Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
24/07/2015 |
Data da última atualização: |
24/07/2015 |
Autoria: |
LEÃO, A. L. M. de S.; FRANCO, S. M.; COSTA, F. Z. da N.; OLIVEIRA, H. C. N. de. |
Afiliação: |
ANDRÉ LUIZ MARANHÃO DE SOUZA LEÃO, UFPE; SUÉLEN MATOZO FRANCO, UFPE; FLÁVIA ZIMMERLE DA NÓBREGA COSTA, UFPE; HENRIQUE CASSIANO NASCIMENTO DE OLIVEIRA, UFPE. |
Título: |
"E se colocar pimenta?": a construção empreendedora da Chilli Beans. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.55, n.2, p. 209-220, mar./abr. 2015. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Crescentemente, as marcas ocupam maior relevo no desempenho de mercado das empresas. A abordagem mais comum na teoria de gestão de marcas é de orientação estratégico-gerencial. No entanto, muitas marcas tornaram-se exitosas adotando uma lógica "não convencional", indicando uma construção empreendedora de marca, pautada, sobretudo, pela instituição, identificamos a Chilli Beans como uma marca que ilustra esse fenômeno. O objetivo do estudo foi identificar as práticas adotadas pelo empreendedor da marca para tomá-la exitosa. Para investigá-la, adotamos a narratologia como meio de reconstruir a história da marca. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e dados secundários. Os resultados revelam vários aspectos adotados nesse processo, os quais são compreendidos sob a perspectiva do marketing empreendedor. Assim, o estudo contribui para o entendimento desse fenômeno por chamar a atenção para aspectos pouco investigados no campo do marketing: uma abordagem empreendedora da gestão de marcas. |
Palavras-Chave: |
Chilli Beans; Empreendedorismo; Marca; Marketing empreendedor; Narratologia. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01690naa a2200217 a 4500 001 2020396 005 2015-07-24 008 2015 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aLEÃO, A. L. M. de S. 245 $a"E se colocar pimenta?"$ba construção empreendedora da Chilli Beans. 260 $c2015 520 $aCrescentemente, as marcas ocupam maior relevo no desempenho de mercado das empresas. A abordagem mais comum na teoria de gestão de marcas é de orientação estratégico-gerencial. No entanto, muitas marcas tornaram-se exitosas adotando uma lógica "não convencional", indicando uma construção empreendedora de marca, pautada, sobretudo, pela instituição, identificamos a Chilli Beans como uma marca que ilustra esse fenômeno. O objetivo do estudo foi identificar as práticas adotadas pelo empreendedor da marca para tomá-la exitosa. Para investigá-la, adotamos a narratologia como meio de reconstruir a história da marca. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e dados secundários. Os resultados revelam vários aspectos adotados nesse processo, os quais são compreendidos sob a perspectiva do marketing empreendedor. Assim, o estudo contribui para o entendimento desse fenômeno por chamar a atenção para aspectos pouco investigados no campo do marketing: uma abordagem empreendedora da gestão de marcas. 653 $aChilli Beans 653 $aEmpreendedorismo 653 $aMarca 653 $aMarketing empreendedor 653 $aNarratologia 700 1 $aFRANCO, S. M. 700 1 $aCOSTA, F. Z. da N. 700 1 $aOLIVEIRA, H. C. N. de 773 $tRevista de Administração de Empresas, São Paulo$gv.55, n.2, p. 209-220, mar./abr. 2015.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|