|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Algodão; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Instrumentação; Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Meio Norte / UEP-Parnaíba; Embrapa Meio-Norte; Embrapa Pantanal; Embrapa Pecuária Sul; Embrapa Rondônia; Embrapa Roraima; Embrapa Semiárido; Embrapa Unidades Centrais; Embrapa Uva e Vinho. MenosEmbrapa Acre; Embrapa Agropecuária Oeste; Embrapa Algodão; Embrapa Amapá; Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Amazônia Oriental; Embrapa Arroz e Feijão; Embrapa Clima Temperado; Embrapa Instrumentação; Embrapa Mandioca e Fruticultura... Mostrar Todas |
Data corrente: |
21/09/2009 |
Data da última atualização: |
09/06/2016 |
Autoria: |
GLASS, R. F.; CASTRO, A. M. G. de. |
Afiliação: |
ANTONIO MARIA GOMES DE CASTRO, DPD. |
Título: |
As indicações geográficas como estratégia mercadológica para vinhos. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa-Secretaria de Gestão e Estratégia, 2009. |
Páginas: |
113 p. |
Série: |
(Embrapa - Secretaria de Gestão e Estratégia. Texto para discussão, 35). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este texto tem como objetivo principal analisar, em termos de estratégia mercadológica, as indicações geográficas (IGs) como instrumento de agregação de valor para o agronegócio brasileiro. Além de analisar a evolução do conceito de indicações geográficas no Brasil, na França e em outros países, este trabalho discute os aspectos mercadológicos desse mecanismo da propriedade intelectual. A fim de ilustrar e sustentar a discussão, apresentam-se os resultados de um estudo das IGs, levando-se em conta a percepção das vinícolas brasileiras e de um nicho do mercado consumidor de vinhos do Distrito Federal, Brasil. Neste estudo, foi observado que as IGs são um fator de diferenciação mercadológica nesse nicho de mercado e, também, uma característica relevante que agrega valor aos vinho s. No mínimo 57% dos consumidores pesquisados estariam dispostos a pagar mais por vinhos que possuíssem uma IG. Por sua vez, as vinícolas brasileiras estão cientes da importância mercadológica das IGs, já que 83% das empresas pesquisadas têm tomado iniciativa com esse propósito. Exceto em alguns casos, observou-se o quão distintas são as percepções dos atores da cadeia pesquisada em relação aos fatores mercadológicos estudados, principalmente sobre a IG. Por fim, são tecidas considerações a respeito das indicações geográficas como uma oportunidade de agregação de valor para o agronegócio brasileiro, sugerindo-se que a construção de uma estratégia mercadológica baseada nas indicações geográficas, tendo como público-alvo consumidores que buscam qualidade superior, pode ser comercialmente positiva para determinados produtores e regiões do agronegócio nacional. MenosEste texto tem como objetivo principal analisar, em termos de estratégia mercadológica, as indicações geográficas (IGs) como instrumento de agregação de valor para o agronegócio brasileiro. Além de analisar a evolução do conceito de indicações geográficas no Brasil, na França e em outros países, este trabalho discute os aspectos mercadológicos desse mecanismo da propriedade intelectual. A fim de ilustrar e sustentar a discussão, apresentam-se os resultados de um estudo das IGs, levando-se em conta a percepção das vinícolas brasileiras e de um nicho do mercado consumidor de vinhos do Distrito Federal, Brasil. Neste estudo, foi observado que as IGs são um fator de diferenciação mercadológica nesse nicho de mercado e, também, uma característica relevante que agrega valor aos vinho s. No mínimo 57% dos consumidores pesquisados estariam dispostos a pagar mais por vinhos que possuíssem uma IG. Por sua vez, as vinícolas brasileiras estão cientes da importância mercadológica das IGs, já que 83% das empresas pesquisadas têm tomado iniciativa com esse propósito. Exceto em alguns casos, observou-se o quão distintas são as percepções dos atores da cadeia pesquisada em relação aos fatores mercadológicos estudados, principalmente sobre a IG. Por fim, são tecidas considerações a respeito das indicações geográficas como uma oportunidade de agregação de valor para o agronegócio brasileiro, sugerindo-se que a construção de uma estratégia mercadológica baseada nas indicações geográficas, tendo... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Denominação de origem; Estratégia de mercado; Indicação geográfica; Vinho - consumidor; Vinicultura. |
Thesagro: |
Agronegócio; Bebida; Bebida Alcoólica; Consumidor; Enologia; Mercado; Pesquisa de Mercado; Vinho. |
Thesaurus Nal: |
agribusiness. |
Categoria do assunto: |
-- E Economia e Indústria Agrícola Z Localizações Geográficas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/110490/1/Texto-35.pdf
|
Marc: |
LEADER 02676nam a2200313 a 4500 001 1512617 005 2016-06-09 008 2009 bl uuuu 00u1 u #d 100 1 $aGLASS, R. F. 245 $aAs indicações geográficas como estratégia mercadológica para vinhos. 260 $aBrasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa-Secretaria de Gestão e Estratégia$c2009 300 $a113 p. 490 $a(Embrapa - Secretaria de Gestão e Estratégia. Texto para discussão, 35). 520 $aEste texto tem como objetivo principal analisar, em termos de estratégia mercadológica, as indicações geográficas (IGs) como instrumento de agregação de valor para o agronegócio brasileiro. Além de analisar a evolução do conceito de indicações geográficas no Brasil, na França e em outros países, este trabalho discute os aspectos mercadológicos desse mecanismo da propriedade intelectual. A fim de ilustrar e sustentar a discussão, apresentam-se os resultados de um estudo das IGs, levando-se em conta a percepção das vinícolas brasileiras e de um nicho do mercado consumidor de vinhos do Distrito Federal, Brasil. Neste estudo, foi observado que as IGs são um fator de diferenciação mercadológica nesse nicho de mercado e, também, uma característica relevante que agrega valor aos vinho s. No mínimo 57% dos consumidores pesquisados estariam dispostos a pagar mais por vinhos que possuíssem uma IG. Por sua vez, as vinícolas brasileiras estão cientes da importância mercadológica das IGs, já que 83% das empresas pesquisadas têm tomado iniciativa com esse propósito. Exceto em alguns casos, observou-se o quão distintas são as percepções dos atores da cadeia pesquisada em relação aos fatores mercadológicos estudados, principalmente sobre a IG. Por fim, são tecidas considerações a respeito das indicações geográficas como uma oportunidade de agregação de valor para o agronegócio brasileiro, sugerindo-se que a construção de uma estratégia mercadológica baseada nas indicações geográficas, tendo como público-alvo consumidores que buscam qualidade superior, pode ser comercialmente positiva para determinados produtores e regiões do agronegócio nacional. 650 $aagribusiness 650 $aAgronegócio 650 $aBebida 650 $aBebida Alcoólica 650 $aConsumidor 650 $aEnologia 650 $aMercado 650 $aPesquisa de Mercado 650 $aVinho 653 $aDenominação de origem 653 $aEstratégia de mercado 653 $aIndicação geográfica 653 $aVinho - consumidor 653 $aVinicultura 700 1 $aCASTRO, A. M. G. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Instrumentação. Para informações adicionais entre em contato com cnpdia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Instrumentação. |
Data corrente: |
03/02/2015 |
Data da última atualização: |
04/09/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 1 |
Autoria: |
GOMES, Bruna F.; NUNES, Luiza M. S.; LOBO, Carlos M. S.; CABEÇA, Luís F.; COLNAGO, L. A. |
Afiliação: |
LUIZ ALBERTO COLNAGO, CNPDIA. |
Título: |
In situ study of the magnetoelectrolysis phenomenon during copper electrodeposition using time domain NMR relaxometry. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Analytical Chemistry, Washington, v. 86, n. 19, p. 9391-9393, 2014. |
Volume: |
86 |
Páginas: |
9391-9393 |
DOI: |
10.1021/ac502361q. |
Idioma: |
Inglês |
Palavras-Chave: |
Eletrodeposição; Fenômeno de eletrólise magnética; RMN. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00746naa a2200229 a 4500 001 2007612 005 2018-09-04 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.1021/ac502361q.$2DOI 100 1 $aGOMES, Bruna F. 245 $aIn situ study of the magnetoelectrolysis phenomenon during copper electrodeposition using time domain NMR relaxometry.$h[electronic resource] 260 $c2014 300 $a9391-9393 86 490 $v86 653 $aEletrodeposição 653 $aFenômeno de eletrólise magnética 653 $aRMN 700 1 $aNUNES, Luiza M. S. 700 1 $aLOBO, Carlos M. S. 700 1 $aCABEÇA, Luís F. 700 1 $aCOLNAGO, L. A. 773 $tAnalytical Chemistry, Washington$gv. 86, n. 19, p. 9391-9393, 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Instrumentação (CNPDIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|