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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
14/01/2014 |
Data da última atualização: |
20/10/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; AZEVEDO, C. M. B. C. de; KATO, O. R.; MATOS, G. B. de; SHIMIZU, M. K.; ROFFÉ, A. C. M.; FERREIRA, J. H. O. |
Afiliação: |
LUCILDA MARIA SOUSA DE MATOS, CPATU; Josiele Pantoja de ANDRADE, UFRA; CELIA MARIA BRAGA C DE AZEVEDO, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; GRIMOALDO BANDEIRA DE MATOS, CPATU; MAURICIO KADOOKA SHIMIZU, CPATU; ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU; Josie Helen Oliveira FERREIRA, Fundação Amazônia Paraense. |
Título: |
A prática pedagógica na construção do conhecimento agroflorestal em comunidades rurais, Igarapé-Açu, Pará. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais. Ilhéus: SBSAF, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social em que estão inseridos, cumprindo seu papel na formação de uma sociedade mais sustentável. MenosOs novos paradigmas pedagógicos que estão surgindo, principalmente aqueles que entendem a aprendizagem como sendo um sistema de práticas participativas e continuadas de ensino, pode ser entendido como novo método de inserção de alunos e professores no contexto da agroecologia, na disseminação do conhecimento agroflorestal e educação ambiental. Nesse sentido, a Embrapa Amazônia Oriental, por meio do Projeto Tipitamba, e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação - SEMED, a Secretaria de Municipal de Agricultura-SEMAGRI do município de Igarapé-Açu, vêm promovendo ações como: instalação de minibiblioteca, realização da feira de cultura e ciências e aula prática, com o objetivo de conscientizar alunos da Escola Municipal Manoel de Oliveira sobre a importância da preservação e manutenção do meio ambiente visando promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Para socializar e avaliar as experiências desenvolvidas, promoveu-se ações conjuntas com professores e alunos, com o objetivo de proporcionar, por meio de atividades educacionais, uma mudança de comportamentos e hábitos relacionados à preservação do meio ambiente. Nessa lógica, o projeto apresenta indicações de práticas alternativas que possibilitam a preservação dos sistemas produtivos da agricultura familiar com vistas ao uso sustentado da terra e melhoria de vida dos agricultores da Amazônia. Professores e alunos puderam ser vistos como agentes transformadores do meio social... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Disseminação agroflorestal; Educação do campo; Igarapé-Açu; Prática agroecológica. |
Thesaurus Nal: |
Amazonia. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/95239/1/113.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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Biblioteca |
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Classificação |
Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
27/08/2019 |
Data da última atualização: |
27/08/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MIRANDA, M. Z. de; TATSCH, P. O.; GUARIENTI, E. M.; BASSOI, M. C.; SÓ E SILVA, M.; SOARES SOBRINHO, J.; MACIEL, J. L. N.; FRONZA, V.; SCHEEREN, P. L. |
Afiliação: |
MARTHA ZAVARIZ DE MIRANDA, CNPT; PIHETRA OLIVEIRA TATSCH, CNPT; ELIANA MARIA GUARIENTI, CNPT; MANOEL CARLOS BASSOI, CNPSO; MARCIO SÓ E SILVA; JOAQUIM SOARES SOBRINHO, CNPT; JOAO LEODATO NUNES MACIEL, CNPT; VANOLI FRONZA, CNPT; PEDRO LUIZ SCHEEREN, CNPT. |
Título: |
Relationship between rapid flour check method and traditional analyses for wheat gluten quality evaluation to brazilian wheat genotypes: a preliminary study. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: INTERNATIONAL WHEAT CONGRESS, 1., 2019, Saskatoon, SK, Canada. Abstracts, proceedings, poster presentations... Saskatoon: University of Saskatchewan, 2019. Trab. 020301. |
Páginas: |
p. 225. |
Idioma: |
Inglês |
Thesagro: |
Farinha de Trigo; Glúten; Seleção Fenótipa. |
Thesaurus NAL: |
Phenotype; Wheat flour; Wheat gluten. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/201322/1/ID44662-2019IWCposterp225.pdf
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Marc: |
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Embrapa Soja (CNPSO) |
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