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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






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Biblioteca(s):  Embrapa Agrossilvipastoril.
Data corrente:  08/03/2018
Data da última atualização:  08/02/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  FERREIRA, J. M.; VENDRUSCULO, L. G.; MATOS, E. da S.; ANDRADE, T. G. de.
Afiliação:  JACQUELINE MIRANDA FERREIRA, IFMT-CACERES; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; THIAGO GARCIA DE ANDRADE, UNEMAT-SINOP.
Título:  Uso da geoestatística para caracterização da distribuição espacial de matéria orgânica em lavouras de algodão no município de Sapezal, MT.
Ano de publicação:  2017
Fonte/Imprenta:  In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 247-250.
Idioma:  Português
Conteúdo:  O cultivo do algodão no cerrado brasileiro, possui alto custo de produção, sendo cerca de três vezes superior ao da cultura da soja. Por isso, para uma produção economicamente viável de algodão, devem-se empregar técnicas que visem minimizar custos de produção e maximizar o monitoramento contínuo da lavoura como é o caso da agricultura de precisão, que promove conhecimento da variabilidade dos diferentes fatores do solo que influenciam diretamente na produção (Sana et al., 2014). Para o entendimento da variabilidade, são utilizadas diferentes métodos como a classificação numérica disponíveis em métodos de estatística multivariada. Embora, estes métodos estatísticos permitam inferir sobre a variabilidade espacial do solo (vertical e horizontal), a dependência espacial entre as amostras somente pode ser modelada por meio da geoestatística fundamentadas na teoria das variáveis regionalizadas, por intermédio do semivariograma (Mulla et al., 1992). Desta forma, objetivou-se analisar a variabilidade espacial do teor de matéria orgânica (MO) em lavouras de algodão do município de Sapezal, MT. por meio da geoestatística, testando diferentes modelos teóricos (esférico, exponencial e gaussiano) e posteriormente realizando a krigagem ordinária.
Palavras-Chave:  Cobertura de solo; Cramer-Von Mises; Distribuição espacial; Geoestatistica; Kolmogorov-Smirnov; Lilliefors Anderson-Darling; Mato Grosso; Sapezal; Shapiro & Wilk; Shapiro-Francia.
Thesagro:  Algodão; Cobertura morta; Cobertura seca; Custo de produção; Matéria orgânica.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231061/1/2017-cpamt-lgv-uso-geoestatistica-caracterizacao-distribuicao-espacial-materia-organica-lavoura-algodao-sapezal-mt-p-247-250.pdf
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Registro original:  Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAMT1056 - 1UPCAA - DD
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Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  26/05/2014
Data da última atualização:  26/05/2014
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Circulação/Nível:  A - 2
Autoria:  SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do.
Afiliação:  MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, Unicamp.
Título:  Educational microcontent for mobile learning virtual environments.
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  Creative Education, v. 5, n. 9, p. 672-681, May, 2014.
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  The article relates a theoretical and conceptual research, whose main objective was to develop a model to guide the production of educational microcontent to be used in virtual learning environment with mobility, from interconnections between Pedagogy, Communication and Semiotics. It discusses technologies and mobile devices, mobile learning, microlearning, microcontent and hypermedia, educational microcontent and hybrid languages. It highlights the challenges related to the introduction of mobile devices in educational practices. It considers the physical constraints and the fragmented nature of mobile interaction, under which microcontent is, at the same time, accessible and gifted with pedagogical elements. Educational microcontent is analyzed from the hypermedia perspective, considering the dominance of hybrid languages in digital media. A methodology of educational microcontent production for virtual learning environment is presented, considering the predominance of hybrid languages. This methodology is constituted by the processes: pedagogical architecture and architecture of languages, which represent the main flows of activities and tasks. The research conclusions indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of microcontent education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provi... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Educação à distãncia; Hipermidia; Linguagem.
Thesagro:  Tecnologia da Informação.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102582/1/educationalCE-2014052611374831.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPTIA17954 - 1UPCAP - DD
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