|
|
Registros recuperados : 155 | |
122. | | SIVIERO, A.; ABREU, L. S. de; MENDES, R.; GOMES, F. C. da R. O consumo de produtos agroecológicos no Acre. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Brasília, DF: Sober; Rio Branco: Ufac, 2008. 16 p. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Acre. |
| |
123. | | SIVIERO, A.; ABREU, L. S. de; MENDES, R.; GOMES, F. C. da R. O consumo de produtos agroecológicos no Acre. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 46., 2008, Rio Branco, AC. Amazônia, mudanças globais e agronegócios: o desenvolvimento em questão. Brasília, DF: Sober; Rio Brasnco, AC: UFAC, 2008. 1p. CD-ROM. Publicado como resumo no mesmo evento. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
126. | | SIRIEIX, L.; ABREU, L. S. de; WATANABE, M. A.; KLEDAL, P. R. Comparing organic urban consumers in developing and developed countries : First results in Brazil and France. In: AIEA INTERNATIONAL CONFERENCE, 2.; CONGRESS OF THE BRAZILIAN SOCIETY OF RURAL ECONOMY AND SOCIOLOGY, 46., 2007, Londrina. Knowledge, sustainability and bio-resources in the further development of agri-food systems. Londrina: Embrapa Soja, 2007. p.21-22. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
127. | | ABREU, L. S. de; LAMINE, C.; BELLON, S.; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G. O papel de cientistas e de lideranças do movimento social na construção da agroecologia no Brasil e na França. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 8, n. 2, 2013. Resumo 15075. Edição dos resumos do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Porto Alegre, 2013. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
128. | | LAMINE, C.; ABREU, L. S. de; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G.; BELLON, S.; AVENTURIER, P. The place of agroecology in the new dynamics within the agricultural World in Brazil and in France. In: WORLD CONGRESS OF RURAL SOCIOLOGY - The New Rural World: From Crisis to Opportunities, 13., 2012, Lisboa. [Proceedings...] Lisboa: International Rural Sociology Association, Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), 2012. n. WG38. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
129. | | WATANABE, M. A.; LUIZ, A. J. B.; ABREU, L. S. de. Preços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER, 2018. 11 p. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
131. | | ABREU, L. S. de; SOARES, J. P. G.; WATANABE, M. A. Síntese do panorama global da produção de alimentos orgânicos. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59.; ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM COOPERATIVISMO, 6., 2021, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: UnB, 2021. 6 p. SOBER 2021, EBPC 2021. Evento online. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
132. | | ALENCAR, M. de C. F.; AVENTURIER, P.; ABREU, L. S. de; BERNARDO, P. As relações mulher-terra na revista Agriculturas: análise temática e léxica. Cadernos de Agroecologia, Cruz Alta, v. 6, n. 2, resumo 11980, 2011. Edição dos resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, Fortaleza, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
134. | | ABREU, L. S. de; KLEDAL, P.; PETTAN, K.; RABELLO, F.; MENDES, S. C. Trajetória e situação atual da agricultura de base ecológica no Brasil e no estado de São Paulo. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 26, n. 1/3, p. 149-178, jan./dez. 2009. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente; Embrapa Unidades Centrais. |
| |
136. | | KNUDSEN, M. T.; YU-HUI, Q.; YAN, L.; ABREU, L. S. de; HALBERG, N.; LANGER, V. Transport is important in the carbon footprint of imported organic plant products. ICROFS News, Tjele, n. 2, p. 4-7, 2011. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
137. | | ABREU, L. S. de; MENDES, S. P. C.; KLEDAL, P. R.; SERIEIX, L.; PETTAN, K. Valores sócioculturais e econômicos: o consumo de alimentos agroecológicos feiras e supermercados na metrópole de Campinas (SP), Brasil. In: CONGRESO ALAS, 27., 2009, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: Asociación Latinoamericana de Sociologia, 2009. 1 CD-ROM. 9 p. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
138. | | PETTAN, K.; VALARINI, P. J.; CUNHA, L. M. da S.; KITAMURA, P. C.; ABREU, L. S. de. A informação nas redes agroecológicas no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4., 2006, Belo Horizonte. Construindo horizontes sustentáveis: anais. Belo Horizonte, CBA, 2006. p. 1-4. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
139. | | ABREU, L. S. de; BELLON, S.; BRANDENBURG, A.; OLLIVIER, G.; LAMINE, C.; DAROLT, M. R.; AVENTURIER, P. Controvérsias e relações entre agricultura orgânica e agroecologia. In: BRANDENBURG, A.; BILLAUD, J.; LAMINE, C. (Org.). Redes de agroecologias: experiências no Brasil e na França. Curitiba: Kairós Edições, 2015. p. 171-198. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
140. | | OELOFSE, M.; HOGH-JENSEN, H.; ABREU, L. S. de; ALMEIDA, G. F.; HUI, Q. Y.; SULTAN, T.; NEERGAARD, A. de. Certified organic agriculture in China and Brazil: Market accessibility and outcomes following adoption. Ecological Economics, v. 69, n. 9, p. 1785-1793, 2010. Biblioteca(s): Embrapa Meio Ambiente. |
| |
Registros recuperados : 155 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
01/02/2019 |
Data da última atualização: |
17/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
WATANABE, M. A.; LUIZ, A. J. B.; ABREU, L. S. de. |
Afiliação: |
MARIA AICO WATANABE, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA. |
Título: |
Preços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER, 2018. |
Páginas: |
11 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search for organically produced fruits and vegetables. In this search, consumers encounter obstacles such as higher prices and problems with the availability of organic products in the market. Farmers, who are concerned about intoxication risks or reducing production costs, are interested in organic production, but should be concerned about offering products at fair prices that are attractive to consumers. Free fairs (short circuit) and supermarkets (long circuit) are the most important suppliers of horticultural products. It is to be expected that the commercialization through the short circuit will, at the same time, satisfy the desire for a lower price for the consumer and greater profit for the producer. The objective of this work, part of a more complete investigation, was to raise the reality of the prices of these products, produced in an organic or conventional way and sold in fairs or supermarkets. The values practiced in two open fairs and in a supermarket located in the Barão Geraldo neighborhood, Campinas, State of São Paulo, Brazil, were compared. As main results, it was observed that in the supermarket the prices of organic products were always higher than the conventional ones, while at the fairs prices were more dependent on the product than the form of production. MenosResumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Circuito curto; Short circuit; Verduras. |
Thesagro: |
Comercialização; Feira; Fruta; Produção orgânica; Produto Hortigranjeiro. |
Thesaurus NAL: |
Commercialization; Food prices; fruits; marketing; Organic production; vegetables. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/191905/1/2018AA49.pdf
|
Marc: |
LEADER 03942nam a2200313 a 4500 001 2105340 005 2023-01-17 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aWATANABE, M. A. 245 $aPreços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER$c2018 300 $a11 p. 520 $aResumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search for organically produced fruits and vegetables. In this search, consumers encounter obstacles such as higher prices and problems with the availability of organic products in the market. Farmers, who are concerned about intoxication risks or reducing production costs, are interested in organic production, but should be concerned about offering products at fair prices that are attractive to consumers. Free fairs (short circuit) and supermarkets (long circuit) are the most important suppliers of horticultural products. It is to be expected that the commercialization through the short circuit will, at the same time, satisfy the desire for a lower price for the consumer and greater profit for the producer. The objective of this work, part of a more complete investigation, was to raise the reality of the prices of these products, produced in an organic or conventional way and sold in fairs or supermarkets. The values practiced in two open fairs and in a supermarket located in the Barão Geraldo neighborhood, Campinas, State of São Paulo, Brazil, were compared. As main results, it was observed that in the supermarket the prices of organic products were always higher than the conventional ones, while at the fairs prices were more dependent on the product than the form of production. 650 $aCommercialization 650 $aFood prices 650 $afruits 650 $amarketing 650 $aOrganic production 650 $avegetables 650 $aComercialização 650 $aFeira 650 $aFruta 650 $aProdução orgânica 650 $aProduto Hortigranjeiro 653 $aCircuito curto 653 $aShort circuit 653 $aVerduras 700 1 $aLUIZ, A. J. B. 700 1 $aABREU, L. S. de
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|