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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos. |
Data corrente: |
03/01/2017 |
Data da última atualização: |
03/01/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PENEDO, S.; KÜNNE, A.; PRADO, R. B.; SCHULER, A. E.; RIBBE, L.; CASTRO, L. F. de. |
Afiliação: |
SANTIAGO PENEDO, Universidade Friedrich Schiller de Jena, Alemanha; ANNIKA KÜNNE, Instituto de Tecnologia e Gerenciamento de Recursos em Trópicos e Subtrópicos, Universidade Friedrich Schiller de Jena, Alemanha; RACHEL BARDY PRADO, CNPS; AZENETH EUFRAUSINO SCHULER, CNPS; LARS RIBBE, Instituto de Tecnologia e Gerenciamento de Recursos em Trópicos e Subtrópico, Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, Alemanha; LÍVIA FURRIEL DE CASTRO, ESTAGIÁRIA CNPS. |
Título: |
Etapas metodológicas para a modelagem do nitrogênio na água na bacia Guapi-Macacu, Rio de Janeiro, RJ. |
Ano de publicação: |
2016 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DA REDE AGROHIDRO, 4., 2016, Brasília, DF. Água e agricultura: incertezas e desafios para a sustentabilidade frente às mudanças do clima e do uso da terra: anais. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016. p. 44-51. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A qualidade da água depende de muitos fatores naturais e antrópicos. Estes impactos precisam ser caracterizados e quantificados para subsidiar cenários futuros e a gestão de recursos hídricos no âmbito das bacias hidrográficas. A Bacia Guapi-Macacu, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, é a terceira no ranking de abastecimento de água no Estado do Rio de Janeiro. O propósito deste trabalho foi apresentar as etapas metodológicas para a modelagem hidrológica das formas de nitrogênio nesta bacia. Nesse caso, o modelo hidroquímico J2000-S foi aplicado. A fim de calibrar e validar o modelo, foi instalada uma rede de monitoramento hidrometeorológica e de qualidade da água. Dados secundários também foram organizados e utilizados. Etapas do trabalho: coleta e análise de dados, delimitação das unidades de resposta hidrológica; calibração e validação temporal do modelo hidroquímico; validação espacial e análise de incertezas. A principal fonte de nitrogênio é o esgoto doméstico, seguida das fontes difusas relacionadas à agricultura. Concluiu-se que a disponibilidade de dados é um grande desafio, mas a implantação de redes de monitoramento sólidas pode fornecer os dados necessários para a modelagem. |
Palavras-Chave: |
Monitoramento; Uso e cobertura da terra. |
Thesagro: |
Qualidade da Água. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/152682/1/2016-103.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
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Volume |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
25/09/2018 |
Data da última atualização: |
25/09/2018 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
ASSIS, R. L. de; FROSSARD, A. C. |
Afiliação: |
RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; UFRRJ. |
Título: |
Articulação dos agentes formativos de técnicos em agropecuária pela pedagogia da alternância e a difusão. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Nova Friburgo: Clube de autores, 2018. |
Páginas: |
104 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
(Coleção Educação no Campo, 2). |
Conteúdo: |
Essa coleção, Educação do Campo, destina-se a professores, estudiosos, alunos de cursos de licenciatura e pedagogia e demais interessados em conhecer um pouco mais no que consiste a Educação do campo. Esta coleção foi desenhada com o intuito de levar o leitor à compreensão das questões que envolvem o tema no Brasil e no mundo através de trabalhos científicos (artigos, resumos de dissertação e teses), textos assim como relatos de pessoas. Neste terceiro volume a abordagem apresenta mais uma vez a análise sobre a Pedagogia da Alternância. Esta que já tem 80 anos no mundo e quase meio século no Brasil. Mas, mesmo com esse tempo de história no país, ainda é desconhecida para muitos profissionais da Educação, universidades e grande parte da sociedade brasileira. |
Thesagro: |
Educação Agrícola; Extensão Rural; Pedagogia da Alternância. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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