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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agropecuária Oeste. |
Data corrente: |
11/11/2014 |
Data da última atualização: |
11/11/2014 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CRUZ, D. S. da; ALVES, M. E. dos S.; PALHARINI1, W. G.; SANTOS, S. A. dos; MARSCHALL, I. R.; MARQUES, R. F.; CONCENCO, G.; CECCON, G.; TOMAZI, M. |
Afiliação: |
DARLAN SERGIO DA CRUZ, GRADUANDO EM AGRONOMIA – FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS; MAXWELL ELIÉZER DOS SANTOS ALVES, GRADUANDO EM AGRONOMIA – FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS; WAGGNER GOMES PALHARINI, RADUANDO EM AGRONOMIA – FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS; SABRINA ALVES DOS SANTOS, GRADUANDO EM BIOLOGIA - UNIGRAN; ILCE ROJAS MARSCHALL, GRADUANDO EM AGRONOMIA – FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS; RODOLPHO FREIRE MARQUES, DOUTORANDO EM AGRONOMIA – UFGD; GERMANI CONCENCO, CPAO; GESSI CECCON, CPAO; MICHELY TOMAZI, CPAO. |
Título: |
Alterações no banco de sementes de plantas daninhas em áreas diversificadas em função do tipo e duração do manejo. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA DE INICIAÇÃO À PESQUISA DA EMBRAPA, 2014, Dourados. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2014. 1 CD-ROM; JIPE 2014. |
ISBN: |
978-85-7035-366-5 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Planta daninha. |
Thesagro: |
Semente. |
Categoria do assunto: |
A Sistemas de Cultivo |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/111336/1/alteracoes-darlan.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agropecuária Oeste (CPAO) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Algodão. |
Data corrente: |
13/03/2023 |
Data da última atualização: |
03/04/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CASTRO, M. F. de; NOYA, E. de C.; FIGUEIROA, J. G.; COSTA, J. A. F.; DIESEL, V. |
Afiliação: |
MAVIAEL FONSECA DE CASTRO, UFSM; ELIANE DE CARVALHO NOYA, IPA; JOSÉ GOUVEIA FIGUEIROA, CNPS - REC; JAMERSON ANTÔNIO FERREIRA COSTA; VIVIAN DIESEL, UFSM. |
Título: |
Estudo dirigido (ED) - uma abordagem integradora na prática extensionista. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM. |
Páginas: |
16 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Apesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponíveis, principalmente da Minibiblioteca Embrapa, que está sendo distribuída na Zona da Mata através da parceria Embrapa, PROMATA, NAF e Secretaria de Educação do Estado, e da Arca das Letras do MDA. MenosApesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponív... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agricultural administration; Agricultural economy; Mata Sul de Pernambuco; Metodologia participativa; Rural extension. |
Thesagro: |
Administração Agrícola; Agricultura; Economia Agrícola; Extensão Rural; Sociologia Rural. |
Thesaurus NAL: |
Agriculture; Rural sociology. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1152287/1/ESTUDO-DIRIGIDO-EXTENSIONISTA.odt
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Marc: |
LEADER 02898nam a2200313 a 4500 001 2152287 005 2023-04-03 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCASTRO, M. F. de 245 $aEstudo dirigido (ED) - uma abordagem integradora na prática extensionista.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. 1 CD-ROM.$c2010 300 $a16 p. 520 $aApesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponíveis, principalmente da Minibiblioteca Embrapa, que está sendo distribuída na Zona da Mata através da parceria Embrapa, PROMATA, NAF e Secretaria de Educação do Estado, e da Arca das Letras do MDA. 650 $aAgriculture 650 $aRural sociology 650 $aAdministração Agrícola 650 $aAgricultura 650 $aEconomia Agrícola 650 $aExtensão Rural 650 $aSociologia Rural 653 $aAgricultural administration 653 $aAgricultural economy 653 $aMata Sul de Pernambuco 653 $aMetodologia participativa 653 $aRural extension 700 1 $aNOYA, E. de C. 700 1 $aFIGUEIROA, J. G. 700 1 $aCOSTA, J. A. F. 700 1 $aDIESEL, V.
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Embrapa Algodão (CNPA) |
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