|
|
Registros recuperados : 36 | |
13. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BENDAHAM, A. B.; VEIGA, J. B. da; BITTENCOURT, P. C. S.; MARTINS, P. F. da S. Estudo do complexo solo-pastagem em propriedades leiteiras da microrregião de Castanhal, Estado do Pará. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM SOIL FUNCTIONING UNDER PASTURES IN INTERTROPICAL AREAS, 2000, Brasília, DF. Extended abstracts. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados: IRD, 2000. Não paginado. Cópia de CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
14. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BRITO, L. A. de; FARIAS, S. K. P.; MARTINS, P. F. da S.; VEIGA, J. B. Efeitos de gramíneas forrageiras sobre a porosidade do solo em Uruará (Transamazônica), Pará. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM SOIL FUNCTIONING UNDER PASTURES IN INTERTROPICAL AREAS, 2000, Brasília, DF. Extended abstracts. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados: IRD, 2000. Não paginado. Cópia de CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
15. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MARTINS, P. F. da S; FARIAS, S. K. P.; VEIGA, J. B. da. O componente solo na sustentabilidade das pastagens em Uruará, Transamazônica, Pará. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM SOIL FUNCTIONING UNDER PASTURES IN INTERTROPICAL AREAS, 2000, Brasília, DF. Extended abstracts. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados: Institut de Recherche pour le Development, 2000. Cópia de trabalho editado em CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pagina.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
16. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MULLER, M. M. L.; GUIMARÃES, M. de F.; DESJARDINS, T.; MARTINS, P. F. da S. Degradação de pastagens na Região Amazônica: propriedades físicas do solo e crescimento de raízes. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 36, n. 11, p. 1409-1418, nov. 2001 Título em inglês: Pasture degradation in the Amazon region: soil physical properties and root growth. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
18. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FRAZAO, D. A. C.; MARTINS, P. F. da S.; GENU, P. J. de C. Resposta a aplicação de fosfato da Flórida em Latossolo Amarelo do município de Capitão-Poço, estado do Pará. In: SIMPÓSIO DO TRÓPICO ÚMIDO, 1., 1984, Belém, PA. Resumos. Belém, PA: EMBRAPA-CPATU, 1984. p. 45-46. (EMBRAPA-CPATU. Documentos, 31). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
19. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FRAZAO, D. A. C.; MARTINS, P. F. da S.; GENU, P. J. de C. Resposta a aplicação de fosfato da Florida em Latossolo Amarelo do município de Capitão Poço, Estado do Pará. In: SIMPÓSIO DO TRÓPICO ÚMIDO, 1., 1984, Belém, PA. Anais. Belém, PA: EMBRAPA-CPATU, 1986. v. 1, p. 236-244. (EMBRAPA-CPATU. Documentos, 36). Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
20. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | MARTINS, P. F. da S.; LEOPOLDINO, A. L. M.; VEIGA, J. B. Relações solo-pastagem em Uruará, Transamazônica, Pará. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM SOIL FUNCTIONING UNDER PASTURES IN INTERTROPICAL AREAS, 2000, Brasília, DF. Extended abstracts. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados: Institut de Recherche pour le Development, 2000. Cópia de trabalho editado em CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
| ![Visualizar detalhes do registro](/consulta/web/img/visualizar.png) ![Acesso ao objeto digital](/consulta/web/img/pdf.png) ![Imprime registro no formato completo](/consulta/web/img/print.png) |
Registros recuperados : 36 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/03/2024 |
Data da última atualização: |
19/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 4 |
Autoria: |
MARTINS, P. F.; ARAÚJO, F. R. de; BOMFIM, F. R.; SILVA, A. F.; BARBOSA, A. C. F.; COCOZZA, F. del M. |
Afiliação: |
PELUZIO FERREIRA MARTINS, Doutorando da Universidade Regional do Cariri - URCA; FREDSON RODRIGUES DE ARAUJO, Doutorando do Instituto Federal da Bahia - IFBA; FELIPE RODRIGUES BOMFIM, UNEB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; ANNA CHRISTINA FREIRE BARBOSA, UNEB; FABIO DEL MONTE COCOZZA, UNEB. |
Título: |
Educação do campo e geografia: diálogos com a agroecologia. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Observatorio de La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 2, p. 1-16, 2024. |
ISSN: |
1696-8352 |
DOI: |
10.55905/oelv22n2-236 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. MenosEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na re... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Desenvolvimento Territorial; Educação do campo; Espaço rural; Interdisciplinaridade. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agroecology; Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162992/1/Educacao-do-campo-e-geografia-dialogos-com-a-agroecologia-2024.pdf
|
Marc: |
LEADER 02465naa a2200301 a 4500 001 2162992 005 2024-03-19 008 2024 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1696-8352 024 7 $a10.55905/oelv22n2-236$2DOI 100 1 $aMARTINS, P. F. 245 $aEducação do campo e geografia$bdiálogos com a agroecologia.$h[electronic resource] 260 $c2024 520 $aEste trabalho de caráter interdisciplinar traz uma abordagem das temáticas de Educação do Campo, Geografia e Agroecologia, fruto de um evento do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), denominado Mesa Redonda Educação do Campo e Geografia: diálogos com a Agroecologia, organizado por dois Doutorandos do curso de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia (PPGADT-UNEB), em parceria com o Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) sob orientação de docentes do programa, com a participação de estudantes, professores e convidados da comunidade externa. O objetivo principal desse artigo é apresentar os resultados e discussões do evento realizado por meio da interdisciplinaridade entre os temas abordados e suas possibilidades no campo prático. Utilizou-se como referenciais teóricos da Educação do Campo, os estudos de (CALDART, 2012; REIS, 2010, SILVA, 2015) da Geografia (ALMEIDA,1991; ALMEIDA, 2022; KAERCHER, 2014; MARTINS, 2016 e 2018) e do campo da Agroecologia (ALTIERE, 1989; PETERSEN, 2012; CAPORAL, 2002; PRIMAVESI, 2021). A metodologia adotada nesse trabalho está focada em um relato de experiência, tendo como ponto de partida o evento realizado. Os principais resultados estão destacados na possibilidade efetiva de trabalhar as categorias de forma interdisciplinar, pois a tríade da temática possui como principal característica a visão sistêmica de mundo, pautada na relação contante entre sociedade e natureza. 650 $aAgroecology 650 $aRural development 650 $aDesenvolvimento Rural 653 $aAgroecologia 653 $aDesenvolvimento Territorial 653 $aEducação do campo 653 $aEspaço rural 653 $aInterdisciplinaridade 700 1 $aARAÚJO, F. R. de 700 1 $aBOMFIM, F. R. 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aBARBOSA, A. C. F. 700 1 $aCOCOZZA, F. del M. 773 $tObservatorio de La Economía Latinoamericana$gv. 22, n. 2, p. 1-16, 2024.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|