|
|
Registros recuperados : 97 | |
Registros recuperados : 97 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
27/03/1995 |
Data da última atualização: |
27/08/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
Local - B |
Autoria: |
BORGES-ANDRADE, J. E. |
Afiliação: |
EMBRAPA-DRH. |
Título: |
Aprendizagem por observação: perspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão. |
Ano de publicação: |
1981 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Psicologia: Ciência e Profissão, v.1, n.2, jul.1981. |
Páginas: |
68 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas. |
Palavras-Chave: |
Contribuicao; Instructional planning; Observacao; Observation; Planejamento instrucional. |
Thesagro: |
Aprendizagem. |
Thesaurus NAL: |
learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/39205/1/Aprendizagem-por-observacao.pdf
|
Marc: |
LEADER 02136naa a2200217 a 4500 001 1086030 005 2015-08-27 008 1981 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBORGES-ANDRADE, J. E. 245 $aAprendizagem por observação$bperspectivas teóricas e contribuições para o planejamento instrucional - uma revisão.$h[electronic resource] 260 $c1981 300 $a68 p. 520 $aO presente trabalho inclui uma introdução teórica e uma revisão de estudos experimentais a respeito de aprendizagem por observação. Na introdução, dois enfoques teóricos tradicionais são apresentados e discutidos: o operante e o da aprendizagem social. A tendência mais recente de considerar estas duas interpretações como complementares e não necessariamente incompatíveis e apresentada. Em seguida, algumas aplicações de procedimentos de figuração(3) são descritas. A revisão de pesquisas teve como objetivo investigar dois pressupostos teóricos: 1) a eficácia da utilização de figuração e 2) encontrar apoio experimental para o postulado que afirma que o modelo humano exerce dois papéis na aprendizagem por observação - como instrumento informativo e como fator sócio-cultural. Estes objetivos foram perseguidos tendo-se como perspectiva a prendizagem de diversas categorias de habilidades: atitudes, habilidades motoras, informações verbais e habilidades intelectuais - de acordo com uma taxomania de capacidades aprendidas previamente escolhida. Assim, os estudos experimentais são discutidos e analisados e os pressupostos teóricos acima descritos são testados. As implicações para o planejamento instrucional são discutidas, tendo em vista os resultados da revisão e as condições de ensino que deveriam ser manipuladas para maximizar a aprendizagem das quatro categorias de habilidades acima relacionadas. 650 $alearning 650 $aAprendizagem 653 $aContribuicao 653 $aInstructional planning 653 $aObservacao 653 $aObservation 653 $aPlanejamento instrucional 773 $tRevista de Psicologia: Ciência e Profissão$gv.1, n.2, jul.1981.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|