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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
06/07/1993 |
Data da última atualização: |
24/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
RAMAGEM, S. P.; QUIRINO, T. R. |
Afiliação: |
SERGIO PINELA RAMAGEM, EMBRAPA-DRH; TARCIZIO REGO QUIRINO, EMBRAPA-CNPMA. |
Título: |
Formacao de pesquisadores e estÁgio em pesquisa: a experiência na Embrapa. |
Ano de publicação: |
1988 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Difusão de Tecnologia, v.5, n.1/3, p.1-96, jan./dez., 1988. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através da observação constante e prática, aprender conhecimentos e técnicas de um determinado ofício, ocupacao ou profissão. Esta "aprendizagem" tornou-se uma condição sine qua non para que os indivíduos pudessem desempenhar uma determinada ocupacao ou profissão. Neste sentido, esta "aprendizagem" tinha um caráter pessoal, em contraposição ao que se vê comumente nos dias de hoje, isto é, uma aprendizagem que se desenvolve através de um "termo de compromisso" com uma instituição, onde o aprendiz permanece por um determinado período de tempo cumprindo um programa de atividades ou tarefas previamente determinadas. MenosO modelo clássico de formação profissional adotado na grande maioria dos sistemas educacionais preconiza três fases distintas no processo. A primeira fase, ou seja, a de "especialização" e precedida por um período básico, normalmente de dois a três anos, no qual os fundamentos teóricos são adquiridos. A segunda fase e caracterizada pela "imersão" do futuro profissional num conteúdo especializado: aprendizagem de habilidades e conhecimentos mais específicos e de um complexo sistema de valores que orientem o desempenho do exercício profissional. A terceira e última fase e aquela que podemos chamar de fase de "indução". Esta caracteriza-se, em muitas profissões, por um período de aprendizagem, em que se procura expor o indivíduo a situações reais de desempenho, para que possa colocar em pratica os conhecimentos e habilidades adquiridos na escola, sob a orientação/supervisão de profissional qualificado e experiente. Esta ultima fase torna-se crucial em determinadas profissões, pois propicia oportunidades para que o indivíduo possa vivenciar, de maneira direta, os problemas e situações que encontrará fora da escola. Entre processo de "indução", que permite a entrada formal numa ocupação ou profissão, remonta a Idade Media e foi amplamente utilizado nas "guilds" (corporações) europeias. O processo de aprendizagem (aprenticeship system) destas corporações consistia basicamente em colocar um indivíduo, normalmente jovem, junto a um profissional experiente para que pudesse, através d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Avaliação de desempenho; Capacitação técnica; Desenvolvimento humano; Formacao; Human resource; Integração ensino-pesquisa; Pesquisa agropecuária; Researcher; Training. |
Thesagro: |
Pesquisador; Recurso Humano; Treinamento. |
Thesaurus Nal: |
learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209542/1/Formacao-de-pesquisadores-e-estagio-em-pesquisa.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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Volume |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
14/10/2008 |
Data da última atualização: |
19/12/2019 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
TEIXEIRA, W. G.; MACEDO, R. S.; MARTINS, G. C.; ENCINAS, O. C.; VIEIRA, G.; RODRIGUES, M. do R. L. |
Afiliação: |
WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CPAA; R. S. Macedo, Bolsista CPAA; GILVAN COIMBRA MARTINS, CPAA; O. C. Encinas, Bolsista DTI; G. Vieira, Inpa; MARIA DO ROSARIO LOBATO RODRIGUES, CPAA. |
Título: |
Monitoramento da cor dos horizontes superficiais do solo como indicador da recuperação de áreas alteradas na base de operações geólogo Pedro de Moura - Coari - AM. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO NACIONAL [SOBRE] RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 7., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 2008. p. 609-611. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi determinar e interpretar as cores de amostras superficiais do solo em clareiras de diferentes idades e comparar com áreas sob vegetação de floresta primária nas proximidades do rio Urucu, Coari-AM. |
Palavras-Chave: |
Amazonas; Áreas degradadas; Brasil; Coari; Exploração petrolífera; Urucu. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/113469/1/20821.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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