|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrossilvipastoril. |
Data corrente: |
08/03/2018 |
Data da última atualização: |
08/02/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
FERREIRA, J. M.; VENDRUSCULO, L. G.; MATOS, E. da S.; ANDRADE, T. G. de. |
Afiliação: |
JACQUELINE MIRANDA FERREIRA, IFMT-CACERES; LAURIMAR GONCALVES VENDRUSCULO, CNPTIA; EDUARDO DA SILVA MATOS, CPAMT; THIAGO GARCIA DE ANDRADE, UNEMAT-SINOP. |
Título: |
Uso da geoestatística para caracterização da distribuição espacial de matéria orgânica em lavouras de algodão no município de Sapezal, MT. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 247-250. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O cultivo do algodão no cerrado brasileiro, possui alto custo de produção, sendo cerca de três vezes superior ao da cultura da soja. Por isso, para uma produção economicamente viável de algodão, devem-se empregar técnicas que visem minimizar custos de produção e maximizar o monitoramento contínuo da lavoura como é o caso da agricultura de precisão, que promove conhecimento da variabilidade dos diferentes fatores do solo que influenciam diretamente na produção (Sana et al., 2014). Para o entendimento da variabilidade, são utilizadas diferentes métodos como a classificação numérica disponíveis em métodos de estatística multivariada. Embora, estes métodos estatísticos permitam inferir sobre a variabilidade espacial do solo (vertical e horizontal), a dependência espacial entre as amostras somente pode ser modelada por meio da geoestatística fundamentadas na teoria das variáveis regionalizadas, por intermédio do semivariograma (Mulla et al., 1992). Desta forma, objetivou-se analisar a variabilidade espacial do teor de matéria orgânica (MO) em lavouras de algodão do município de Sapezal, MT. por meio da geoestatística, testando diferentes modelos teóricos (esférico, exponencial e gaussiano) e posteriormente realizando a krigagem ordinária. |
Palavras-Chave: |
Cobertura de solo; Cramer-Von Mises; Distribuição espacial; Geoestatistica; Kolmogorov-Smirnov; Lilliefors Anderson-Darling; Mato Grosso; Sapezal; Shapiro & Wilk; Shapiro-Francia. |
Thesagro: |
Algodão; Cobertura morta; Cobertura seca; Custo de produção; Matéria orgânica. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231061/1/2017-cpamt-lgv-uso-geoestatistica-caracterizacao-distribuicao-espacial-materia-organica-lavoura-algodao-sapezal-mt-p-247-250.pdf
|
Marc: |
LEADER 02460nam a2200325 a 4500 001 2088810 005 2022-02-08 008 2017 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERREIRA, J. M. 245 $aUso da geoestatística para caracterização da distribuição espacial de matéria orgânica em lavouras de algodão no município de Sapezal, MT.$h[electronic resource] 260 $aIn: ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS AGROSSUSTENTÁVEIS; JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA AGROSSILVIPASTORIL, 6., 2017, Sinop, MT. Resumos... Sinop, MT: Embrapa Agrossilpastoril, 2017. p. 247-250.$c2017 520 $aO cultivo do algodão no cerrado brasileiro, possui alto custo de produção, sendo cerca de três vezes superior ao da cultura da soja. Por isso, para uma produção economicamente viável de algodão, devem-se empregar técnicas que visem minimizar custos de produção e maximizar o monitoramento contínuo da lavoura como é o caso da agricultura de precisão, que promove conhecimento da variabilidade dos diferentes fatores do solo que influenciam diretamente na produção (Sana et al., 2014). Para o entendimento da variabilidade, são utilizadas diferentes métodos como a classificação numérica disponíveis em métodos de estatística multivariada. Embora, estes métodos estatísticos permitam inferir sobre a variabilidade espacial do solo (vertical e horizontal), a dependência espacial entre as amostras somente pode ser modelada por meio da geoestatística fundamentadas na teoria das variáveis regionalizadas, por intermédio do semivariograma (Mulla et al., 1992). Desta forma, objetivou-se analisar a variabilidade espacial do teor de matéria orgânica (MO) em lavouras de algodão do município de Sapezal, MT. por meio da geoestatística, testando diferentes modelos teóricos (esférico, exponencial e gaussiano) e posteriormente realizando a krigagem ordinária. 650 $aAlgodão 650 $aCobertura morta 650 $aCobertura seca 650 $aCusto de produção 650 $aMatéria orgânica 653 $aCobertura de solo 653 $aCramer-Von Mises 653 $aDistribuição espacial 653 $aGeoestatistica 653 $aKolmogorov-Smirnov 653 $aLilliefors Anderson-Darling 653 $aMato Grosso 653 $aSapezal 653 $aShapiro & Wilk 653 $aShapiro-Francia 700 1 $aVENDRUSCULO, L. G. 700 1 $aMATOS, E. da S. 700 1 $aANDRADE, T. G. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
26/05/2014 |
Data da última atualização: |
26/05/2014 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, Unicamp. |
Título: |
Educational microcontent for mobile learning virtual environments. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Creative Education, v. 5, n. 9, p. 672-681, May, 2014. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
The article relates a theoretical and conceptual research, whose main objective was to develop a model to guide the production of educational microcontent to be used in virtual learning environment with mobility, from interconnections between Pedagogy, Communication and Semiotics. It discusses technologies and mobile devices, mobile learning, microlearning, microcontent and hypermedia, educational microcontent and hybrid languages. It highlights the challenges related to the introduction of mobile devices in educational practices. It considers the physical constraints and the fragmented nature of mobile interaction, under which microcontent is, at the same time, accessible and gifted with pedagogical elements. Educational microcontent is analyzed from the hypermedia perspective, considering the dominance of hybrid languages in digital media. A methodology of educational microcontent production for virtual learning environment is presented, considering the predominance of hybrid languages. This methodology is constituted by the processes: pedagogical architecture and architecture of languages, which represent the main flows of activities and tasks. The research conclusions indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of microcontent education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provides grants to developing new research proposals and has the potential to encourage new academic research projects; d) the model has the possibility of being used in didactic-pedagogical projects that focus, for example, collaborative learning and co-authorship. MenosThe article relates a theoretical and conceptual research, whose main objective was to develop a model to guide the production of educational microcontent to be used in virtual learning environment with mobility, from interconnections between Pedagogy, Communication and Semiotics. It discusses technologies and mobile devices, mobile learning, microlearning, microcontent and hypermedia, educational microcontent and hybrid languages. It highlights the challenges related to the introduction of mobile devices in educational practices. It considers the physical constraints and the fragmented nature of mobile interaction, under which microcontent is, at the same time, accessible and gifted with pedagogical elements. Educational microcontent is analyzed from the hypermedia perspective, considering the dominance of hybrid languages in digital media. A methodology of educational microcontent production for virtual learning environment is presented, considering the predominance of hybrid languages. This methodology is constituted by the processes: pedagogical architecture and architecture of languages, which represent the main flows of activities and tasks. The research conclusions indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of microcontent education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provi... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação à distãncia; Hipermidia; Linguagem. |
Thesagro: |
Tecnologia da Informação. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102582/1/educationalCE-2014052611374831.pdf
|
Marc: |
LEADER 02299naa a2200181 a 4500 001 1986981 005 2014-05-26 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aEducational microcontent for mobile learning virtual environments.$h[electronic resource] 260 $c2014 520 $aThe article relates a theoretical and conceptual research, whose main objective was to develop a model to guide the production of educational microcontent to be used in virtual learning environment with mobility, from interconnections between Pedagogy, Communication and Semiotics. It discusses technologies and mobile devices, mobile learning, microlearning, microcontent and hypermedia, educational microcontent and hybrid languages. It highlights the challenges related to the introduction of mobile devices in educational practices. It considers the physical constraints and the fragmented nature of mobile interaction, under which microcontent is, at the same time, accessible and gifted with pedagogical elements. Educational microcontent is analyzed from the hypermedia perspective, considering the dominance of hybrid languages in digital media. A methodology of educational microcontent production for virtual learning environment is presented, considering the predominance of hybrid languages. This methodology is constituted by the processes: pedagogical architecture and architecture of languages, which represent the main flows of activities and tasks. The research conclusions indicate that: a) the model developed presents the conceptual and theoretical elements essential to the production of microcontent education for mobile learning; b) the concepts and grounds presented in the research are considered preliminary conceptual and theoretical elements; c) the developed model provides grants to developing new research proposals and has the potential to encourage new academic research projects; d) the model has the possibility of being used in didactic-pedagogical projects that focus, for example, collaborative learning and co-authorship. 650 $aTecnologia da Informação 653 $aEducação à distãncia 653 $aHipermidia 653 $aLinguagem 700 1 $aAMARAL, S. F. do 773 $tCreative Education$gv. 5, n. 9, p. 672-681, May, 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|