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Registros recuperados : 7 | |
2. | | ALMEIDA, P. R. V. de; WANDER, A. E. As relações da nova economia institucional com o advento da organização da cadeia produtiva de feijão para exportação. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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6. | | ALMEIDA, P. R. V. de; RODRIGUES, G. Z.; WANDER, A. E. Análise da logística de transporte na comercialização da produção de soja na região Centro-Oeste com foco no modal rodoviário. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Demografia e meio rural: população, políticas públicas e desenvolvimento. Belo Horizonte: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2011. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
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Registros recuperados : 7 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Arroz e Feijão. |
Data corrente: |
04/08/2010 |
Data da última atualização: |
04/08/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
ALMEIDA, P. R. V. de; WANDER, A. E. |
Afiliação: |
PAULO ROBERTO VIEIRA DE ALMEIDA, UFG; ALCIDO ELENOR WANDER, CNPAF. |
Título: |
As relações da nova economia institucional com o advento da organização da cadeia produtiva de feijão para exportação. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
ISBN: |
978-85-77851-06-3 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O feijão é um importante componente na dieta do brasileiro e de diversos países pelo globo. No Brasil é cultivado por agricultores de diversos perfis, em diferentes escalas, regiões e sistemas de produção. O Brasil apresenta problemas de auto-suficiência em feijão, historicamente apresentando como um dos grandes importadores desse grão, a baixa participação nas exportações do feijão brasileiro no mercado internacional ocorre também pelo fato de que nesses mercados se consomem determinados tipos de feijões que o Brasil não tem tradição de produzir. O mercado internacional de feijão pode ser explorado pelo Brasil, precisando o País organizar uma cadeia produtiva para esse fim. A metodologia utilizada neste estudo deu-se com uma revisão da literatura, e fazendo uso do ferramental da Nova Economia Institucional. Percebem-se a importância de se estudar as relações entre os agentes envolvidos na cadeia produtiva do feijão para exportação; observa-se a presença de ativos de média e alta especificidade, tanto na cadeia do feijão voltada para o mercado doméstico, quanto na para exportação, que evidentemente afetam os custos de transação. |
Palavras-Chave: |
Feijão especial. |
Thesagro: |
Agronegócio; Cadeia produtiva; Exportação; Feijão; Mercado internacional. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/18886/1/SOBER_37.doc
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Marc: |
LEADER 02051nam a2200217 a 4500 001 1859205 005 2010-08-04 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 020 $a978-85-77851-06-3 100 1 $aALMEIDA, P. R. V. de 245 $aAs relações da nova economia institucional com o advento da organização da cadeia produtiva de feijão para exportação. 260 $aIn: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural$c2010 300 $c1 CD-ROM. 520 $aO feijão é um importante componente na dieta do brasileiro e de diversos países pelo globo. No Brasil é cultivado por agricultores de diversos perfis, em diferentes escalas, regiões e sistemas de produção. O Brasil apresenta problemas de auto-suficiência em feijão, historicamente apresentando como um dos grandes importadores desse grão, a baixa participação nas exportações do feijão brasileiro no mercado internacional ocorre também pelo fato de que nesses mercados se consomem determinados tipos de feijões que o Brasil não tem tradição de produzir. O mercado internacional de feijão pode ser explorado pelo Brasil, precisando o País organizar uma cadeia produtiva para esse fim. A metodologia utilizada neste estudo deu-se com uma revisão da literatura, e fazendo uso do ferramental da Nova Economia Institucional. Percebem-se a importância de se estudar as relações entre os agentes envolvidos na cadeia produtiva do feijão para exportação; observa-se a presença de ativos de média e alta especificidade, tanto na cadeia do feijão voltada para o mercado doméstico, quanto na para exportação, que evidentemente afetam os custos de transação. 650 $aAgronegócio 650 $aCadeia produtiva 650 $aExportação 650 $aFeijão 650 $aMercado internacional 653 $aFeijão especial 700 1 $aWANDER, A. E.
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Registro original: |
Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) |
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