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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
04/08/2010 |
Data da última atualização: |
19/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
NICODEMO, M. L. F.; PORFIRIO-DA-SILVA, V.; PEZZOPANE, J. R. M.; SANTOS, P. M.; VINHOLIS, M. de M. B.; BARIONI JUNIOR, W. |
Afiliação: |
MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; VANDERLEY PORFIRIO-DA-SILVA, CNPF; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE. |
Título: |
Desenvolvimento de árvores nativas em sistemas silvipastoril e agrossilvipastoril na região Sudeste |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda - anais. Salvador: SBZ: UFBA, 2010. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este artigo descreve o desenvolvimento de espécies florestais nativas associadas à pastagem (sistema silvipastoril) ou a cultivos agrícolas (sistema agrossilvipastoril) na região Sudeste, em zona de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. As árvores - mutambo (Guazuma ulmifolia); capixingui (Croton floribundus); angico-branco (Anadenanthera colubrina); canafístula (Peltophorum dubium), ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa); jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) e pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) - foram plantadas em faixas com três linhas de arvores, com 15 m de distância entre faixas e espaçamento 2,5 m x 2,5 m entre arvores na faixa. Duas vezes por ano (inicio e final da estação chuvosa) foram medidos altura e diâmetros do colo e à altura do peito (1,3 m) das árvores. O desenvolvimento das árvores foi maior na área de pastagem do que na área agrícola. Mutambo e capixingui destacaram-se durante todo o período experimental, apresentando maiores crescimento em altura e diâmetros aos 23 meses. As espécies de crescimento mais lento foram ipê-felpudo e jequitibá branco. |
Palavras-Chave: |
Espécie florestais nativas; ILPF; Integração lavoura-pecuária-floresta; Sistemas de produção. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE-2010/19359/1/PROCIMLFM2010.00020.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Pecuária Sudeste (CPPSE) |
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Registros recuperados : 157 | |
1. | | HAMMES, V. S. Avaliação simplificada do projeto. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 8, p. 331-333. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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2. | | HAMMES, V. S. Avaliação na educação ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 6, p. 221-224. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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3. | | HAMMES, V. S. Avaliação do compromisso de colaboração global. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 6, p. 225-228. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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4. | | HAMMES, V. S. Atitude proativa. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 5, p. 193-194. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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5. | | HAMMES, V. S. Atividades artísticas. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 7, p. 253-255. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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6. | | HAMMES, V. S. Atores sociais e unidades de educação (agro)ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Construção da proposta pedagógica. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 8, p. 321-323. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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7. | | HAMMES, V. S. Agir: percepção da gestão ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012. 346 p. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 5). Projeto Minibibliotecas.Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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8. | | HAMMES, V. S. Agir: percepção da gestão ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 5, p. 207-210. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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12. | | HAMMES, V. S. Como investigar o ambiente próximo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 239-240. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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13. | | HAMMES, V. S. Como investigar o lixo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 297-298 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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14. | | HAMMES, V. S. Como investigar o solo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 241-242 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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15. | | HAMMES, V. S. Corredores de mata. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Agir: percepção da gestão ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 5, pt. 3, p. 163-167. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 5).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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16. | | HAMMES, V. S. Clima: atmosfera e energia. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 1 , p. 39-42 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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17. | | HAMMES, V. S. Coleta: ordenação e processamento de dados. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 2, p. 165-167. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
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20. | | HAMMES, V. S. (ed.). Construção da proposta pedagógica. 3.ed.rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 1 349 p. il. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 1). Primeira e segunda edições (2002, 2004), publicados com 5 v.Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros |
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