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Registros recuperados : 131 | |
15. | | ALMEIDA, C. O. de; PASSOS, O. S. A citricultura brasileira produção, mercado e perspectivas. In: CUNHA SOBRINHO, A. P. da; MAGALHÃES, A. F. de J.; SOUZA, A. da S.; PASSOS, O. S.; SOARES FILHO, W. dos S. Cultura dos citros. Brasília, DF: Embrapa, 2013., p.391-399. il.; color. Cap. 14. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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Registros recuperados : 131 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Rondônia. |
Data corrente: |
09/01/2008 |
Data da última atualização: |
12/08/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
ROSA NETO, C.; ALMEIDA, C. O. de. |
Afiliação: |
CALIXTO ROSA NETO, CPAF-RO; CLOVIS OLIVEIRA DE ALMEIDA, CNPMF. |
Título: |
Características do setor de distribuição de frutas in natura e processadas em Rondônia: um estudo dos setores atacadista e varejista. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Os setores atacadista e varejista são os principais agentes no canal de distribuição de alimentos em todo o mundo. O atacado abrange distribuidores atacadistas, operadores logísticos e representantes, enquanto que o varejo inclui hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, frutarias, feiras livres, dentre outros. A distribuição de frutas, dada as suas características de perecibilidade, requer desses agentes uma atenção especial no processo de comercialização, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos que consomem. Em Rondônia, os atacadistas e varejistas adquirem as frutas que comercializam dentro do próprio estado e de outras regiões do país. Visando conhecer as características desses dois setores como canais de distribuição de frutas no Estado, realizou-se pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica de amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados semi-estruturado junto a operadores do atacado e do varejo de frutas. Os resultados obtidos indicam que os setores atacadista e varejista de frutas em Rondônia são razoavelmente estruturados, principalmente os varejistas de maior porte, por contar com fornecedores já definidos e por possuir uma estrutura logística bem delineada. Ainda que estes tenham demonstrado preferência em adquirir as frutas que comercializam diretamente dos produtores, acabam deixando de fazê-lo, por causa do não cumprimento dos acordos firmados e pela falta de regularidade da produção, principalmente no período de entressafra. MenosOs setores atacadista e varejista são os principais agentes no canal de distribuição de alimentos em todo o mundo. O atacado abrange distribuidores atacadistas, operadores logísticos e representantes, enquanto que o varejo inclui hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, frutarias, feiras livres, dentre outros. A distribuição de frutas, dada as suas características de perecibilidade, requer desses agentes uma atenção especial no processo de comercialização, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos que consomem. Em Rondônia, os atacadistas e varejistas adquirem as frutas que comercializam dentro do próprio estado e de outras regiões do país. Visando conhecer as características desses dois setores como canais de distribuição de frutas no Estado, realizou-se pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica de amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados semi-estruturado junto a operadores do atacado e do varejo de frutas. Os resultados obtidos indicam que os setores atacadista e varejista de frutas em Rondônia são razoavelmente estruturados, principalmente os varejistas de maior porte, por contar com fornecedores já definidos e por possuir uma estrutura logística bem delineada. Ainda que estes tenham demonstrado preferência em adquirir as frutas que comercializam diretamente dos produtores, acabam deixando de fazê-lo, por causa do não cumprimento dos acordos firmados e pel... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Atacado; Canal de distribuição; Distribuition channels; fruit culture; Retail; Rondônia; Sistema agroindustrial; Varejo; Wholesale. |
Thesagro: |
Economia Agrícola; Fruticultura; Mercado Atacadista; Mercado Varejista. |
Thesaurus NAL: |
Agricultural economics; Fruit growing; Retail marketing; Wholesale marketing. |
Categoria do assunto: |
-- E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/697851/1/212-.pdf
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Marc: |
LEADER 02800nam a2200325 a 4500 001 1697851 005 2024-08-12 008 2007 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aROSA NETO, C. 245 $aCaracterísticas do setor de distribuição de frutas in natura e processadas em Rondônia$bum estudo dos setores atacadista e varejista.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. 1 CD-ROM.$c2007 520 $aOs setores atacadista e varejista são os principais agentes no canal de distribuição de alimentos em todo o mundo. O atacado abrange distribuidores atacadistas, operadores logísticos e representantes, enquanto que o varejo inclui hipermercados, supermercados, lojas de conveniência, frutarias, feiras livres, dentre outros. A distribuição de frutas, dada as suas características de perecibilidade, requer desses agentes uma atenção especial no processo de comercialização, já que os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos produtos que consomem. Em Rondônia, os atacadistas e varejistas adquirem as frutas que comercializam dentro do próprio estado e de outras regiões do país. Visando conhecer as características desses dois setores como canais de distribuição de frutas no Estado, realizou-se pesquisa exploratória, utilizando-se a técnica de amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de instrumento de coleta de dados semi-estruturado junto a operadores do atacado e do varejo de frutas. Os resultados obtidos indicam que os setores atacadista e varejista de frutas em Rondônia são razoavelmente estruturados, principalmente os varejistas de maior porte, por contar com fornecedores já definidos e por possuir uma estrutura logística bem delineada. Ainda que estes tenham demonstrado preferência em adquirir as frutas que comercializam diretamente dos produtores, acabam deixando de fazê-lo, por causa do não cumprimento dos acordos firmados e pela falta de regularidade da produção, principalmente no período de entressafra. 650 $aAgricultural economics 650 $aFruit growing 650 $aRetail marketing 650 $aWholesale marketing 650 $aEconomia Agrícola 650 $aFruticultura 650 $aMercado Atacadista 650 $aMercado Varejista 653 $aAtacado 653 $aCanal de distribuição 653 $aDistribuition channels 653 $afruit culture 653 $aRetail 653 $aRondônia 653 $aSistema agroindustrial 653 $aVarejo 653 $aWholesale 700 1 $aALMEIDA, C. O. de
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Embrapa Rondônia (CPAF-RO) |
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