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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
03/03/2010 |
Data da última atualização: |
03/03/2010 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TORREZAN, R.; ROCHA, J. E. D.; SILVA, F. T.; JORGE, E. da C. |
Afiliação: |
RENATA TORREZAN, CTAA; JOAO EUGENIO DIAZ ROCHA, CTAA; FERNANDO TEIXEIRA SILVA, CTAA; E. DA. C. JORGE, IFRJ. |
Título: |
Popularização de ciência e tecnologia de alimentos na região sul do Estado do Rio de Janeiro. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 8., 2009, Campinas. Ciência de alimentos no mundo globalizado: novos desafios, novas perspectivas. Campinas: Unicamp, 2009. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Popularização da ciência. |
Thesagro: |
Capacitação; Curso; Tecnologia de Alimento. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
11/12/2013 |
Data da última atualização: |
12/12/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MORAES, A. S.; ALVES, F. V.; JULIANO, R. S.; FIORAVANTI, M. C. S.; LOPES, J. C. dos S.; BARCELLOS, G. P.; ABDO, Y. |
Afiliação: |
ANDRE STEFFENS MORAES, CNPSO; FABIANA VILLA ALVES, CNPGC; RAQUEL SOARES JULIANO, CPAP; MARIA CLORINDA SOARES FIORAVANTI, UFG; JOYCE CAROLINE DOS SANTOS LOPES, UFG; GUILHERME PASCULLI BARCELLOS, Bolsista CNPq; YASMIN ABDO, UCDB. |
Título: |
Percepções de consumidores sobre carne bovina com indicação geográfica de raças locais brasileiras, Campo Grande-MS. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 6.; EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 1., 2013, Corumbá, MS. Desafios e soluções para o Pantanal: resumos. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Foi realizado levantamento com 347 consumidores de carne bovina em 12 estabelecimentos que comercializam carnes em Campo Grande (MS), a fim de identificar sua percepção com relação às carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada como estratégia para conservação de raças locais, como o bovino Pantaneiro e o bovino Curraleiro Pé-Duro, e identificar se estão dispostos a pagar por estes atributos. Os dados foram obtidos por meio de entre vistas verbais utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, subdividido em duas partes, uma referente ao perfil do consumidor e outra sobre seu conhecimento das características de carnes com indicação geográfica e das raças bovinas locais. Constatou-se que a maioria dos consumidores tem pouco conhecimento sobre o que são carnes com indicação geográfica e o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne com IG de raças locais caso essas características sejam um indicador de qualidade e também para incentivar e valorizar um produto local. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto, embora a frequência de consumo vá depender do preço . Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG e m raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua carne ao mercado. MenosFoi realizado levantamento com 347 consumidores de carne bovina em 12 estabelecimentos que comercializam carnes em Campo Grande (MS), a fim de identificar sua percepção com relação às carnes diferenciadas, especialmente identificação geográfica (IG), buscando entender como essa percepção pode ser utilizada como estratégia para conservação de raças locais, como o bovino Pantaneiro e o bovino Curraleiro Pé-Duro, e identificar se estão dispostos a pagar por estes atributos. Os dados foram obtidos por meio de entre vistas verbais utilizando um questionário semiestruturado composto por questões fechadas e abertas, subdividido em duas partes, uma referente ao perfil do consumidor e outra sobre seu conhecimento das características de carnes com indicação geográfica e das raças bovinas locais. Constatou-se que a maioria dos consumidores tem pouco conhecimento sobre o que são carnes com indicação geográfica e o que são raças bovinas locais. Mesmo assim, demonstraram interesse em consumir carne com IG de raças locais caso essas características sejam um indicador de qualidade e também para incentivar e valorizar um produto local. Além disso, estão dispostos a pagar mais por este tipo de produto, embora a frequência de consumo vá depender do preço . Conclui-se que o consumidor valorizou os atributos desse tipo de carne, sendo possível agregar valor em função de tais diferenciais. Desta forma, o uso de IG e m raças locais pode contribuir para a conservação dessas raças ao incorporar sua ... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adding value; Carne bovina; Conservação in situ. |
Thesagro: |
Agregação de Valor; Cerrado. |
Thesaurus NAL: |
beef; in situ conservation; Pantanal. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/93858/1/RE07.pdf
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Marc: |
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