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Registros recuperados : 5 | |
5. | | CALMETO, T. L.; AGUIAR, S. R. V. de; CRIBB, A. Y. Entraves e facilitadores para a institucionalização da EaD no IFRJ. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 7., 2019, Brasília, DF. Inovação, tecnologias e abordagens híbridas na educação: anais. Brasília, DF: IFB, 2019. p. 65-67. Organizado por Rute Nogueira de Morais Bicalho. 29 ago. 2019. Resumo expandido. Biblioteca(s): Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
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Registros recuperados : 5 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
22/03/2022 |
Data da última atualização: |
22/03/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
CALMETO, T. L. L.; CRIBB, A. Y. |
Afiliação: |
THIAGO LUÍS LOPES CALMETO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; ANDRE YVES CRIBB, CTAA. |
Título: |
Maturidade em gestão do conhecimento: um diagnóstico sobre o sistema de educação a distância de uma instituição federal de ensino no Sul Fluminense. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, v. 1, p. 162-188, jan./jun. 2022. |
DOI: |
https://doi.org/10.25112/rco.v1.2262 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Maturity In Knowledge Managemen: A Diagnosis About The Distance Education System Of Federal Education Institution At South Fluminense. |
Conteúdo: |
Muitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo. MenosMuitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Distance Education System; Federal Educational Institution; Instituição Federal de Ensino; Knowledge Management; Maturity; Sistema de Educação a Distância. |
Thesagro: |
Gestão do Conhecimento. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/232807/1/2262-Texto-do-artigo-8587-1-10-20220218.pdf
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Marc: |
LEADER 02646naa a2200241 a 4500 001 2141121 005 2022-03-22 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.25112/rco.v1.2262$2DOI 100 1 $aCALMETO, T. L. L. 245 $aMaturidade em gestão do conhecimento$bum diagnóstico sobre o sistema de educação a distância de uma instituição federal de ensino no Sul Fluminense.$h[electronic resource] 260 $c2022 500 $aMaturity In Knowledge Managemen: A Diagnosis About The Distance Education System Of Federal Education Institution At South Fluminense. 520 $aMuitas organizações reconhecem a importância e aplicam a Gestão do Conhecimento (GC) para melhorarem o desempenho e obterem vantagens competitivas. Nas organizações públicas, sua adoção representa utilizar um modelo de gestão voltado para melhoria da prestação de seus serviços, inclusive nas instituições de ensino, pelo fato destas lidarem com o conhecimento e este ser a razão de existirem. Mas antes de implementar a GC, as organizações devem realizar uma análise prévia quanto aos aspectos relacionados à dinâmica do conhecimento internamente. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo diagnosticar o nível de maturidade em GC do sistema de educação a distância (EaD) de uma instituição federal de ensino na região Sul Fluminense. A pesquisa foi classificada como qualitativa e quantitativa, de natureza exploratório-descritiva e aplicada, por meio de um estudo de caso. A coleta dos dados se deu por questionário, adaptado do modelo de instrumento de avaliação da GC proposto por Batista (2012) para o contexto da EaD, aplicado aos coordenadores geral, de cursos e de tutoria do sistema, para avaliar o nível de maturidade em GC. Os resultados obtidos mostraram que o nível de maturidade em GC do universo estudado é de iniciação, o que indica que, com base na classificação do modelo utilizado, se reconhece a necessidade de gerenciar o conhecimento e a importância da GC para a EaD e para a instituição, bem como de seus benefícios, a partir da aplicação de práticas e técnicas que permitam a gestão adequada do conhecimento aplicável à modalidade naquele universo. 650 $aGestão do Conhecimento 653 $aDistance Education System 653 $aFederal Educational Institution 653 $aInstituição Federal de Ensino 653 $aKnowledge Management 653 $aMaturity 653 $aSistema de Educação a Distância 700 1 $aCRIBB, A. Y. 773 $tRevista Conhecimento Online, Novo Hamburgo$gv. 1, p. 162-188, jan./jun. 2022.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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