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261. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | HESS, A. F.; MINATTI, M.; LIESENBERG, V.; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; COSTA, E. A. Brazilian pine diameter at breast height and growth in mixed Ombrophilous forest in Southern Brazil. Australian Journal of Crop Science, v. 12, n. 5, p. 770-777, May 2018. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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263. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MELO, M. R. de; MENOLLI JÚNIOR, N.; PACCOLA-MEIRELLES, L. D.; MATTOS, P. P. de; ISHIKAWA, N. K. Crescimento micelial dos cogumelos comestíveis Lentinus strigosus e Polyporus tenuiculus em serragens de noves espécies arbóreas. In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 55.; REUNIÃO REGIONAL DE BOTÂNICOS DE MG, BA E ES, 26., 2004, Viçosa. Conservação, bioprospecção e biotecnologia:[resumos]. Viçosa: Sociedade Botânica do Brasil: Universidade Federal Viçosa, 2004. CD ROM. Resumo. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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265. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | DOMENE, V. D.; MATTOS, P. P. de; LIMA, K. C.; PAREYN, F. G. C.; ALVAREZ, I. A. Crescimento diamétrico de jurema-preta (Mimosa tenuiflora). In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 9., 2010, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2010. 1 CD-ROM. (Embrapa Florestas. Documentos, 198). EVINCI. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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266. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FRITZSONS, E.; MATTOS, P. P. de; AGUIAR, A. V. de; BRAZ, E. M.; GRABIAS, J.; FERRAZ, M. Crescimento da Grevillea robusta em diferentes sítios edafoclimáticos no Estado do Paraná. Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 42, n. 103, p. 383-392, set. 2014. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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269. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BRAZ, E. M.; PASSOS, C.; OLIVEIRA, L. C.; OLIVEIRA, M. V. N. d'; MATTOS, P. P. de. Management of precision: a new step aiming at tropical natural forest sustainability. In: IUFRO World Congress, 22., 2005, Brisbane. Forests in the balance: linking tradition and technology: program & abstracts. [Vienna]: IUFRO, 2005. 1 CD-ROM. Também publicado no The International Forestry Review, Oxford, v. 7, n. 5, p. 180, Aug. 2005. Resumo. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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272. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | DOMENE, V. D.; SANTOS, A. T. dos; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; MELLO, A. A. Estimativa de volume em madeira de Schinus terebinthifolius para a região do baixo São Francisco, Brasil. In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO SOBRE MANEJO FLORESTAL, 5., 2011, Santa Maria. Sustentabilidade florestal: [anais]. Santa Maria: UFSM, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, 2011, p. 709-715. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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273. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | SANTOS, A. T. dos; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; MACHADO, S. do A.; FREITAS, J. V. de. Estrutura diamétrica de Bauhinia forficata, Commiphora leptophloeos, Croton sonderianus e Pityrocarpa moniliformis no bioma Caatinga. In: CONFERÊNCIA IUFRO 2023 AMÉRICA LATINA, 2023, Curitiba. Anais... Colombo: Embrapa Florestas, 2023. p. 118. (Embrapa Florestas. Eventos técnicos & científicos, 2). Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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274. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | OLIVEIRA, M. F.; MATTOS, P. P. de; GARRASTAZU, M. C.; BRAZ, E. M.; ROSOT, N. C.; BASSO, R. O. Determinação de intensidades amostrais para a estimativa da distribuição diamétrica das espécies Qualea albiflora e Goupia glabra de Sinop - MT. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE INVENTÁRIO FLORESTAL, 2., 2013, Curitiba. Anais. Brasília, DF: Serviço Florestal Brasileiro, 2013. p. 51. Resumo. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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278. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CURTO, R. de A. C.; MATTOS, P. P. de; BRAZ, E. M.; PELLICO NETTO, S.; ZACHOW, R. Density of Araucaria angustifolia wood from overstocked stand. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 36, n. 85, p. 51-59, jan./mar. 2016. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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279. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BRAZ, E. M.; BASSO, R. O.; CURTO, R. De A.; MATTOS, P. P. de; SILVA, J. P. Densidade ótima de estradas para a exploração em plano de manejo florestal. In: SEMINÁRIO DE COLHEITA E TRANSPORTE DE MADEIRA, 18., 2018, Ribeirão Preto. Anais. Brasília, DF: Embrapa; Colombo: Embrapa Florestas, 2018. p. 45-49. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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280. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | ROSOT, M. A. D.; OLIVEIRA, Y. M. M. de; RIVERA, H.; CRUZ, P.; MATTOS, P. P. de. Dasarrollo de un modelo de plan de manejo para áreas protegidas en bosques con araucaria en el sur de Brasil. In: CONGRESO LATINOAMERICANO IUFRO, 2., 2006, La Serena. Bosques: la creciente importancia de sus funciones ambientales, sociales y económicas. [Santiago]: INFOR, 2006. p. 111 Resumo. IUFROLAT 2006. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 417 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
09/08/2007 |
Data da última atualização: |
17/07/2014 |
Tipo da produção científica: |
Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento |
Autoria: |
RACHWAL, M. F. G.; MAZZA, M. C. M.; MAZZA, C. A. da S.; MATTOS, P. P. de. |
Título: |
Diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas. MenosO Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Diagnóstico ambiental. |
Thesagro: |
Conservação; Educação Ambiental; Natureza; Produção. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPF-2009-09/41569/1/BPD27_CD.pdf
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Marc: |
LEADER 02556nam a2200229 a 4500 001 1313667 005 2014-07-17 008 2006 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aRACHWAL, M. F. G. 245 $aDiagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. 260 $aColombo: Embrapa Florestas$c2006 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Florestas. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 27). 520 $aO Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas. 650 $aConservação 650 $aEducação Ambiental 650 $aNatureza 650 $aProdução 653 $aDiagnóstico ambiental 700 1 $aMAZZA, M. C. M. 700 1 $aMAZZA, C. A. da S. 700 1 $aMATTOS, P. P. de
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