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Registros recuperados : 5 | |
3. | | COELHO, E. A. A.; BEZERRA, V. S.; AGUIAR, F. F. de; NOGUEIRA, S. de A. Novas alternativas de consumo para o açaí coletado no estuário amazônico. In: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 5., 2009, Brasília, DF. Um prato cheio de saúde: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2009. p. 107. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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4. | | SANTOS FILHO, S. R. dos; BEZERRA, V. S.; AGUIAR, F. F. de; COELHO, E. A. A.; DIAS, W. da S. Estudo do potencial nutritivo de frutas da Amazônia. In: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 5., 2009, Brasília, DF. Um prato cheio de saúde: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2009. p. 87. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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5. | | BEZERRA, V. S.; COLNAGO, L. A.; COELHO, E. A. A.; AGUIAR, F. F. de; DIAS, W. da S.; SANTOS FILHO, S. R. dos. Avaliação do teor de óleo por ressonância magnética de frutos de espécies oleaginosas do Amapá. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 9., 2011, Campinas. Ciência de alimentos e qualidade de vida: saúde, meio ambiente e sustentabilidade: resumos. Campinas: UNICAMP, FEA: SLACA, 2011. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Amapá. |
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Registros recuperados : 5 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
30/09/2009 |
Data da última atualização: |
13/07/2018 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
COELHO, E. A. A.; BEZERRA, V. S.; AGUIAR, F. F. de; NOGUEIRA, S. de A. |
Afiliação: |
VALERIA SALDANHA BEZERRA, CPAF-AP. |
Título: |
Novas alternativas de consumo para o açaí coletado no estuário amazônico. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 5., 2009, Brasília, DF. Um prato cheio de saúde: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2009. p. 107. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O açaí é um dos frutos mais consumidos no Amapá, encontrando- se na capital Macapá cerca de 2.600 pontos de venda da bebida extraída de sua polpa, e sendo comercializado cerca de 130 T/dia somente durante o período da safra. É considerado uma fonte considerável de proteínas, além de vitaminas e minerais para a população amazônida cuja alimentação é carente nestes nutrientes. O fruto contém também antocianinas, importantes agentes com propriedades antioxidantes, classificando-o como alimento funcional, auxiliando no tratamento de distúrbios na coordenação motora, memória e visão, além de inibir o desenvolvimento de uma enzima causadora do câncer. Esta nova visão do fruto vem impulsionando seu consumo por todo o pais, conquistando até mesmo o mercado externo. Mas devido à sazonalidade da produção do açaí no estuário amazônico, sua colheita é realizada em locais distantes dos pólos consumidores, influenciando sobremaneira a qualidade do fruto e da bebida produzida. O fruto de açaí vindo destas localidades é considerado de baixa qualidade devido a rápida deterioração de seus componentes durante a longa travessia dos rios e grandes quantidades são refugadas. O alto custo do açaí, devido à grande procura pelas fábricas exportadoras, fez com que este tipo de açaí anteriormente descartado fosse agora comercializado, tendo encontrado um nicho de mercado menos exigente e preferencial para este tipo de bebida. Assim, foi necessário estudar suas características nutricionais e sensoriais para garantir as informações ao consumidor e resguardar a oferta de matéria-prima do produtor. Objetivos: Analisar a aceitabilidade da bebida açaí processado de frutos do Arquipélago do Bailique, com características físico-químicas diferenciadas dos frutos coletados em regiões próximas ao mercado consumidor de Macapá, para promover a comercialização e consumo deste tipo de bebida. Métodos: Amostras de frutos de açaí foram coletadas no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, local de produção de frutos de alta qualidade, mas distante 12 horas de barco. Os frutos foram processados em bebida e tiveram suas características nutricionais avaliadas, assim como foi realizado um teste sensorial. Resultados e Discussão: A bebida açaí proveniente de frutos do Bailique teve suas características intrínsecas alteradas, principalmente em relação a acidez total titulável, conferindo-lhe um sabor mais azedo do que o açaí proveniente de frutos frescos. Quanto à análise sensorial da bebida, surpreendentemente o açaí foi bem aceito, com uma baixíssima taxa de rejeição entre os provedores. Lições e recomendações: O açaí vindo de localidades mais distantes geralmente refugado pelos comerciantes, alcança preço mais reduzido, sendo assim mais acessível à população de baixa renda. A bebida originada deste fruto teve uma boa aceitação por parte dos consumidores, possibilitando que uma grande parte da população tenha maior acesso a um dos principais alimentos nutritivos da região amazônica. MenosO açaí é um dos frutos mais consumidos no Amapá, encontrando- se na capital Macapá cerca de 2.600 pontos de venda da bebida extraída de sua polpa, e sendo comercializado cerca de 130 T/dia somente durante o período da safra. É considerado uma fonte considerável de proteínas, além de vitaminas e minerais para a população amazônida cuja alimentação é carente nestes nutrientes. O fruto contém também antocianinas, importantes agentes com propriedades antioxidantes, classificando-o como alimento funcional, auxiliando no tratamento de distúrbios na coordenação motora, memória e visão, além de inibir o desenvolvimento de uma enzima causadora do câncer. Esta nova visão do fruto vem impulsionando seu consumo por todo o pais, conquistando até mesmo o mercado externo. Mas devido à sazonalidade da produção do açaí no estuário amazônico, sua colheita é realizada em locais distantes dos pólos consumidores, influenciando sobremaneira a qualidade do fruto e da bebida produzida. O fruto de açaí vindo destas localidades é considerado de baixa qualidade devido a rápida deterioração de seus componentes durante a longa travessia dos rios e grandes quantidades são refugadas. O alto custo do açaí, devido à grande procura pelas fábricas exportadoras, fez com que este tipo de açaí anteriormente descartado fosse agora comercializado, tendo encontrado um nicho de mercado menos exigente e preferencial para este tipo de bebida. Assim, foi necessário estudar suas características nutricionais e sensoriais... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Açaí; Fruta Tropical. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/70770/1/AP-2009-novas-alternativas.pdf
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Marc: |
LEADER 03769nam a2200181 a 4500 001 1512754 005 2018-07-13 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCOELHO, E. A. A. 245 $aNovas alternativas de consumo para o açaí coletado no estuário amazônico. 260 $aIn: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 5., 2009, Brasília, DF. Um prato cheio de saúde: anais. Brasília, DF: [s.n.], 2009. p. 107.$c2009 300 $c1 CD-ROM. 520 $aO açaí é um dos frutos mais consumidos no Amapá, encontrando- se na capital Macapá cerca de 2.600 pontos de venda da bebida extraída de sua polpa, e sendo comercializado cerca de 130 T/dia somente durante o período da safra. É considerado uma fonte considerável de proteínas, além de vitaminas e minerais para a população amazônida cuja alimentação é carente nestes nutrientes. O fruto contém também antocianinas, importantes agentes com propriedades antioxidantes, classificando-o como alimento funcional, auxiliando no tratamento de distúrbios na coordenação motora, memória e visão, além de inibir o desenvolvimento de uma enzima causadora do câncer. Esta nova visão do fruto vem impulsionando seu consumo por todo o pais, conquistando até mesmo o mercado externo. Mas devido à sazonalidade da produção do açaí no estuário amazônico, sua colheita é realizada em locais distantes dos pólos consumidores, influenciando sobremaneira a qualidade do fruto e da bebida produzida. O fruto de açaí vindo destas localidades é considerado de baixa qualidade devido a rápida deterioração de seus componentes durante a longa travessia dos rios e grandes quantidades são refugadas. O alto custo do açaí, devido à grande procura pelas fábricas exportadoras, fez com que este tipo de açaí anteriormente descartado fosse agora comercializado, tendo encontrado um nicho de mercado menos exigente e preferencial para este tipo de bebida. Assim, foi necessário estudar suas características nutricionais e sensoriais para garantir as informações ao consumidor e resguardar a oferta de matéria-prima do produtor. Objetivos: Analisar a aceitabilidade da bebida açaí processado de frutos do Arquipélago do Bailique, com características físico-químicas diferenciadas dos frutos coletados em regiões próximas ao mercado consumidor de Macapá, para promover a comercialização e consumo deste tipo de bebida. Métodos: Amostras de frutos de açaí foram coletadas no Arquipélago do Bailique, distrito de Macapá, local de produção de frutos de alta qualidade, mas distante 12 horas de barco. Os frutos foram processados em bebida e tiveram suas características nutricionais avaliadas, assim como foi realizado um teste sensorial. Resultados e Discussão: A bebida açaí proveniente de frutos do Bailique teve suas características intrínsecas alteradas, principalmente em relação a acidez total titulável, conferindo-lhe um sabor mais azedo do que o açaí proveniente de frutos frescos. Quanto à análise sensorial da bebida, surpreendentemente o açaí foi bem aceito, com uma baixíssima taxa de rejeição entre os provedores. Lições e recomendações: O açaí vindo de localidades mais distantes geralmente refugado pelos comerciantes, alcança preço mais reduzido, sendo assim mais acessível à população de baixa renda. A bebida originada deste fruto teve uma boa aceitação por parte dos consumidores, possibilitando que uma grande parte da população tenha maior acesso a um dos principais alimentos nutritivos da região amazônica. 650 $aAçaí 650 $aFruta Tropical 700 1 $aBEZERRA, V. S. 700 1 $aAGUIAR, F. F. de 700 1 $aNOGUEIRA, S. de A.
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