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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
21/12/2020 |
Data da última atualização: |
10/06/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
HÄRTER, A.; SILVA, S. D. dos A. e; VERISSIMO, M. A. A.; ANTUNES, W. R.; LEMÕES, L. S.; MASCARENHAS, L. S.; BESPALHOK FILHO, C. J.; OLIVEIRA, R. A. de. |
Afiliação: |
ADÍLSON HÄRTER, Federal University of Parana; SERGIO DELMAR DOS ANJOS E SILVA, CPACT; MARIO ALVARO ALOISIO VERISSIMO, Federal University of Parana; WILLIAM RODRIGUES ANTUNES, Federal University of Pelotas; LUCAS SILVA LEMÕES, Federal University of Pelotas; LUIZE SILVA MASCARENHAS, Federal University of Pelotas; JOÃO CARLOS BESPALHOK FILHO, Federal University of Parana; RICARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA, Federal University of Parana. |
Título: |
Cold tolerance in sugarcane progenies under natural stress. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Sugar Tech, v. 23, p. 508-518, May-June 2021. |
ISSN: |
0972-1525 |
DOI: |
10.1007/s12355-020-00912-0 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
Cold stress reduces crop yields and quality, limiting agricultural expansion. The objective of this study was to evaluate cold tolerance in sugarcane (Saccharum spp.) progenies based on physiological and biometric characteristics under natural cold stress. The experiment was carried out at a station of the Temperate Climate Research Center, of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), in Pelotas, Rio Grande do Sul, where 21 full-sib sugarcane progenies were evaluated in an incomplete block design with six replications. Physiological and biometric characteristics were measured after frost events to determine cold tolerance. The components of variance, genetic parameters and correlations were estimated using mixed models (REML/BLUP). The meteorological data recorded on-site showed the occurrence of 13 frost events (0 C) and a minimum temperature of - 2.9 C. Genetic variability for cold tolerance was detected between and within progenies. Narrow-sense heritability was moderate for chlorophyll content (0.23), leaf damage (0.26), stalk damage (0.19) and total soluble solids content (0.44), while heritability at the progeny level was high for all traits ([0.57). The genotypic values for cold tolerance and yield potential were highest in the progenies RB996962 9 RB016916, RB016916 9 RB996962, RB867515 9 RB92579 and RB106802 9 RB036088. |
Thesagro: |
Cana de Açúcar; Frio. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Embrapa Clima Temperado (CPACT) |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
06/06/2006 |
Data da última atualização: |
06/10/2008 |
Autoria: |
HAMMES, V. S. (Ed.). |
Afiliação: |
Embrapa Meio Ambiente. |
Título: |
Ver - percepção do diagnóstico ambiental. |
Ano de publicação: |
2004 |
Fonte/Imprenta: |
São Paulo: Globo, 2004. |
Volume: |
v.3 |
Páginas: |
228p. il. |
Série: |
(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 3). |
ISBN: |
852503877-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Meio físico: clima; atmosfera e energia - climas no mundo - a importância das águas superficiais e subterrâneas no diagnóstico ambiental - solos: conceitos, origens, caracterização e capacidade de suporte. Meio biológico: valor da biodiversidade - visão geral sobre ecossistema - capacidade de suporte - polinização e dispersão de sementes - biodiversidade: a fauna - hábitos alimentares - a observação de aves - fragmentação de ecossistemas - preservação e conservação - serviços vegetais prestados pela cobertura vegetal - microrganismos e sua importância no ecossistema - transgênicos. Meio antrópico: diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico - a extensão rural na sustentabilidade dos ecossistemas produtivos rurais - a dominância das capoeiras na paisagem agrícola da Amazônia - as árvores no ambienta urbano - agroecologia, construindo uma agricultura sustentável - diagnóstico da propriedade - população e meio ambiente: qualidade de vida e conservação ambiental - o lixo em nossa vida - resíduos urbanos, uma abordagem sistêmica - resíduos industriais - resíduos perigosos. Atividades pedagógicas: trilhas de interpretaçao da natureza - na trilha da árvore - como investigar o ambiente próximo - como investigar o solo - ciclo hidrológico e qualidade da água - estudo ecológico do manguezal - estudo ecológico de uma praia arenosa - estudo ecológico do costão rochoso - como investigar o plâncton - microrganismos - como investigar o lixo. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável; Água; Clima; Desenvolvimento Sustentável; Ecossistema; Educação Ambiental; Fauna; Flora; Microrganismo; Recurso Natural; Solo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02256nam a2200277 a 4500 001 1012880 005 2008-10-06 008 2004 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a852503877-6 100 1 $aHAMMES, V. S. (Ed.). 245 $aVer - percepção do diagnóstico ambiental. 260 $aSão Paulo: Globo$c2004 300 $a228p. il. v.3 490 $a(Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, 3).$vv.3 520 $aMeio físico: clima; atmosfera e energia - climas no mundo - a importância das águas superficiais e subterrâneas no diagnóstico ambiental - solos: conceitos, origens, caracterização e capacidade de suporte. Meio biológico: valor da biodiversidade - visão geral sobre ecossistema - capacidade de suporte - polinização e dispersão de sementes - biodiversidade: a fauna - hábitos alimentares - a observação de aves - fragmentação de ecossistemas - preservação e conservação - serviços vegetais prestados pela cobertura vegetal - microrganismos e sua importância no ecossistema - transgênicos. Meio antrópico: diversidade e complexidade de uso do espaço geográfico - a extensão rural na sustentabilidade dos ecossistemas produtivos rurais - a dominância das capoeiras na paisagem agrícola da Amazônia - as árvores no ambienta urbano - agroecologia, construindo uma agricultura sustentável - diagnóstico da propriedade - população e meio ambiente: qualidade de vida e conservação ambiental - o lixo em nossa vida - resíduos urbanos, uma abordagem sistêmica - resíduos industriais - resíduos perigosos. Atividades pedagógicas: trilhas de interpretaçao da natureza - na trilha da árvore - como investigar o ambiente próximo - como investigar o solo - ciclo hidrológico e qualidade da água - estudo ecológico do manguezal - estudo ecológico de uma praia arenosa - estudo ecológico do costão rochoso - como investigar o plâncton - microrganismos - como investigar o lixo. 650 $aAgricultura Sustentável 650 $aÁgua 650 $aClima 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEcossistema 650 $aEducação Ambiental 650 $aFauna 650 $aFlora 650 $aMicrorganismo 650 $aRecurso Natural 650 $aSolo
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Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) |
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