|
|
Registros recuperados : 5.025 | |
Registros recuperados : 5.025 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
04/02/1999 |
Data da última atualização: |
05/07/2018 |
Autoria: |
FONSECA JUNIOR, W. C. da. |
Afiliação: |
WILSON CORREA DA FONSECA JUNIOR, SDI. |
Título: |
Alo Pantanal: estudo sobre a relacao entre um programa de radio e tres comunidades rurais do municipio de Corumba-MS. |
Ano de publicação: |
1998 |
Fonte/Imprenta: |
Sao Bernardo do Campo: Universidade Metodista de Sao Paulo, 1998. |
Páginas: |
150 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertacao Mestrado. |
Conteúdo: |
Partindo da afirmacao de Edgar Morin que a verdadeira mediacao da cultura de massa e a comunicacao do real com o imaginario, ou seja, proporcionar apoios imaginarios a vida pratica e pontos de apoio pratico a vida imaginaria, o trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo investigar a relacao entre um produto da industria cultural e a sociedade em que esta inserido. Nesse sentido, a programa de radio "Alo Pantanal", produzido pela Radio Difusora Matogrossense, no municipio de Corumba-MS, constitui-se em objeto privilegiado de analise, pois sua principal caracteristica encontra-se na intermediacao de mensagens, cujos emitentes e destinatarios sao oriundos, em sua grande maioria, do meio rural. Para atender a esse objetivo principal, este trabalho foi segmentado em dois objetivos secundarios: a) saber de que forma a sociedade corumbaense encontra-se representada no programa; b) saber quais fatores estao relacionados a insercao desse programa em tres comunidades rurais selecionadas. Os modelos teoricos que orientam este trabalho apoiam-se ainda nas ideias de diversos autores latino-americanos, como Jesus Martin-Barbero, Nestor Garcia Canclini e Guillermo Orozco, que diluem a influencia da industria cultural sobre as pessoas, ao contextualiza-la social e culturalmente. Outra orientacao importante foi obtida na obra do ingles John B. Thompson e refere-se a sua concepcao estrutural de cultura, que permite contemplar o processo envolvido na comunicacao de massa, tanto que termos estruturais, quanto sociais e historicos. No presente estudo foi verificado que, embora os avisos tenham sua origem no meio rural, na realidade eles sao reelaborados no processo de producao do programa. A maior ou menor aceitacao do "Alo Pantanal" nas comunidades selecionadas depende de varios fatores, que vao desde a capacidade tecnica de transmissao da radio ate o discurso do locutor. MenosPartindo da afirmacao de Edgar Morin que a verdadeira mediacao da cultura de massa e a comunicacao do real com o imaginario, ou seja, proporcionar apoios imaginarios a vida pratica e pontos de apoio pratico a vida imaginaria, o trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo investigar a relacao entre um produto da industria cultural e a sociedade em que esta inserido. Nesse sentido, a programa de radio "Alo Pantanal", produzido pela Radio Difusora Matogrossense, no municipio de Corumba-MS, constitui-se em objeto privilegiado de analise, pois sua principal caracteristica encontra-se na intermediacao de mensagens, cujos emitentes e destinatarios sao oriundos, em sua grande maioria, do meio rural. Para atender a esse objetivo principal, este trabalho foi segmentado em dois objetivos secundarios: a) saber de que forma a sociedade corumbaense encontra-se representada no programa; b) saber quais fatores estao relacionados a insercao desse programa em tres comunidades rurais selecionadas. Os modelos teoricos que orientam este trabalho apoiam-se ainda nas ideias de diversos autores latino-americanos, como Jesus Martin-Barbero, Nestor Garcia Canclini e Guillermo Orozco, que diluem a influencia da industria cultural sobre as pessoas, ao contextualiza-la social e culturalmente. Outra orientacao importante foi obtida na obra do ingles John B. Thompson e refere-se a sua concepcao estrutural de cultura, que permite contemplar o processo envolvido na comunicacao de massa, tanto que termo... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Community; Comunicação rural; Comunidade; Rural communication. |
Thesaurus NAL: |
Pantanal. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02496nam a2200193 a 4500 001 1793496 005 2018-07-05 008 1998 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aFONSECA JUNIOR, W. C. da 245 $aAlo Pantanal$bestudo sobre a relacao entre um programa de radio e tres comunidades rurais do municipio de Corumba-MS. 260 $aSao Bernardo do Campo: Universidade Metodista de Sao Paulo$c1998 300 $a150 p. 500 $aDissertacao Mestrado. 520 $aPartindo da afirmacao de Edgar Morin que a verdadeira mediacao da cultura de massa e a comunicacao do real com o imaginario, ou seja, proporcionar apoios imaginarios a vida pratica e pontos de apoio pratico a vida imaginaria, o trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo investigar a relacao entre um produto da industria cultural e a sociedade em que esta inserido. Nesse sentido, a programa de radio "Alo Pantanal", produzido pela Radio Difusora Matogrossense, no municipio de Corumba-MS, constitui-se em objeto privilegiado de analise, pois sua principal caracteristica encontra-se na intermediacao de mensagens, cujos emitentes e destinatarios sao oriundos, em sua grande maioria, do meio rural. Para atender a esse objetivo principal, este trabalho foi segmentado em dois objetivos secundarios: a) saber de que forma a sociedade corumbaense encontra-se representada no programa; b) saber quais fatores estao relacionados a insercao desse programa em tres comunidades rurais selecionadas. Os modelos teoricos que orientam este trabalho apoiam-se ainda nas ideias de diversos autores latino-americanos, como Jesus Martin-Barbero, Nestor Garcia Canclini e Guillermo Orozco, que diluem a influencia da industria cultural sobre as pessoas, ao contextualiza-la social e culturalmente. Outra orientacao importante foi obtida na obra do ingles John B. Thompson e refere-se a sua concepcao estrutural de cultura, que permite contemplar o processo envolvido na comunicacao de massa, tanto que termos estruturais, quanto sociais e historicos. No presente estudo foi verificado que, embora os avisos tenham sua origem no meio rural, na realidade eles sao reelaborados no processo de producao do programa. A maior ou menor aceitacao do "Alo Pantanal" nas comunidades selecionadas depende de varios fatores, que vao desde a capacidade tecnica de transmissao da radio ate o discurso do locutor. 650 $aPantanal 653 $aCommunity 653 $aComunicação rural 653 $aComunidade 653 $aRural communication
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pantanal (CPAP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|