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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Solos.
Data corrente:  03/01/2017
Data da última atualização:  03/01/2017
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  PENEDO, S.; KÜNNE, A.; PRADO, R. B.; SCHULER, A. E.; RIBBE, L.; CASTRO, L. F. de.
Afiliação:  SANTIAGO PENEDO, Universidade Friedrich Schiller de Jena, Alemanha; ANNIKA KÜNNE, Instituto de Tecnologia e Gerenciamento de Recursos em Trópicos e Subtrópicos, Universidade Friedrich Schiller de Jena, Alemanha; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; LARS RIBBE, Instituto de Tecnologia e Gerenciamento de Recursos em Trópicos e Subtrópico, Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, Alemanha; LÍVIA FURRIEL DE CASTRO, ESTAGIÁRIA CNPS.
Título:  Etapas metodológicas para a modelagem do nitrogênio na água na bacia Guapi-Macacu, Rio de Janeiro, RJ.
Ano de publicação:  2016
Fonte/Imprenta:  In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 4., 2016, Brasília, DF. Água e agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra: anais. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. p. 44-51.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A qualidade da água depende de muitos fatores naturais e antrópicos. Estes impactos precisam ser caracterizados e quantificados para subsidiar cenários futuros e a gestão de recursos hídricos no âmbito das bacias hidrográficas. A Bacia Guapi-Macacu, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, é a terceira no ranking de abastecimento de água no Estado do Rio de Janeiro. O propósito deste trabalho foi apresentar as etapas metodológicas para a modelagem hidrológica das formas de nitrogênio nesta bacia. Nesse caso, o modelo hidroquímico J2000-S foi aplicado. A fim de calibrar e validar o modelo, foi instalada uma rede de monitoramento hidrometeorológica e de qualidade da água. Dados secundários também foram organizados e utilizados. Etapas do trabalho: coleta e análise de dados, delimitação das unidades de resposta hidrológica; calibração e validação temporal do modelo hidroquímico; validação espacial e análise de incertezas. A principal fonte de nitrogênio é o esgoto doméstico, seguida das fontes difusas relacionadas à agricultura. Concluiu-se que a disponibilidade de dados é um grande desafio, mas a implantação de redes de monitoramento sólidas pode fornecer os dados necessários para a modelagem.
Palavras-Chave:  Monitoramento; Uso e cobertura da terra.
Thesagro:  Qualidade da Água.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/152682/1/2016-103.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Solos (CNPS)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPS19453 - 1UPCAA - DD2017.00010
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Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Agrobiologia.
Data corrente:  25/09/2018
Data da última atualização:  25/09/2018
Tipo da produção científica:  Autoria/Organização/Edição de Livros
Autoria:  ASSIS, R. L. de; FROSSARD, A. C.
Afiliação:  RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; UFRRJ.
Título:  Articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária pela pedagogia da alternância e a difusão.
Ano de publicação:  2018
Fonte/Imprenta:  Nova Friburgo: Clube de autores, 2018.
Páginas:  104 p.
Idioma:  Português
Notas:  (Coleção Educação no Campo, 2).
Conteúdo:  Essa coleção, Educação do Campo, destina-se a professores, estudiosos, alunos de cursos de licenciatura e pedagogia e demais interessados em conhecer um pouco mais no que consiste a Educação do campo. Esta coleção foi desenhada com o intuito de levar o leitor à compreensão das questões que envolvem o tema no Brasil e no mundo através de trabalhos científicos (artigos, resumos de dissertação e teses), textos assim como relatos de pessoas. Neste terceiro volume a abordagem apresenta mais uma vez a análise sobre a Pedagogia da Alternância. Esta que já tem 80 anos no mundo e quase meio século no Brasil. Mas, mesmo com esse tempo de história no país, ainda é desconhecida para muitos profissionais da Educação, universidades e grande parte da sociedade brasileira.
Thesagro:  Educação Agrícola; Extensão Rural; Pedagogia da Alternância.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agrobiologia (CNPAB)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPAB40836 - 1UPCLV - DD372.357A848a2018.00026
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