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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Semiárido. Para informações adicionais entre em contato com cpatsa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/01/2020 |
Data da última atualização: |
28/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, H. J. da. |
Afiliação: |
HENÁGIO JOSÉ DA SILVA. |
Título: |
Proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em ciências ambientais com uso de aplicativo. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
2019. |
Páginas: |
129 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido. |
Conteúdo: |
Os brejos de exposição são áreas de exceção dentro do semiárido brasileiro que ficam expostos aos fluxos de ar úmido que ascendem em maciços residuais, espalhando-se pelos espaços geográficos com déficit hídrico. Essas áreas possuem grande relevância no contexto do semiárido, principalmente por apresentarem maiores suportes hídricos que as áreas circunvizinhas. Porém, algumas delas encontram-se em elevados níveis de degradação. Dentro dessa temática, o trabalho teve como objetivo favorecer a proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino - aprendizagem em Ciências Ambientais com uso de aplicativo para smartphones. O aplicativo - App Brejo de Exposição foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos, com subtemas relacionados à temática principal da dissertação. Consiste em uma plataforma digital com dez ícones na tela inicial para navegação e aprendizado sobre temas relacionados ao brejo, como o solo, vegetação, relevo e clima presente, fontes de água, impactos e cuidados ambientais. O aplicativo - App foi utilizado nas turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, situada no município de Brejo da Madre de Deus - PE. Antes do uso do aplicativo, foi solicitada a elaboração de mapas conceituais para verificar seus conhecimentos prévios. Após estudo dos subtemas presentes nos ícones do aplicativo App, foram propostas atividades problematizadoras no próprio aplicativo App. Em seguida, elaborou-se novos mapas conceituais com os mesmos estudantes, com os conhecimentos adquiridos somados aos conhecimentos prévios. Verificou-se que, por meio da utilização do aplicativo - App Brejo de Exposição, os estudantes desenvolveram suas aprendizagens, realizaram ações colaborativas e ampliaram o uso das tecnologias móveis nos espaços formais de aprendizagem. Concluímos que o uso de dispositivos móveis na geração de estudantes nativos digitais torna as aulas mais atrativas, o aprendizado é viabilizado, além de potencializar a sensibilização na perspectiva de se tornarem cidadãos críticos e desenvolverem ações de proteção das condições naturais do brejo de exposição. MenosOs brejos de exposição são áreas de exceção dentro do semiárido brasileiro que ficam expostos aos fluxos de ar úmido que ascendem em maciços residuais, espalhando-se pelos espaços geográficos com déficit hídrico. Essas áreas possuem grande relevância no contexto do semiárido, principalmente por apresentarem maiores suportes hídricos que as áreas circunvizinhas. Porém, algumas delas encontram-se em elevados níveis de degradação. Dentro dessa temática, o trabalho teve como objetivo favorecer a proteção de brejos de exposição e fortalecimento do processo de ensino - aprendizagem em Ciências Ambientais com uso de aplicativo para smartphones. O aplicativo - App Brejo de Exposição foi desenvolvido na plataforma brasileira Fábrica de Aplicativos, com subtemas relacionados à temática principal da dissertação. Consiste em uma plataforma digital com dez ícones na tela inicial para navegação e aprendizado sobre temas relacionados ao brejo, como o solo, vegetação, relevo e clima presente, fontes de água, impactos e cuidados ambientais. O aplicativo - App foi utilizado nas turmas dos 9º anos do Ensino Fundamental II, da Escola Municipal José Inácio Cavalcanti da Silva, situada no município de Brejo da Madre de Deus - PE. Antes do uso do aplicativo, foi solicitada a elaboração de mapas conceituais para verificar seus conhecimentos prévios. Após estudo dos subtemas presentes nos ícones do aplicativo App, foram propostas atividades problematizadoras no próprio aplicativo App. Em seguida, el... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brejo da Madre de Deus; Ciências Ambientais. |
Thesagro: |
Degradação Ambiental; Educação Ambiental; Recurso Hídrico. |
Thesaurus Nal: |
Environmental degradation; Soil degradation. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados. |
Data corrente: |
10/10/2011 |
Data da última atualização: |
11/10/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
LOPES, A. DA S.; BEZERRA, E. T.; RABELLO, F. R.; DIAS, L. E. R.; ROLIM, L. F. L. S.; REIS JUNIOR, F. B. dos; MENDES, I. de C. |
Afiliação: |
ÁLISSON DA SILVA LOPES, UPIS; EUDACI TAVARES BEZERRA, unip; FERNANDA RODRIGUES RABELLO, BOLSISTA FUNAPE; LAYRA EMILY RODRIGUES DIAS, UNB; LUCAS FERREIRA LIMA SOBREIRA ROLIM, CPAC; FABIO BUENO DOS REIS JUNIOR, CPAC; IEDA DE CARVALHO MENDES, CPAC. |
Título: |
Atividade enzimática de um latossolo de cerrado sob sistemas de integração lavoura-pecuária. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. 1 CD-ROM. |
ISSN: |
2175-313X |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Integração lavoura-pecuária. |
Thesagro: |
Solo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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