|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
03/02/2010 |
Data da última atualização: |
18/04/2011 |
Autoria: |
SILVA, D. M. da. |
Afiliação: |
DIEGO MARQUES DA SILVA, UEL. |
Título: |
Pesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública: estudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
2009. |
Páginas: |
83 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. |
Conteúdo: |
Muitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. MenosMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adaptação; Pesquisa em colaboração; Universidade pública. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 03126nam a2200169 a 4500 001 1632045 005 2011-04-18 008 2009 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, D. M. da 245 $aPesquisa em colaboração, uma prática educativa para a adaptação do estudante à universidade pública$bestudo de caso com alunos do primeiro ano do curso de ciências biológicas da UEL. 260 $a2009.$c2009 300 $a83 p. 500 $aMonografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 520 $aMuitos ingressantes da Universidade Pública apresentam problemas de adaptação a essa instituição, principalmente durante os primeiros anos da trajetória. Nesse sentido, a Pesquisa em Colaboração, que envolve alunos do primeiro ano e facilitadores dos últimos anos de graduação da Universidade Pública, para um objetivo comum de pesquisa acadêmica, pode mostrar-se como uma atividade educativa extraclasse eficaz para a melhor adaptação dos estudantes universitários e, conseqüentemente, garantir suas respectivas permanências e melhores resultados durante o curso. Objetivou-se, portanto, testar a eficácia da Pesquisa em Colaboração envolvendo estudantes do primeiro ano do curso de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina/PR) e facilitadores do quinto ano do mesmo curso, dentre eles o pesquisador. Para a obtenção dos dados utilizou-se da metodologia Pesquisa-ação, que também serviu como objeto metodológico de melhoria da prática de Pesquisa em Colaboração. Para a análise dos dados fez-se o uso da Análise de Conteúdo dos correios eletrônicos trocados pelo grupo da Pesquisa em Colaboração, dos trabalhos escritos elaborados pelos participantes e de Questionários Abertos realizados com os mesmos. Pôde ser observado, então, que os participantes fizeram o uso de conhecimentos e habilidades importantes para a adaptação à Universidade Pública para a superação de dificuldades surgidas durante a Pesquisa em Colaboração. Com a presença dos facilitadores, que orientaram os estudantes na superação dessas dificuldades, os participantes adquiriram conhecimentos e desenvolveram habilidades importantes à adaptação à Universidade Pública, fato comprovado pela evolução dos trabalhos escritos e pelo reconhecimento, por eles, dos ganhos que a atividade proporcionou, como mostraram Questionários Abertos. Entretanto, apesar dos pontos positivos, foi notado que a horizontalidade hierárquica entre os facilitadores e os estudantes do primeiro ano, adotada durante a Pesquisa em Colaboração, prejudicou alguns participantes da atividade. Como conclusão, admite-se que a Pesquisa em Colaboração é uma atividade extraclasse que pode fornecer maior grau de adaptação dos estudantes à Universidade Pública quando realizada nos moldes propostos pelo trabalho, mas diminuindo o grau de horizontalidade hierárquica estabelecido entre os facilitadores e os demais participantes da atividade. 653 $aAdaptação 653 $aPesquisa em colaboração 653 $aUniversidade pública
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Soja. Para informações adicionais entre em contato com valeria.cardoso@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Soja. |
Data corrente: |
04/09/2017 |
Data da última atualização: |
29/09/2017 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
MEYER, M. C.; CAMPOS, H. D.; GODOY, C. V.; UTIAMADA, C. M.; BALARDIN, R. S.; BARROS, V. L. N. P. de; BORGES, E. P.; CARNEIRO, L. C.; CASSETARI NETO, D.; HENNING, A. A.; ITO, M. F.; JACCOUD FILHO, D. de S.; JULIATTI, F. C.; MACHADO, A. Q.; MADALOSSO, M. G.; NUNES JUNIOR, J.; PIMENTA, C. B.; SILVA, L. H. C. P. da; SIQUERI, F. V.; VENANCIO, W. S.; MARTINS, M. C.; SATO, L. N.; SILVA, S. A. da. |
Afiliação: |
MAURICIO CONRADO MEYER, CNPSO; HÉRCULES DINIZ CAMPOS, FESURV; CLAUDIA VIEIRA GODOY, CNPSO; CARLOS MITINORI UTIAMADA, TAGRO; RICARDO SILVEIRA BALARDIN, UFSM; VERA LUCIA NISHIJIMA PAES DE BARROS, APTA; EDSON PEREIRA BORGES, Fundação MS; LUCIA CELESTE CARNEIRO, UFG-GO; DANIEL CASSETARI NETO, UFMT - In memonriam; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; MARGARIDA FUMIKO ITO, IAC; DAVID DE SOUZA JACCOUD FILHO, UPG; FERNANDO CEZAR JULIATTI, UFU; ANDRÉIA QUIXABEIRA MACHADO, UNIVAG; MARCELO GRIPPA MADALOSSO, Instituto Phytus; JOSÉ NUNES JUNIOR, CTPA; CLÁUDIA BARBOSA PIMENTA, Emater-GO; LUIS HENRIQUE CARREGAL PEREIRA DA SILVA, FESURV; FABIANO VITOR SIQUERI, Fundação MT; WILSON STORE VENANCIO, UEPG; MÔNICA CAGNIN MARTINS, Círculo Verde Assessoria; LUIZ NOBUO SATO, TAGRO; SERGIO ABUD DA SILVA, CPAC. |
Título: |
A rede de ensaios de controle de mofo-branco em soja no Brasil. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: JACCOUD FILHO, D. de S.; HENNEBERG, L.; GRABICOSKI, E. M. G. (Ed.). Mofo branco. Ponta Grossa: TODAPALAVRA, 2017. |
Páginas: |
p. 265-293. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Ensaios cooperativos de controle químico de mofo-branco: safras 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015. Discussão e conclusões dos ensaios cooperativos de controle químico de mofo-branco em soja, safras 2009 a 2015. Ensaios cooperativos de controle biológico de mofo-branco safras 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015. Discussão e conclusões dos ensaios cooperativos de controle biológico de mofo-branco em soja, safras 2012 a 2015. |
Thesagro: |
Doença de planta; Doença fúngica; Soja. |
Thesaurus NAL: |
Fungal diseases of plants; Plant diseases and disorders; Soybeans. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
LEADER 01846naa a2200469 a 4500 001 2075005 005 2017-09-29 008 2017 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aMEYER, M. C. 245 $aA rede de ensaios de controle de mofo-branco em soja no Brasil.$h[electronic resource] 260 $c2017 300 $ap. 265-293. 520 $aEnsaios cooperativos de controle químico de mofo-branco: safras 2008/2009, 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015. Discussão e conclusões dos ensaios cooperativos de controle químico de mofo-branco em soja, safras 2009 a 2015. Ensaios cooperativos de controle biológico de mofo-branco safras 2011/2012, 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015. Discussão e conclusões dos ensaios cooperativos de controle biológico de mofo-branco em soja, safras 2012 a 2015. 650 $aFungal diseases of plants 650 $aPlant diseases and disorders 650 $aSoybeans 650 $aDoença de planta 650 $aDoença fúngica 650 $aSoja 700 1 $aCAMPOS, H. D. 700 1 $aGODOY, C. V. 700 1 $aUTIAMADA, C. M. 700 1 $aBALARDIN, R. S. 700 1 $aBARROS, V. L. N. P. de 700 1 $aBORGES, E. P. 700 1 $aCARNEIRO, L. C. 700 1 $aCASSETARI NETO, D. 700 1 $aHENNING, A. A. 700 1 $aITO, M. F. 700 1 $aJACCOUD FILHO, D. de S. 700 1 $aJULIATTI, F. C. 700 1 $aMACHADO, A. Q. 700 1 $aMADALOSSO, M. G. 700 1 $aNUNES JUNIOR, J. 700 1 $aPIMENTA, C. B. 700 1 $aSILVA, L. H. C. P. da 700 1 $aSIQUERI, F. V. 700 1 $aVENANCIO, W. S. 700 1 $aMARTINS, M. C. 700 1 $aSATO, L. N. 700 1 $aSILVA, S. A. da 773 $tIn: JACCOUD FILHO, D. de S.; HENNEBERG, L.; GRABICOSKI, E. M. G. (Ed.). Mofo branco. Ponta Grossa: TODAPALAVRA, 2017.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Soja (CNPSO) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|