Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Data corrente:  21/06/2005
Data da última atualização:  20/07/2017
Autoria:  MATSUURA, F. C. A. U.; COSTA, J. I. P. da; FOLEGATTI, M. I. da S.
Afiliação:  FERNANDO CÉSAR AKIRA URBANO MATSUURA, EMBRAPA-CNPMF; JANE IARA PEREIRA DA COSTA; MARÍLIA IEDA DA SILVEIRA FOLEGATT.
Título:  Marketing de banana: preferências do consumidor quanto aos atributos de qualidade dos frutos.
Ano de publicação:  2004
Fonte/Imprenta:  Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 26, n. 1, p. 48-52, 2004.
ISBN:  ISSN 0100 29-45
Idioma:  Português
Conteúdo:  O Brasil produz aproximadamente seis milhões de toneladas por ano de banana (Musa spp.), com consumo médio da ordem de 35 kg/ habitante/ ano. A aceitação da banana deve-se, principalmente, a seus aspectos sensoriais, valor nutricional e conveniência. A identificação das necessidades e desejos dos clientes consiste em uma atividade crítica do marketing. O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar as preferências do consumidor de um mercado local (município de Cruz das Almas - Estado da Bahia) considerando os atributos de qualidade dos frutos frescos de banana madura. A metodologia utilizada foi a da pesquisa descritiva por método estatístico. Os dados foram coletados por questionário, na forma de entrevista pessoal com 400 pessoas. Os atributos de qualidade (variáveis) questionados e avaliados foram relacionados com a aparência, cor, textura, aroma, sabor e vida útil esperada dos frutos de banana. De acordo com a preferência dos consumidores entrevistados, o fruto de banana maduro ideal deve apresentar características como: penca contendo 10 e 12 dedos (frutos), dedos de tamanho médio ou grande, diâmetro médio, quina presente, ausência de pintas pretas na casca, cor da polpa amarelo-clara ou média, textura firme, aroma e sabor de intensidade média, mediamente doce e vida útil de 7 a 10 dias em condição ambiente. O sabor, vida útil e aparência dos frutos de banana são considerados os mais importantes atributos na escolha ou compra da banana, segundo os consumidores entrevista... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  cliente; necessidade; sensorial.
Thesagro:  Fruta; Mercado.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/161961/1/2004SP-09-Matsuura-Marketing-6912.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPMF21640 - 1UPCAP - DDPublicação digital
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoDA SILVA, A. C.; DA SILVA, D. C. G; FERREIRA. E. G. C.; OLIVEIRA, M. F. de; ARIAS, C. A. A.; BORÉM, A.; ABDELNOOR, R. V.; MARCELINO-GUIMARÃES, F. C. Genetic diversity and linkage disequilibrium blocks in 239 brazilian soybean cultivars. In: Congresso Brasileiro de Melhoramentos de Plantas,
Tipo: Resumo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Soja.
Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Expressão de busca inválida. Verifique!!!
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional