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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/02/2010 |
Data da última atualização: |
18/04/2011 |
Autoria: |
SILVA, D. M. da. |
Afiliação: |
DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL. |
Título: |
Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. |
Conteúdo: |
Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. MenosMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03126nam a2200169 a 4500 001 1632045 005 2011-04-18 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. da 245 $aPesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública$bestudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. 260 $a2009.$c2009 300 $a83 p. 500 $aMonografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 520 $aMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. 653 $aAdaptação 653 $aPesquisa em colaboração 653 $aUniversidade pública
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Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
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Biblioteca |
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Origem |
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Cutter |
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Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
28/04/2004 |
Data da última atualização: |
05/06/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
GOMES, E. A.; JARDIM, S. N.; GUIMARAES, C. T.; SOUZA, I. R. P. de; OLIVEIRA, E. de. |
Afiliação: |
ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; CLAUDIA TEIXEIRA GUIMARAES, CNPMS; ISABEL REGINA PRAZERES DE SOUZA, CNPMS; ELIZABETH DE OLIVEIRA SABATO, CNPMS. |
Título: |
Genetic variability of Brazilian phytoplasma and spiroplasma isolated from maize plants. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 39, n. 1, p. 61-65, jan. 2004. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
ABSTRACT - The objective of this work was to characterize the genetic variability of phytoplasma and Spiroplasma kunkelii isolated from maize plants showing symptoms of stunt collected from different Brazilian geographic regions. A DNA fragment of 500 base pairs (bp) was amplified from the spiralin gene in S. kunkelii and one fragment of 1,200 bp was generated from 16S rDNA gene in phytoplasma. The partial sequences of the spiralin gene showed similarity of 98% among the isolates of S. kunkelii analyzed. These sequences were compared with the sequence of the spiralin gene from other Spiroplasma species deposited in the GenBank, resulting in a similarity varying from 76.9% to 88.1%. The 16S rDNA sequence from the phytoplasma were completely similar within the Brazilian isolates and showed up to 98% of the similarity with sequences already found from other phytoplasmas. A very narrow genetic variability was detected by these gene fragments within phytoplasma and Spiroplasma analyzed. However, other genomic regions with higher polymorphic levels shall be identified in order to better evaluate the genetic diversity within these microorganisms population. RESUMO - O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variabilidade genética de isolados de fitoplasma e de Spiroplasma kunkelii obtidos de plantas de milho, apresentando sintomas de enfezamento, coletados em diferentes regiões do Brasil. Um fragmento de 500 pares de bases (pb) do gene que codifica a espiralina de S. kunkelii foi amplificado e um produto de amplificação de 1.200 pb foi gerado a partir do gene l6S rDNA de fitoplasma. As seqüências parciais do gene da espiralina mostraram similaridade de 98% entre os isolados de S. kunkelii analisados. Essas seqüências foram comparadas com a seqüência do gene da espiralina de outras espécies de Spiroplasma depositadas no GenBank, resultando em similaridade variável entre 76,9% e 88,1 %. As seqüências do gene l6S rDNA dos isolados de fitoplasma foram completamente similares entre todos os isolados brasileiros e apresentaram até 98% de similaridade com seqüências do mesmo gene de outros fitoplasmas já publicadas. Uma variabilidade genética muito estreita foi detectada para esses genes entre os isolados de fitoplasma e Spiroplasma analisados. No entanto, outras regiões genômicas, que apresentem um maior polimorfismo precisam ser identificadas para melhor avaliar a diversidade genética dentro da população desses microrganismos. MenosABSTRACT - The objective of this work was to characterize the genetic variability of phytoplasma and Spiroplasma kunkelii isolated from maize plants showing symptoms of stunt collected from different Brazilian geographic regions. A DNA fragment of 500 base pairs (bp) was amplified from the spiralin gene in S. kunkelii and one fragment of 1,200 bp was generated from 16S rDNA gene in phytoplasma. The partial sequences of the spiralin gene showed similarity of 98% among the isolates of S. kunkelii analyzed. These sequences were compared with the sequence of the spiralin gene from other Spiroplasma species deposited in the GenBank, resulting in a similarity varying from 76.9% to 88.1%. The 16S rDNA sequence from the phytoplasma were completely similar within the Brazilian isolates and showed up to 98% of the similarity with sequences already found from other phytoplasmas. A very narrow genetic variability was detected by these gene fragments within phytoplasma and Spiroplasma analyzed. However, other genomic regions with higher polymorphic levels shall be identified in order to better evaluate the genetic diversity within these microorganisms population. RESUMO - O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variabilidade genética de isolados de fitoplasma e de Spiroplasma kunkelii obtidos de plantas de milho, apresentando sintomas de enfezamento, coletados em diferentes regiões do Brasil. Um fragmento de 500 pares de bases (pb) do gene que codifica a espiralina de S. kunkelii fo... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sequência genética. |
Thesagro: |
Microrganismo; Polimorfismo Genético. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/160710/1/Genetic-variability.pdf
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Marc: |
LEADER 03134naa a2200205 a 4500 001 1486293 005 2018-06-05 008 2004 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGOMES, E. A. 245 $aGenetic variability of Brazilian phytoplasma and spiroplasma isolated from maize plants.$h[electronic resource] 260 $c2004 520 $aABSTRACT - The objective of this work was to characterize the genetic variability of phytoplasma and Spiroplasma kunkelii isolated from maize plants showing symptoms of stunt collected from different Brazilian geographic regions. A DNA fragment of 500 base pairs (bp) was amplified from the spiralin gene in S. kunkelii and one fragment of 1,200 bp was generated from 16S rDNA gene in phytoplasma. The partial sequences of the spiralin gene showed similarity of 98% among the isolates of S. kunkelii analyzed. These sequences were compared with the sequence of the spiralin gene from other Spiroplasma species deposited in the GenBank, resulting in a similarity varying from 76.9% to 88.1%. The 16S rDNA sequence from the phytoplasma were completely similar within the Brazilian isolates and showed up to 98% of the similarity with sequences already found from other phytoplasmas. A very narrow genetic variability was detected by these gene fragments within phytoplasma and Spiroplasma analyzed. However, other genomic regions with higher polymorphic levels shall be identified in order to better evaluate the genetic diversity within these microorganisms population. RESUMO - O objetivo deste trabalho foi caracterizar a variabilidade genética de isolados de fitoplasma e de Spiroplasma kunkelii obtidos de plantas de milho, apresentando sintomas de enfezamento, coletados em diferentes regiões do Brasil. Um fragmento de 500 pares de bases (pb) do gene que codifica a espiralina de S. kunkelii foi amplificado e um produto de amplificação de 1.200 pb foi gerado a partir do gene l6S rDNA de fitoplasma. As seqüências parciais do gene da espiralina mostraram similaridade de 98% entre os isolados de S. kunkelii analisados. Essas seqüências foram comparadas com a seqüência do gene da espiralina de outras espécies de Spiroplasma depositadas no GenBank, resultando em similaridade variável entre 76,9% e 88,1 %. As seqüências do gene l6S rDNA dos isolados de fitoplasma foram completamente similares entre todos os isolados brasileiros e apresentaram até 98% de similaridade com seqüências do mesmo gene de outros fitoplasmas já publicadas. Uma variabilidade genética muito estreita foi detectada para esses genes entre os isolados de fitoplasma e Spiroplasma analisados. No entanto, outras regiões genômicas, que apresentem um maior polimorfismo precisam ser identificadas para melhor avaliar a diversidade genética dentro da população desses microrganismos. 650 $aMicrorganismo 650 $aPolimorfismo Genético 653 $aSequência genética 700 1 $aJARDIM, S. N. 700 1 $aGUIMARAES, C. T. 700 1 $aSOUZA, I. R. P. de 700 1 $aOLIVEIRA, E. de 773 $tPesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília$gv. 39, n. 1, p. 61-65, jan. 2004.
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Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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