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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
13/11/2006 |
Data da última atualização: |
13/11/2006 |
Autoria: |
BATISTA, J. de L.; De BORTOLI, S. A.; COSTA, N. P. da. |
Título: |
Efeito do tratamento com vapor quente na mortalidade de mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) e na qualidade pós-colheita de frutos de manga (Mangifera indica L.) cv. Tommy Atkins. |
Ano de publicação: |
2005 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Ciências Agrárias, Belém, n. 43, p. 83-90, jan./jun. 2005. |
ISSN: |
1517-591X |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Com objetivo de verificar a eficiência do uso do vapor quente no controle pós-colheita de mosca-das-frutas (C. capitata) em frutos de manga (M. indica) (cv. Tommy Atkins), foram coletados frutos maduros, infestados artificialmente em laboratório e tratados com vapor a 40 e 50°C por 30, 45, 60 e 90 minutos, analisando-se a eficiência do tratamento na mortalidade de ovos e/ou larvas de C. capitata na qualidade dos frutos. Após colhidos, os frutos foram levados ao laboratório, onde foram infestados com ovos de C. capitata de 24-48 horas após a postura. Depois de 48 horas da infestação, os frutos foram tratados em câmara de vaporização nas temperaturas e tempos de exposição mencionados, sendo procedidas análises quanto à composição química 24 e 72 horas após o tratamento. Os tratamentos foram delineados em arranjo fatorial 2 x 4 (temperatura x tempo de exposição), com 3 repetições para cada tratamento, quando da análise química dos frutos, e com 5, para mortalidade dos insetos, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probalidade. Verificou-se uma mortalidade de 100% das moscas na temperatura de 50°C durante 90 minutos, embora com aceleração no processo de maturação. |
Palavras-Chave: |
Tratamento quarentenário. |
Thesagro: |
Manga; Mosca do Mediterrâneo. |
Thesaurus Nal: |
Tephritidae. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
06/01/2009 |
Data da última atualização: |
11/07/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
SIVIERO, A.; ABREU, L. S. de; LIMA, R. M. B. de; OLIVEIRA, F. C. de. |
Afiliação: |
AMAURI SIVIERO, CPAF-Acre; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; ROBERVAL MONTEIRO BEZERRA DE LIMA, CPAA; FRANCISCO CARLOS DE OLIVEIRA, CTAA. |
Título: |
O consumo de produtos agroecológicos no Acre. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL-SOBER, 46., 2008, Rio Branco. Anais... Rio Branco: SOBER, 2008. 16p. CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O conhecimento da diversidade dos sistemas de produção e do consumidor de produtos agroecológicos é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas de fortalecimento da produção e do consumo. Com parte de tal objetivo os consumidores da feira de agricultores orgânicos de Rio Branco, Acre, foram entrevistados no segundo semestre de 2007. Foram analisados diversos aspectos socioeconômicos e culturais dos entrevistados. Os resultados foram analisados e permitem concluir que o consumidor das feiras de Rio Branco é casado, assíduo, bem informado sobre causas ambientais e sobre a origem dos produtos, apresenta meia idade de ambos os sexos, nível elevado de escolaridade, adquirem os produtos na feira porque acreditam que os alimentos são saudáveis, mais baratos na feira e mantém certa relação com o agricultor e apresentam hábitos diversificados de consumo. A venda direta é o mais importante instrumento econômico dentro do arranjo produtivo de produtos orgânicos em Rio Branco, permitindo garantia de renda ao agricultor eliminando intermediários e garante estabelecimento de relações de confiança, rastreabilidade do produto, via ligação agricultor-consumidor. Os incentivos governamentais no transporte e concessão do ponto de venda privilegiado associados à fidelidade dos consumidores são fatores essenciais de sucesso da feira em dez de existência. Os dados desta pesquisa mostraram que os produtos comercializados não recebem remuneração maior que os convencionais por serem agroecológicos, embora a maioria dos consumidores seja uma elite intelectual e econômica. MenosO crescimento na produção de alimentos agroecológicos no Brasil e no mundo tem sido provocado por fatores chaves como, demanda dos consumidores urbanos e a crescente consciência da sociedade sobre os problemas ambientais decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais, e em especial pelas preocupações dos indivíduos com a saúde. A tendência atual para o produto agroecológico em termos de mercado é de ampliar as vendas e a distribuição deixando de atender somente o mercado de nicho direcionando a produção para diversos mercados. Atualmente os produtos agroecológicos podem ser encontrados tanto em lojas secundárias, feiras livres, supermercados como até podem ser recebidos em cestas a domicilio, ou seja, as vendas podem atingir o mercado de massa. O conhecimento da diversidade dos sistemas de produção e do consumidor de produtos agroecológicos é de fundamental importância para o estabelecimento de políticas públicas de fortalecimento da produção e do consumo. Com parte de tal objetivo os consumidores da feira de agricultores orgânicos de Rio Branco, Acre, foram entrevistados no segundo semestre de 2007. Foram analisados diversos aspectos socioeconômicos e culturais dos entrevistados. Os resultados foram analisados e permitem concluir que o consumidor das feiras de Rio Branco é casado, assíduo, bem informado sobre causas ambientais e sobre a origem dos produtos, apresenta meia idade de ambos os sexos, nível elevado de escolaridade, adquirem os produtos na feira porque acred... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/145254/1/2008AA-003.pdf
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Marc: |
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