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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
14/01/2008 |
Data da última atualização: |
01/07/2009 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ALMEIDA, C. O. de. |
Afiliação: |
Clóvis Oliveira de Almeida, CNPMF. |
Título: |
Agronegócio do abacaxi no Brasil. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Nesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes de abacaxi, bem como os produtos mais comercializados (sucos, abacaxi fresco, abacaxi em conserva, etc.). É também apresentada a tendência de consumo de abacaxi fresco nos principais mercados, a sazonalidade do consumo na União Européia e as maiores empresas exportadoras, finalizando-se com a relação das variedades mais comercializadas e seus respectivos ciclos de vida no mercado. O último tópico dedica-se à inserção do Brasil no mercado internacional de abacaxi. MenosNesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Sazonalidade. |
Thesagro: |
Abacaxi; Ananás Comosus; Comercio Exterior; Mercado; Preço. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02577naa a2200193 a 4500 001 1655311 005 2009-07-01 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aALMEIDA, C. O. de 245 $aAgronegócio do abacaxi no Brasil. 260 $c2007 520 $aNesta palestra são abordados os seguintes tópicos: mercado brasileiro de abacaxi; mercado internacional e a inserção do Brasil no mercado externo do produto. O tópico Mercado Brasileiro traz a distribuição geográfica da produção e das variedades plantadas de abacaxi no País, no qual se constata a predominância da região Nordeste e da variedade 'Pérola'. Os dez maiores estados produtores são relacionados, com destaque para o Pará e a Paraíba, que juntos responderam por 42% da produção nacional em 2006. A evolução do volume comercializado de abacaxis 'Pérola' e 'Smooth Cayenne', na maior central de abastecimento do País (Ceagesp), também é apresentada neste tópico, constatando-se a predominância do 'Pérola' a partir de 2000. A tendência de preços médios de frutos de abacaxi nas maiores centrais de abastecimento do Brasil, tembém é observada. Com base no comportamento sazonal dos preços de mercado e na época de colheita de abacaxi nos principais estados produtores, identifica-se os meses de janeiro, fevereiro e março, como a janela de mercado na qual os preços do abacaxi no Brasil estão acima da média anual, mas com uma tendência de suavização da diferença e de estritamento desta janela. A razão é o aumento da produção do Pará e do Tocantins, dois estados da região Norte, que produzem no período da entressafra da principal região produtora de abacaxi do País, a Nordeste. No tópico Mercado Internacional são relacionados os principais países produtores, exportadores e importantes de abacaxi, bem como os produtos mais comercializados (sucos, abacaxi fresco, abacaxi em conserva, etc.). É também apresentada a tendência de consumo de abacaxi fresco nos principais mercados, a sazonalidade do consumo na União Européia e as maiores empresas exportadoras, finalizando-se com a relação das variedades mais comercializadas e seus respectivos ciclos de vida no mercado. O último tópico dedica-se à inserção do Brasil no mercado internacional de abacaxi. 650 $aAbacaxi 650 $aAnanás Comosus 650 $aComercio Exterior 650 $aMercado 650 $aPreço 653 $aSazonalidade 773 $tIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO ABACAXI, 6., 2007, João Pessoa. [Anais...] João Pessoa: ISHS: CNPMF, 2007. p. 122.
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pecuária Sudeste. |
Data corrente: |
11/07/2014 |
Data da última atualização: |
20/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
C - 0 |
Autoria: |
CRISPINO, C. C.; LEMOS, S. G.; KANOGAWA, M. Y.; NOGUEIRA, A. R. de A. |
Afiliação: |
CARLA CRIPA CRISPINO, CNTRO DE ENERGIA NUCLEAR/PIRACICABA; SHERLAN GUIMARÃES LEMOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, JOÃO PESSOA; MARCOS YASSUO KAMOGAWA, ESALQ/PIRACICABA; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE. |
Título: |
Simultaneous determination of arsenic, antimony and selenium in agronomic samples by hydride generation and optical emission spectrometry. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Analitical Chemistry, v. 10, p. 460-467, 2013. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
A continuous-fl ow hydride generation system was developed and used with inductively coupled plasma optical emission spectrometry (ICP OES) for simultaneous determination of As, Sb and Se in agronomic samples. A factorial design was applied in order to establish the best chemical and instrumental conditions. The factors chosen for evaluation were: reagent concentration, plasma power, carrier gas fl ow rate, and the viewing height of the plasma. The LODs of the method were 0.124, 0.168, and 0.141 ?g L-1 for As, Sb, and Se, respectively. The RSD (relative standard derivation) was lower than 1.8%, and the sampling throughput was 40 samples h-1 . To check the method accuracy, eight different kinds of agronomic samples - for- age, corn silage, mineral salt, and bovine-derived samples (blood, viscera, carcass, meat, and semen) - were spiked with different analyte concentrations (at the ?g L-1 level). Recoveries ranged from 90 to 102%. |
Palavras-Chave: |
Agronomic sample; Factorial design; Hydride generation; Inductively coupled; Spectrometry. |
Categoria do assunto: |
W Química e Física |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/104956/1/PROCI-2014.00034.pdf
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Marc: |
LEADER 01661naa a2200217 a 4500 001 1990422 005 2023-03-20 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCRISPINO, C. C. 245 $aSimultaneous determination of arsenic, antimony and selenium in agronomic samples by hydride generation and optical emission spectrometry.$h[electronic resource] 260 $c2013 520 $aA continuous-fl ow hydride generation system was developed and used with inductively coupled plasma optical emission spectrometry (ICP OES) for simultaneous determination of As, Sb and Se in agronomic samples. A factorial design was applied in order to establish the best chemical and instrumental conditions. The factors chosen for evaluation were: reagent concentration, plasma power, carrier gas fl ow rate, and the viewing height of the plasma. The LODs of the method were 0.124, 0.168, and 0.141 ?g L-1 for As, Sb, and Se, respectively. The RSD (relative standard derivation) was lower than 1.8%, and the sampling throughput was 40 samples h-1 . To check the method accuracy, eight different kinds of agronomic samples - for- age, corn silage, mineral salt, and bovine-derived samples (blood, viscera, carcass, meat, and semen) - were spiked with different analyte concentrations (at the ?g L-1 level). Recoveries ranged from 90 to 102%. 653 $aAgronomic sample 653 $aFactorial design 653 $aHydride generation 653 $aInductively coupled 653 $aSpectrometry 700 1 $aLEMOS, S. G. 700 1 $aKANOGAWA, M. Y. 700 1 $aNOGUEIRA, A. R. de A. 773 $tBrazilian Journal of Analitical Chemistry$gv. 10, p. 460-467, 2013.
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