|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre. |
Data corrente: |
02/09/2014 |
Data da última atualização: |
06/07/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SANTOS, R. S.; PEREIRA, L. M. de S.; MARQUES, F. de M.; COSTA, N. C. F. da; OLIVEIRA, P. S. de. |
Afiliação: |
RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Luciana Maira de Sales Pereira, Universidade Federal do Acre; Francicléia de Melo Marques, União Educacional do Norte; Nayara Cristina Ferreira da Costa, União Educacional do Norte; Patrícia Soares de Oliveira, União Educacional do Norte. |
Título: |
Perfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 8, n. 2, p.293-303, 2014. |
ISSN: |
1982-7199 |
DOI: |
10.14244/19827199892 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. |
Palavras-Chave: |
Ciências Biológicas; Docência; Teaching. |
Thesagro: |
Educação. |
Thesaurus Nal: |
Biological Sciences; Education. |
Categoria do assunto: |
S Ciências Biológicas |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/160319/1/25168.pdf
|
Marc: |
LEADER 02229naa a2200265 a 4500 001 1993934 005 2021-07-06 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1982-7199 024 7 $a10.14244/19827199892$2DOI 100 1 $aSANTOS, R. S. 245 $aPerfil socioeconômico e expectativa docente de ingressantes no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.$h[electronic resource] 260 $c2014 520 $aA opção dos estudantes por um curso de graduação em licenciatura envolve vários fatores. Porém, muitas vezes, os jovens não estão preparados para esta escolha, gerando frustrações e desistências. Desta forma, este trabalho objetivou traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição privada de Ensino Superior, localizada no município de Rio Branco, Acre, Brasil. Foram distribuídos questionários estruturados aos estudantes, contendo perguntas fechadas e abertas, a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Concluiu-se que o perfil dos estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, em sua maioria, composto por mulheres, alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino, são de classe média baixa e filhos de pais com baixo nível de escolaridade. A docência é preterida por aproximadamente metade destes estudantes, os quais relataram que não possuem as características necessárias para lecionarem. Em relação aos que pretendem lecionar, quase a totalidade dos estudantes gostariam de ministrar aulas no Ensino Superior em vez de lecionar nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. 650 $aBiological Sciences 650 $aEducation 650 $aEducação 653 $aCiências Biológicas 653 $aDocência 653 $aTeaching 700 1 $aPEREIRA, L. M. de S. 700 1 $aMARQUES, F. de M. 700 1 $aCOSTA, N. C. F. da 700 1 $aOLIVEIRA, P. S. de 773 $tRevista Eletrônica de Educação, São Carlos$gv. 8, n. 2, p.293-303, 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Acre (CPAF-AC) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Clima Temperado. |
Data corrente: |
05/03/2024 |
Data da última atualização: |
05/03/2024 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SOUZA, V. F. de; WOLTER, D. D.; FERREIRA, J. K.; AZEVEDO, F. Q.; EMYGDIO, B. M.; PEREIRA, A. da S. |
Afiliação: |
VINÍCIUS FLORES DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; DAIANA DÖRING WOLTER; JULIANE KLETKE FERREIRA; FERNANDA QUINTANILHA AZEVEDO, CPACT; BEATRIZ MARTI EMYGDIO, CPACT; ARIONE DA SILVA PEREIRA, CPACT. |
Título: |
Aptidão de uso de clones de batata. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMANA INTEGRADA UFPEL, 9.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 32., 2023, Pelotas. Anais [eletrônicos...]. Pelotas: UFPEL, 2023. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi caracterizar genótipos de batata quanto à aptidão de uso, através da avaliação de matéria seca e cor de chips. |
Palavras-Chave: |
Aptidão de uso. |
Thesagro: |
Batata; Melhoramento Genético Vegetal; Melhoramento Vegetal; Solanum Tuberosum. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1162574/1/CA-05248.pdf
|
Marc: |
LEADER 00877nam a2200229 a 4500 001 2162574 005 2024-03-05 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, V. F. de 245 $aAptidão de uso de clones de batata.$h[electronic resource] 260 $aIn: SEMANA INTEGRADA UFPEL, 9.; CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 32., 2023, Pelotas. Anais [eletrônicos...]. Pelotas: UFPEL$c2023 520 $aO objetivo deste trabalho foi caracterizar genótipos de batata quanto à aptidão de uso, através da avaliação de matéria seca e cor de chips. 650 $aBatata 650 $aMelhoramento Genético Vegetal 650 $aMelhoramento Vegetal 650 $aSolanum Tuberosum 653 $aAptidão de uso 700 1 $aWOLTER, D. D. 700 1 $aFERREIRA, J. K. 700 1 $aAZEVEDO, F. Q. 700 1 $aEMYGDIO, B. M. 700 1 $aPEREIRA, A. da S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Clima Temperado (CPACT) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|