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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental; Embrapa Pantanal; Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
23/11/1993 |
Data da última atualização: |
11/03/2019 |
Autoria: |
TINÔCO, P. B. |
Afiliação: |
PAULO BRAZ TINÔCO, CPAA. |
Título: |
Influência do ensino formal na produção agropecuária. |
Ano de publicação: |
1981 |
Fonte/Imprenta: |
1981. |
Páginas: |
75 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. |
Conteúdo: |
O objetivo principal deste estudo foi determinar a influencia e associacoes do ensino formal, medido em anos de escolaridade, na producao apropecuaria. A area de estudo compreendeu toda a Zona da Mata, uma das quinze zonas fisiograficas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos a partir dos questionarios aplicados a produtores rurais, pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Vicosa, para acompanhamento e avaliacao do Programa de Desenvolvimento Integrado da Zona da Mata de Minas Gerais (PRODEMATA), no ano agricola 1978/79. A populacao de estudo foram os produtores rurais situados na faixa de 1 a 200 ha. A amostra foi constituida de 182 produtores que apresentavam producao agricola e producao pecuaria diferentes de zero. Para atender aosobjetivos do estudo, utilizou-se a analise tabular, com a aplicacao do teste de qui-quadrado (X2), para determinar as associacoes do ensino formal com outras variaveis e, alternativamente, a estimativa de funcoes de producao tipo Cobb-Douglas e Ulveling-Fletcher, visando a medir a influencia direta e indireta do ensino formal no processo produtivo. O ajustamento de funcoes de produtividade por hectare nao deu bons resultados, concluindo-se que, para as condicoes do presente estudo, esse procedimento nao e um bom indicador da importancia do ensino formal no desenvolvimento do setor agropecuario. Os resultados das associacoes entre o ensino formal e as demais variaveis incluidas no modelo de estudo sao estatisticamente significativos para todas as variaveis... MenosO objetivo principal deste estudo foi determinar a influencia e associacoes do ensino formal, medido em anos de escolaridade, na producao apropecuaria. A area de estudo compreendeu toda a Zona da Mata, uma das quinze zonas fisiograficas do Estado de Minas Gerais. Os dados foram obtidos a partir dos questionarios aplicados a produtores rurais, pelo Departamento de Economia da Universidade Federal de Vicosa, para acompanhamento e avaliacao do Programa de Desenvolvimento Integrado da Zona da Mata de Minas Gerais (PRODEMATA), no ano agricola 1978/79. A populacao de estudo foram os produtores rurais situados na faixa de 1 a 200 ha. A amostra foi constituida de 182 produtores que apresentavam producao agricola e producao pecuaria diferentes de zero. Para atender aosobjetivos do estudo, utilizou-se a analise tabular, com a aplicacao do teste de qui-quadrado (X2), para determinar as associacoes do ensino formal com outras variaveis e, alternativamente, a estimativa de funcoes de producao tipo Cobb-Douglas e Ulveling-Fletcher, visando a medir a influencia direta e indireta do ensino formal no processo produtivo. O ajustamento de funcoes de produtividade por hectare nao deu bons resultados, concluindo-se que, para as condicoes do presente estudo, esse procedimento nao e um bom indicador da importancia do ensino formal no desenvolvimento do setor agropecuario. Os resultados das associacoes entre o ensino formal e as demais variaveis incluidas no modelo de estudo sao estatisticamente si... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Adocao; Agropecuaria; Associacao; Economia rural; Escolaridade; Influencia; Nivel; Production; Rural economy. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Agrícola; Educação; Ensino; Produção; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
agriculture; education; rural sociology. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193843/1/Influencia-do-Ensino-Formal.pdf
|
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
01/02/2010 |
Data da última atualização: |
08/06/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
LOPES, W. de A. R.; TORRES FILHO, J.; NUNES, G. H. de S.; ARAGAO, F. A. S. de; SILVA, J. R. da; DANTAS, M. S. M.; GUIMARÃES, I. P.; FERREIRA, H. A. |
Afiliação: |
Welder de Araújo Rangel Lopes, UFERSA; José Torres Filho, UFERSA; Glauber Henrique de Sousa Nunes, UFERSA; FERNANDO ANTONIO SOUZA DE ARAGAO, CNPAT; José Robson da Silva, UFERSA; Mara Suyanne Marques Dantas, UFERSA; Isaias Porfírio Guimarães, UFERSA; Hailson Alves Ferreira, UFERSA. |
Título: |
Divergência genética entre acessos de melão coletados no Nordeste brasileiro. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Horticultura Brasileira, v. 26, n. 2, p. S5762-S5765, 2008. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Pré-melhoramento; Variabilidade. |
Thesagro: |
Cucumis Melo; Germoplasma. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPAT-2010/11723/1/PA09032.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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