|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. MenosA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Docência; Hortas orgânicas. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
|
Marc: |
LEADER 02568naa a2200205 a 4500 001 2149526 005 2022-12-13 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-65-998904-0-6 100 1 $aSANTOS, L. A. dos 245 $aPercepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. 650 $aAgricultura Sustentável 653 $aDocência 653 $aHortas orgânicas 700 1 $aAQUINO, A. M. de 700 1 $aGAROFOLO, A. C. S. 700 1 $aASSIS, R. L. de 773 $tIn: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
![](/consulta/web/img/deny.png) | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Instrumentação. Para informações adicionais entre em contato com cnpdia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Instrumentação. |
Data corrente: |
03/02/2015 |
Data da última atualização: |
03/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CRUVINEL, P. E.; SCANNAVINO JR, F. A. |
Afiliação: |
PAULO ESTEVAO CRUVINEL, SGE. |
Título: |
Instrumento para medida da compactação de solos agrícolas com uso de um detector de raios X de última geração. |
Ano de publicação: |
2012 |
Fonte/Imprenta: |
In: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 41., 2012, Londrina. Anais... Londrina: CONBEA, 2012. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Evento. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00488naa a2200133 a 4500 001 2007566 005 2015-02-03 008 2012 bl --- 0-- u #d 100 1 $aCRUVINEL, P. E. 245 $aInstrumento para medida da compactação de solos agrícolas com uso de um detector de raios X de última geração. 260 $c2012 653 $aEvento 700 1 $aSCANNAVINO JR, F. A. 773 $tIn: Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 41., 2012, Londrina. Anais... Londrina: CONBEA, 2012.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Instrumentação (CNPDIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|