Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
28/02/2007 |
Data da última atualização: |
28/02/2007 |
Autoria: |
TOLEDO, G. L.; PROENÇA, M. C. de A.; MELLO JÚNIOR, S. B. de. |
Título: |
Política de preços e diferencial competitivo: um estudo de casos múltiplos na indústria de varejo. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração, São Paulo, v.41, n.3, p.324-338 jul./ago. 2006. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
De todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rapidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias. |
Palavras-Chave: |
comportamento do consumidor; every day low price; high low price; price policy; retail; varejo. |
Thesagro: |
Política de Preço. |
Thesaurus Nal: |
consumer behavior. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01622naa a2200241 a 4500 001 1120522 005 2007-02-28 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aTOLEDO, G. L. 245 $aPolítica de preços e diferencial competitivo$bum estudo de casos múltiplos na indústria de varejo. 260 $c2006 520 $aDe todas as variáveis integrantes do marketing mix, o preço é a que mais rapidamente afeta a competitividade, o volume de vendas, as margens e a lucratividade das empresas varejistas. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm buscado compreender as políticas de preço adotadas na prática. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo exploratório, fundamentado na revisão da literatura, com o propósito de identificar as políticas de preços adotadas por expressivas redes nacionais e estrangeiras atuantes em diferentes setores do comércio varejista: Extra, Makro, Lojas Marisa, Castorama, Saraiva e Siciliano. Constatou-se que a política de preços mais utilizada é a HILO (High Low Price), em razão do fato de o consumidor brasileiro ser muito mais suscetível a promoções do que a uma promessa ou ao compromisso de preços baixos todos os dias. 650 $aconsumer behavior 650 $aPolítica de Preço 653 $acomportamento do consumidor 653 $aevery day low price 653 $ahigh low price 653 $aprice policy 653 $aretail 653 $avarejo 700 1 $aPROENÇA, M. C. de A. 700 1 $aMELLO JÚNIOR, S. B. de 773 $tRevista de Administração, São Paulo$gv.41, n.3, p.324-338 jul./ago. 2006.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|