sociais digitais são relevantes canais de relacionamento entre as empresas públicas e os cidadãos porque facilitam o acesso às informações de interesse coletivo, com agilidade e baixo custo; incrementam a prestação de contas sobre as ações institucionais; possibilitam que as empresas públicas entendam as demandas que são explicitadas livremente pelos cidadãos e ainda incentivam os processos dialógicos e participativo... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Redes sociais digitais. |
Thesagro: |
Comunicação de massa; Relações públicas. |
Thesaurus NAL: |
Mass media. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/107693/1/Lebna-Landgraf-do-Nascimento-1.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
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