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Registros recuperados : 12.594 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Para informações adicionais entre em contato com cenargen.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical; Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
06/08/2002 |
Data da última atualização: |
09/07/2019 |
Autoria: |
AVIDOS, M. F. D. |
Título: |
Alimentos transgênicos: discurso e polêmica: análise do discurso da mídia sobre os produtos transgênicos. |
Ano de publicação: |
2002 |
Fonte/Imprenta: |
2002. 115 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertacao (Mestrado em Comunicacao) - Curso de Pos-graduacao em Comunicacao Social, Universidade de Brasilia, Brasilia. |
Conteúdo: |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre os organismos tansgênicos (geneticamente modificados). A partir da análise de matérias veiculadas em um veículo de comunicação de grande circulação (Jornal "FOLHA DE SAO PAULO" no período de um ano -junho de 2000 a junho de 2001), o projeto pretende mostrar a retórica da persuasão utilizada pela midia e. de que forma pode influenciar, positiva ou negativamente, a opinião pública. O período de um ano foi escolhido por conter um numero representativo de matérias para análise, especialmente por ter sido um ano muito rico em termos de divulgação dos produtos transgênicos. Em um país como o Brasil, em que a educação formal tem se descuidado do ensino de ciências, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização científica. A mídia é o único caminho capaz de levar o cidadão comum ao conhecimento das novas descobertas da ciência. E a mídia é efetivamente a principal arena de batalha na guerra discursiva suscitada pelos produtos transgènicos Por isso, foi o objeto escolhido para análise nessa tese. Os transgênicos foram recebidos pela sociedade em um ambiente de caos e desinformação. Um dos motivos que justificam a confusão causada pela entrada desses produtos no contexto social foi a falta de discussão prévia sobre seus benefícios e possíveis riscos. De um dia para o outro, o consumidor percebeu atônito que os alimentos geneticamente modificados haviam saído diretamente das páginas dos jornais para as prateleiras dos supermercados. Além disso. o consumidor ficou perdido entre o discurso alarmista das ONG's de defesa do consumidor e de preservação ambiental, que coloca os transgênicos praticamente como as próximas bombas nucleares; e o das empresas de biotecnologia, que anunciam esses produtos como os novos 11 messias" da pós-modernidade, capazes de acabar com a fome mundial. Em quem acreditar? A análise de discurso foi a metodologia selecionada porque possibilita observar a interação entre diversos campos do conhecimento. como a linguistica, a ideologia e a psicologia, entre outras. As malhas discursivas permitem identificar o movimento de sentidos e sujeitos, influenciados pela ideologia e o contexto sócio-histórico. No caso dos transgênicos, nota-se uma forte recorrència ao interdiscurso, porque as matérias veiculadas na mídia já compõem unia memória polêmica discursiva.
Polêmica que está longe de acabar pois a questão ainda não está definida e aguarda decisão judicial do STJ. É preciso cada vez mais trazer esse debate para a luz da razão, e desenvolve-lo junto à sociedade. Pois a sociedade contemporànea não aceita mais a ciência como um saber autodeterminado. Os sujeitos pós-modernos querem conhecer e opinar sobre o que é pesquisado. Por isso, essa tese se propôs a abordar essa questão tão polêmica nos dias de hoje, analisando o discurso utilizado pela mídia e mostrando de que forma pode influenciar a opinião pública acerca das novas tecnologias e da ciência. de forma geral. As matérias analisadas foram divididas em quatro categorias: editoriais, informativas, opinativas e um bloco de matérias sobre o Fórum Social Mundial; e permitiram identificar que a aversão da sociedade aos alimentos transgênicos e mais um reflexo da incerteza que domina a pós-modernidade. MenosEsta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso da mídia sobre os organismos tansgênicos (geneticamente modificados). A partir da análise de matérias veiculadas em um veículo de comunicação de grande circulação (Jornal "FOLHA DE SAO PAULO" no período de um ano -junho de 2000 a junho de 2001), o projeto pretende mostrar a retórica da persuasão utilizada pela midia e. de que forma pode influenciar, positiva ou negativamente, a opinião pública. O período de um ano foi escolhido por conter um numero representativo de matérias para análise, especialmente por ter sido um ano muito rico em termos de divulgação dos produtos transgênicos. Em um país como o Brasil, em que a educação formal tem se descuidado do ensino de ciências, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental no processo de alfabetização científica. A mídia é o único caminho capaz de levar o cidadão comum ao conhecimento das novas descobertas da ciência. E a mídia é efetivamente a principal arena de batalha na guerra discursiva suscitada pelos produtos transgènicos Por isso, foi o objeto escolhido para análise nessa tese. Os transgênicos foram recebidos pela sociedade em um ambiente de caos e desinformação. Um dos motivos que justificam a confusão causada pela entrada desses produtos no contexto social foi a falta de discussão prévia sobre seus benefícios e possíveis riscos. De um dia para o outro, o consumidor percebeu atônito que os alimentos geneticamente modificados haviam saído diretamente das págin... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Alimentos transgënicos_ biosse- tira riça; Análise do discurso; debate mídiatico; GMO; guerra discursiva; Newspapers; Organismos geneticamente modificados; Transgênicos; Transgenics. |
Thesagro: |
Biossegurança; Biotecnologia. |
Thesaurus NAL: |
biosafety; biotechnology; mass media. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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