|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
06/03/2001 |
Data da última atualização: |
30/03/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
BILLOTE, N.; RISTERUCCI, A. M.; BARCELOS, E.; NOYER, J. L.; AMBLARD, P.; BAURENS, F. C. |
Afiliação: |
EDSON BARCELOS DA SILVA, CPAA. |
Título: |
Development and characterisation of oil palm (Elaeis guineensis Jacq.) microsatellite markers. |
Ano de publicação: |
2000 |
Fonte/Imprenta: |
In: INTERNATIONAL SIMPOSIUM ON OIL PALM GENETIC RESOURCES AND UTILIZATION, 2000, Kuala Lumpur. Proceedings... Kuala Lumpur: MPOB, 2000. |
Páginas: |
p. W1-W17. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
A set 21 SSR (simple sequence repeats) loci are evaluated with estimates of allele size range and expected heterozygosity in oil palm (Elaeis guineensis Jacq.) as in the close related caiaue (E. oleifera, Cortes) species where an optimal transportability of the SSR markers was observed. SSR mendelian segregation allows oil palm breeders to use SSR markers for genetic mapping and for the search of agronomic genes based on both intra- or inter-specific progenies. Multivariate data analysis show the ability of our developed SSR markers to reveal the genetic diversity structure of oil palm and caiaue natural populations, in accordance with already measured relationships and with geographica orgins. Very high levels of allelic variability indicate that SSRs will be a powerful tool for variety identification in the Elaeis species. |
Thesagro: |
Caiaué; Dendê; DNA; Elaeis Guineensis; Elaeis Oleifera; Marcador Genético; Variação Genética. |
Thesaurus Nal: |
biodiversity; genetic markers; genetic resources. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/121405/1/S8302.pdf
|
Marc: |
LEADER 01743nam a2200301 a 4500 001 1670568 005 2015-03-30 008 2000 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBILLOTE, N. 245 $aDevelopment and characterisation of oil palm (Elaeis guineensis Jacq.) microsatellite markers. 260 $aIn: INTERNATIONAL SIMPOSIUM ON OIL PALM GENETIC RESOURCES AND UTILIZATION, 2000, Kuala Lumpur. Proceedings... Kuala Lumpur: MPOB$c2000 300 $ap. W1-W17. 520 $aA set 21 SSR (simple sequence repeats) loci are evaluated with estimates of allele size range and expected heterozygosity in oil palm (Elaeis guineensis Jacq.) as in the close related caiaue (E. oleifera, Cortes) species where an optimal transportability of the SSR markers was observed. SSR mendelian segregation allows oil palm breeders to use SSR markers for genetic mapping and for the search of agronomic genes based on both intra- or inter-specific progenies. Multivariate data analysis show the ability of our developed SSR markers to reveal the genetic diversity structure of oil palm and caiaue natural populations, in accordance with already measured relationships and with geographica orgins. Very high levels of allelic variability indicate that SSRs will be a powerful tool for variety identification in the Elaeis species. 650 $abiodiversity 650 $agenetic markers 650 $agenetic resources 650 $aCaiaué 650 $aDendê 650 $aDNA 650 $aElaeis Guineensis 650 $aElaeis Oleifera 650 $aMarcador Genético 650 $aVariação Genética 700 1 $aRISTERUCCI, A. M. 700 1 $aBARCELOS, E. 700 1 $aNOYER, J. L. 700 1 $aAMBLARD, P. 700 1 $aBAURENS, F. C.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
15/12/2009 |
Data da última atualização: |
26/01/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; CARVALHO, J. E. B. de; ALVES, C. V. O. |
Afiliação: |
Mariana Sampaio Silva Guerreiro, FAMAM; Carlos Estevão Leite Cardoso, CNPMF; José Eduardo Borges de Carvalho, CNPMF; Carlos Vítor Oliveira Alves, UFRB. |
Título: |
Frutas selecta Brasil: um estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. MenosA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta B... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Produção Integrada de Frutas; Selecta Brasil. |
Thesagro: |
Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02772naa a2200193 a 4500 001 1656423 005 2010-01-26 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGUERREIRO, M. S. S. 245 $aFrutas selecta Brasil$bum estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). 260 $c2009 520 $aA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. 650 $aMercado 653 $aProdução Integrada de Frutas 653 $aSelecta Brasil 700 1 $aCARDOSO, C. E. L. 700 1 $aCARVALHO, J. E. B. de 700 1 $aALVES, C. V. O. 773 $tIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
|
Nenhum exemplar cadastrado para este documento. |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|