|
|
Registros recuperados : 52 | |
39. | | SILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de. Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
Registros recuperados : 52 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
08/05/2018 |
Data da última atualização: |
05/09/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
SILVA, M. P. da; MAIO, A. M. D. de. |
Afiliação: |
MARCELO PEREIR DA SILVA, UNESP; ANA MARIA DANTAS DE MAIO, CPPSE. |
Título: |
Linguagem, consumo e felicidade: discurso jornalístico e ambivalência. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical Discourse Analysis, we analyzed two journalistic texts published in Brazil in 2013, which address the relationship between consumption, life, and happiness. Faced with these problematic issues, we put on the spotlight the ambivalence appended to the journalistic discourse on happiness in the context of a culture of consumption, considering the meanings it produces interfere in the social fabric since world convictions are acquired through the discourse, which constitutes and molds the world in meanings. |
Palavras-Chave: |
Análise Crítica de Discurso; Critical Discourse Analysis; Journalism. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/182021/1/2018-Linguagem-consumo-e-felicidade-discurso-jornalistico-e-ambivalencia-CMC.pdf
|
Marc: |
LEADER 01840naa a2200169 a 4500 001 2091248 005 2018-09-05 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSILVA, M. P. da 245 $aLinguagem, consumo e felicidade$bdiscurso jornalístico e ambivalência.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aA discussão em torno do consumo, do consumismo e do discurso da felicidade enleia-se à sociedade contemporânea. Fundamentados na Análise Crítica de Discurso, analisamos dois textos jornalísticos publicados no Brasil, em 2013, que tratam da relação entre consumo, vida e felicidade. Diante dessas problemáticas, colocamos na ribalta a ambivalência apensa ao discurso jornalístico sobre a felicidade no contexto de uma cultura de consumo, considerando que os sentidos que produz interferem no tecido social, pois as crenças sobre o mundo se adquirem por meio do discurso, o qual constitui e constrói o mundo em significados. The discussion about consumption, consumerism, and the discourse of happiness is associated with contemporary society. Based on Critical Discourse Analysis, we analyzed two journalistic texts published in Brazil in 2013, which address the relationship between consumption, life, and happiness. Faced with these problematic issues, we put on the spotlight the ambivalence appended to the journalistic discourse on happiness in the context of a culture of consumption, considering the meanings it produces interfere in the social fabric since world convictions are acquired through the discourse, which constitutes and molds the world in meanings. 653 $aAnálise Crítica de Discurso 653 $aCritical Discourse Analysis 653 $aJournalism 700 1 $aMAIO, A. M. D. de 773 $tComunicação, Mídia e Consumo, São Paulo$gv. 15, n. 42, p. 182-203, jan./abr., 2018.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|