Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pecuária Sudeste.
Data corrente:  04/08/2010
Data da última atualização:  19/12/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  NICODEMO, M. L. F.; PORFIRIO-DA-SILVA, V.; PEZZOPANE, J. R. M.; SANTOS, P. M.; VINHOLIS, M. de M. B.; BARIONI JUNIOR, W.
Afiliação:  MARIA LUIZA FRANCESCHI NICODEMO, CPPSE; VANDERLEY PORFIRIO-DA-SILVA, CNPF; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; PATRICIA MENEZES SANTOS, CPPSE; MARCELA DE MELLO BRANDAO VINHOLIS, CPPSE; WALDOMIRO BARIONI JUNIOR, CPPSE.
Título:  Desenvolvimento de árvores nativas em sistemas silvipastoril e agrossilvipastoril na região Sudeste
Ano de publicação:  2010
Fonte/Imprenta:  In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda - anais. Salvador: SBZ: UFBA, 2010.
Descrição Física:  1 CD-ROM
Idioma:  Português
Conteúdo:  Este artigo descreve o desenvolvimento de espécies florestais nativas associadas à pastagem (sistema silvipastoril) ou a cultivos agrícolas (sistema agrossilvipastoril) na região Sudeste, em zona de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. As árvores - mutambo (Guazuma ulmifolia); capixingui (Croton floribundus); angico-branco (Anadenanthera colubrina); canafístula (Peltophorum dubium), ipê felpudo (Zeyheria tuberculosa); jequitibá-branco (Cariniana estrellensis) e pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha) - foram plantadas em faixas com três linhas de arvores, com 15 m de distância entre faixas e espaçamento 2,5 m x 2,5 m entre arvores na faixa. Duas vezes por ano (inicio e final da estação chuvosa) foram medidos altura e diâmetros do colo e à altura do peito (1,3 m) das árvores. O desenvolvimento das árvores foi maior na área de pastagem do que na área agrícola. Mutambo e capixingui destacaram-se durante todo o período experimental, apresentando maiores crescimento em altura e diâmetros aos 23 meses. As espécies de crescimento mais lento foram ipê-felpudo e jequitibá branco.
Palavras-Chave:  Espécie florestais nativas; ILPF; Integração lavoura-pecuária-floresta; Sistemas de produção.
Categoria do assunto:  A Sistemas de Cultivo
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPPSE-2010/19359/1/PROCIMLFM2010.00020.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pecuária Sudeste (CPPSE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPPSE19359 - 1UPCAA - DDPROCI-2010.00020NIC2010.00020
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 157
Primeira ... 12345678 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Avaliação simplificada do projeto. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 8, p. 331-333. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
2.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Avaliação na educação ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 6, p. 221-224. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
3.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Avaliação do compromisso de colaboração global. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 6, p. 225-228. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
4.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Atitude proativa. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 5, p. 193-194. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
5.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Atividades artísticas. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 7, p. 253-255. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
6.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Atores sociais e unidades de educação (agro)ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Construção da proposta pedagógica. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 8, p. 321-323. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
7.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Agir: percepção da gestão ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa; Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012. 346 p. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v. 5). Projeto Minibibliotecas.
Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
8.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Agir: percepção da gestão ambiental. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 5, p. 207-210. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
9.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (ed.). Agir, percepção da gestão ambiental. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. 130p. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 5).
Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
10.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (Ed.). Agir - percepção da gestão ambiental. São Paulo: Globo, 2004. v.5 280p. il. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 5).
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
11.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (ed.). Agir: percepção da gestão ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012 346 p. il. (Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, v.5 ).
Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
12.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Como investigar o ambiente próximo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 239-240. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
13.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Como investigar o lixo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 297-298 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
14.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Como investigar o solo. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 4 , p. 241-242 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
15.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Corredores de mata. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Agir: percepção da gestão ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 5, pt. 3, p. 163-167. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 5).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
16.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Clima: atmosfera e energia. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Ver: percepção do diagnóstico ambiental. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 3, pt. 1 , p. 39-42 . (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 3).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
17.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. Coleta: ordenação e processamento de dados. In: HAMMES, V. S. (Ed.). Proposta metodológica de Macroeducação. 3. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 2, pt. 2, p. 165-167. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 2).
Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
18.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (ed.). Construção da proposta pedagógica. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2002. v.1 179 p. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 1).
Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
19.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (ed.). Construção da proposta pedagógica. 2.ed. São Paulo: Globo, 2004. v.1 300p. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 1).
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
20.Imagem marcado/desmarcadoHAMMES, V. S. (ed.). Construção da proposta pedagógica. 3.ed.rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 2012. v. 1 349 p. il. (Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, v. 1). Primeira e segunda edições (2002, 2004), publicados com 5 v.
Tipo: Autoria/Organização/Edição de Livros
Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 157
Primeira ... 12345678 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional