|
|
Registros recuperados : 77 | |
Registros recuperados : 77 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
06/02/2007 |
Data da última atualização: |
07/10/2010 |
Autoria: |
BAMBINI, M. D. |
Afiliação: |
MARTHA DELPHINO BAMBINI, CNPTIA. |
Título: |
Estratégias para o desenvolvimento de competências essenciais ao pesquisador atuando em instituições públicas considerando o cenário do século XXI. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
2006. |
Páginas: |
101 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações) - Faculdade de Psicologia, Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. |
Conteúdo: |
Este trabalho tem como objetivo principal o estabelecimento de uma proposta para o desenvolvimento de competências em pesquisadores atuando em instituição pública de pesquisa. Elaborou-se inicialmente um memorial de literatura analisando o cenário de ciência, tecnologia e inovação, bem como as tendeências relativas ao ambiente de negócios atual. Uma revisão dos paradigmas de gestão de pessoas desde a administração científica até o modelo de gestão por competências foi elaborado, levando a um levantamento de evolução de práticas no setor público e privado. A atuação de instituições públicas de pesquisa foi contextualizada, identificando-se também indicadores de competitividade no setor. A figura de pesquisador foi caracterizada e seu perfil analisado, com base na literatura. Identificou-se competências do profissional atuando em pesquisa e promoveu-se uma revisão do conceito de competência. Em uma segunda etapa, foi efetuada uma coleta de dados levando à priorização das competências do pesquisador do século XXI que foram analisados quanto à sua relevância e domínio na instituição. Com base nesta análise e no contexto estratégico da pesquisa tecnológica, foi elaborada uma proposta de desenvolvimento humano contemplando diversas abordagens como: mentoring, vivências e exercícios práticos, fórum de debates, disseminação de boas práticas e auto-reflexão. |
Palavras-Chave: |
Capacitação de pesquisador; Ciência e tecnologia; Competências; Desenvolvimento humano. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02181nam a2200181 a 4500 001 1000114 005 2010-10-07 008 2006 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBAMBINI, M. D. 245 $aEstratégias para o desenvolvimento de competências essenciais ao pesquisador atuando em instituições públicas considerando o cenário do século XXI. 260 $a2006.$c2006 300 $a101 f. 500 $aMonografia (Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações) - Faculdade de Psicologia, Centro de Ciências da Vida, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. 520 $aEste trabalho tem como objetivo principal o estabelecimento de uma proposta para o desenvolvimento de competências em pesquisadores atuando em instituição pública de pesquisa. Elaborou-se inicialmente um memorial de literatura analisando o cenário de ciência, tecnologia e inovação, bem como as tendeências relativas ao ambiente de negócios atual. Uma revisão dos paradigmas de gestão de pessoas desde a administração científica até o modelo de gestão por competências foi elaborado, levando a um levantamento de evolução de práticas no setor público e privado. A atuação de instituições públicas de pesquisa foi contextualizada, identificando-se também indicadores de competitividade no setor. A figura de pesquisador foi caracterizada e seu perfil analisado, com base na literatura. Identificou-se competências do profissional atuando em pesquisa e promoveu-se uma revisão do conceito de competência. Em uma segunda etapa, foi efetuada uma coleta de dados levando à priorização das competências do pesquisador do século XXI que foram analisados quanto à sua relevância e domínio na instituição. Com base nesta análise e no contexto estratégico da pesquisa tecnológica, foi elaborada uma proposta de desenvolvimento humano contemplando diversas abordagens como: mentoring, vivências e exercícios práticos, fórum de debates, disseminação de boas práticas e auto-reflexão. 653 $aCapacitação de pesquisador 653 $aCiência e tecnologia 653 $aCompetências 653 $aDesenvolvimento humano
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|