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Registros recuperados : 11 | |
4. | | AGUIAR, W. M. M.; NASCIMENTO, A. S. do; MIRANDA, S. H.; GUTIERREZ, A. de S. D.; ALMEIDA, G. B. Impacto na qualidade da Manga, Mangifera Indica, destinada ao mercado interno, infestada por moscas-das-frutas. In: CONFERÊNCIA, 3., 2012, Salvador. Defesa agropecuária responsabilidade compartilhada: Livro de resumos. Salvador: Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia; SEAGRI; ADAB, 2012. Documento eletrônico. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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5. | | AGUIAR, W. M. M.; SÁ, R. F.; OLIVEIRA, R. C.; BRANDÃO, M. H. T.; NASCIMENTO, A. S. do. Onze anos de monitoramento populacional de moscas-das-frutas no pólo fruticola do Vale do Rio Brumado, Ba. In: CONFERÊNCIA, 3., 2012, Salvador. Defesa agropecuária responsabilidade compartilhada: Livro de resumos. Salvador: Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia; SEAGRI; ADAB, 2012. Documento eletrônico. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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6. | | SÁ, R. F. de; AGUIAR, W. M. M.; BRANDÃO, M. H. da S. T.; CARVALHO, R. S. de; CASTELLANI, M. A.; NASCIMENTO, A. S. do; MALAVASI, A. Monitoramento larval de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) no pólo de fruticultura de Livramento de Nossa Senhora, BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008. Resumo ID: 1024-1. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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8. | | CASTELLANI, M. A.; NASCIMENTO, A.; SÁ, R. F. de; MOREIRA, A. A.; SILVA, V. E. da S. e; SAMPAIO, R.; AGUIAR, W. M. M.; MALAVASI, A.; PARANHOS, B. A. J.; BRAVO, I. S. J. Avanços nas pesquisas de TIE no Estado da Bahia. In: ENCONTRO ESTADUAL DO PROGRAMA DE CONTROLE DE MOSCAS-DAS- FRUTAS, 6., 2007, Porto Seguro. Anais... Porto Seguro: ADAB: UESB, 2007. 1 CD-ROM Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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9. | | NASCIMENTO, A. S. do; CASTELLANI, M. A.; RORIZ, A. K. P.; SOUZA, J. da S.; SÁ, R. F. de; AGUIAR, W. M. M.; MOREIRA, A. A.; PARANHOS, B. A. G.; BRAVO, I. S. J. Moscas-das- frutas, suas plantas hospedeiras e parasitoides no estado da Bahia. In: ZUCCHI, R. A.; MALAVASI, A.; ADAIME, R.; NAIVA, D. E. Moscas-das-frutas no Brasil: conhecimento básico e aplicado. Piracicaba: Fealq, 2023. v. 2, cap. 33, p. 87-101 Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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10. | | SÁ, R. F. de; AGUIAR, W. M. M.; MAIA, O.; CARVALHO, R. S. de; CASTELLANI, M. A.; SILVA, A. N. da; NASCIMENTO, A. S. do; MALAVASI, A.; VIDAL, Z.; MARINHO, C. F. Parasitismo natural em moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) no pólo de fruticultura de Livramento de Nossa Senhora, BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 22., 2008, Uberlândia. Ciência, tecnologia e inovação: anais... Uberlândia: Sociedade Entomológica do Brasil, 2008. Resumo ID: 1024-3. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
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11. | | NASCIMENTO, A. S.; AGUIAR, W.; SÁ, R. F. de; CARVALHO, R. S.; CASTELLANI, M. A.; MOREIRA, A. A.; SÃO JOSÉ, A. R.; WALDER, J. M. M.; SILVA, V. E. da S. e; MALAVASI, A.; PARANHOS, B. J. Técnica do inseto estéril (TIE): nova tecnologia para o controle de moscas-das-frutas no Brasil: projeto piloto Livramento de Nossa Senhora. Bahia Agrícola, Salvador, v. 8, n. 2, p. 53-57, nov. 2008. Biblioteca(s): Embrapa Mandioca e Fruticultura; Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 11 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
13/02/2020 |
Data da última atualização: |
14/05/2020 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
CASSIANO, E. B. M.; ABREU, U. G. P. de; AGUIAR, W. M. de. |
Afiliação: |
ELAINE BORGES MONTEIRO CASSIANO, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; WANDER MATOS DE AGUIAR, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. |
Título: |
Metodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
In: SÉRIE Educar - Matemática Tecnologia Educação Profissional. Editora Poison: Belo Horizonte, 2020. v. 34. Ebook. |
Páginas: |
p. 106-116. |
DOI: |
10.36229/978-65-86127-14-0.CAP.14 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. MenosO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no d... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Aprendizagem; Ensino Médio; Formação Profissional. |
Thesaurus NAL: |
Learning; Professional education. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/213040/1/Metodologia-para-avaliar-os-cursos-2020.pdf
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Marc: |
LEADER 02406naa a2200229 a 4500 001 2120224 005 2020-05-14 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.36229/978-65-86127-14-0.CAP.14$2DOI 100 1 $aCASSIANO, E. B. M. 245 $aMetodologia para avaliar os cursos técnicos da Rede Federal, com enfoque na sustentabilidade e com conexão aos indicadores da SETEC/MEC.$h[electronic resource] 260 $c2020 300 $ap. 106-116. 520 $aO presente artigo tem como objetivo desenvolver uma metodologia com o uso de um instrumento de avaliação, com ponto de vista da sustentabilidade e conexão com os indicadores da SETEC/MEC para os cursos técnicos. O ensino técnico federal no país começou em 1909, no governo de Nilo Peçanha, com o objetivo de habilitar os filhos dos desfavorecidos de fortuna com o indispensável preparo técnico e intelectual, a fim de que desenvolvessem hábitos de trabalho útil, que os afastaria da ociosidade ignorante e da escola do vício e do crime. E, na década de 1940, também foi de suma importância para a educação profissional brasileira, com o surgimento do Sistema S.A importância social do ensino profissional não diminuiu, ao contrário, nos dias de hoje para o mundo do trabalho se tornou fundamental, atualmente incluiu-se neste contexto a tecnologia, deixando a educação profissional de ser artesã, manual e transformando o modelo de ensinar com a introdução de tecnologias e a automação das escolas. O perfil do estudante também mudou, necessitando de uma base sólida de conhecimentos tecnológicos sem perder a essência das escolas de artífices a fim de avançar e se juntar às novas formas de agregar as empresas e acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, a metodologia para avaliar os cursos técnicos apoiará na evolução das instituições a fim de acompanhar e melhorar o desenvolvimento. Existe uma diferença entre o que a gestão faz e o que é percebido pelas pessoas que estão no dia a dia, fazendo o Ensino acontecer. 650 $aLearning 650 $aProfessional education 650 $aAprendizagem 650 $aEnsino Médio 650 $aFormação Profissional 700 1 $aABREU, U. G. P. de 700 1 $aAGUIAR, W. M. de 773 $tIn: SÉRIE Educar - Matemática Tecnologia Educação Profissional. Editora Poison: Belo Horizonte, 2020.$gv. 34. Ebook.
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