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Registros recuperados : 76 | |
16. | | ANDRADE, J. C. de; SANTOS JÚNIOR, J. J. dos; PRAÇA, E. F.; ARAÚJO, M. V. Armazenamento refrigerado de melão Cantaloupe Acclaim. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 20, n. 2, jul. 2002. Suplemento 2. Trabalho apresentado no 42º Congresso Brasileiro de Olericultura, 2002. Publicado também como resumo em: Horticultura Brasileira, Brasília, v. 20, n. 2, p. 329, jul. 2002. Suplemento 1. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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20. | | ANDRADE, J. C. de; NEVES, L. de J.; COSTA, J. A. F. da. Levantamento da vegetação das Ilhas Itapuamas (Tapuamas), Baia de Guanabara, Rio de Janeiro. Rodriguesia, Rio de Janeiro, v. 37, n. 63, p. 27-33, 1985. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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Registros recuperados : 76 | |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
LOPES, C. M. A.; ANDRADE, J. C.; DELIZA, R. |
Afiliação: |
C. M. A. LOPES, UFRJ; J. C. ANDRADE, Universidade de Caxias do Sul; ROSIRES DELIZA, CTAA. |
Título: |
A informação sobre "carne baixo carbono" e os atributos do rótulo influenciam a intenção de compra de carne bovina? |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
166345 Pôster; SLACAN. |
Conteúdo: |
A crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimentais, seguido da alegação e do selo CBC. Em ambas as condições a presença do selo CBC, o preço baixo e as alegações de sustentabilidade e bem-estar animal contribuíram positivamente na intenção de compra. Por outro lado, a alegação sensorial contribuiu negativamente na condição com informação. Os achados sugerem que a informação sobre o significado de novas tecnologias sustentáveis (CBC) e os atributos presentes no rótulo desempenham papel relevante como ferramenta para conscientizar os consumidores e orientar a intenção de compra de carne bovina. MenosA crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimenta... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise Conjunta; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 02905nam a2200181 a 4500 001 2159497 005 2023-12-12 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLOPES, C. M. A. 245 $aA informação sobre "carne baixo carbono" e os atributos do rótulo influenciam a intenção de compra de carne bovina?$h[electronic resource] 260 $aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá$c2023 500 $a166345 Pôster; SLACAN. 520 $aA crescente demanda por produtos com menor impacto ambiental têm influenciado os padrões de compra e o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. Tecnologias como a “Carne Baixo Carbono” (CBC) estão sendo desenvolvidas, buscando certificar a carne bovina obtida em sistemas pecuários que adotam práticas capazes de mitigar o metano emitido pelos bovinos. Entretanto, tal conceito parece ser pouco difundido entre os consumidores. Objetivou-se investigar a influência da informação sobre a definição de CBC na intenção de compra de carne bovina utilizando a análise conjunta. Foi aplicado um questionário online em duas condições experimentais: Com informação sobre CBC (n= 431, 56% feminino) e sem informação (n= 423, 53% feminino). Três fatores foram considerados: preço (baixo e alto), selo CBC (presente e ausente) e alegação (alegação de sustentabilidade, de bem-estar animal, sensorial e sem alegação). Oito imagens de protótipos de carne bovina embalada a vácuo foram criadas seguindo um planejamento fatorial fracionado e avaliadas utilizando escalas estruturadas de 7 pontos (1: certamente não compraria a 7: certamente compraria). Os dados foram analisados por ANOVA considerando efeitos principais e interações. A importância relativa e utilidade individual foram calculadas. Os resultados mostraram que a informação fornecida sobre CBC favoreceu a intenção de compra de carne bovina (5,2 vs. 5,0, p≤0,05). O preço apresentou maior importância relativa nas duas condições experimentais, seguido da alegação e do selo CBC. Em ambas as condições a presença do selo CBC, o preço baixo e as alegações de sustentabilidade e bem-estar animal contribuíram positivamente na intenção de compra. Por outro lado, a alegação sensorial contribuiu negativamente na condição com informação. Os achados sugerem que a informação sobre o significado de novas tecnologias sustentáveis (CBC) e os atributos presentes no rótulo desempenham papel relevante como ferramenta para conscientizar os consumidores e orientar a intenção de compra de carne bovina. 650 $aConsumidor 653 $aAnálise Conjunta 653 $aSustentabilidade 700 1 $aANDRADE, J. C. 700 1 $aDELIZA, R.
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