Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
15/07/2024 |
Data da última atualização: |
15/07/2024 |
Autoria: |
FARIAS, J. L. de S. |
Afiliação: |
JORGE LUIS DE SALES FARIAS, CNPC. |
Título: |
Um estudo sobre as estratégias de comercialização dos agricultores familiares produtores de pequenos ruminantes no Sertão dos Inhamuns - CE. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
2023. |
Páginas: |
272 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Orientador: Sergio Schneider. |
Conteúdo: |
Resumo: Esta Tese teve como objetivo analisar as estratégias de comercialização e sua contribuição no processo de reprodução social e econômica dos agricultores familiares produtores de caprinos e ovinos no Sertão dos Inhamuns (CE). A pesquisa compreendeu as relações dos agricultores com os mercados a partir de conceitos e fundamentos teóricos da Sociologia Econômica, da abordagem institucionalista de Polanyi, da Economia Institucional Original e das contribuições de Ploeg sobre o processo de mercantilização. Essa abordagem permitiu interpretar os mercados como instituições sociais que foram configuradas pelos agricultores e que reconfiguraram a participação desses atores nos mercados. A metodologia utilizada apresentou natureza mista, com delineamento por meio de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Os procedimentos e técnicas de coleta de dados se deram por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que foi realizada nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá, no período de janeiro a maio de 2022, com 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente. Os resultados demonstraram um processo de mercantilização caracterizado como heterogêneo e desigual. Na interação com os mercados, as instituições foram emuladas e desenvolvidas por meio de ações econômicas que variaram entre a resignação às regras impostas e a busca pelo controle das atividades em situação de mercados. Evidenciou-se uma diversidade de canais de comercialização utilizados na distribuição das mercadorias, com diferente alcance espacial. Essa diversidade permitiu a identificação das relações dos agricultores com os mercados de proximidade, territoriais, institucionais e convencionais. Apesar dessa diversidade, identificou-se uma intensa relação com canais que limitaram o controle dos agricultores nos mercados. Em face a esses constrangimentos, os agricultores desenvolveram iniciativas de fortalecimento da autonomia em mercados, marcadas por uma intensa sociabilidade e com a seleção das instituições de confiança, preço e segurança, compreendidas como favoráveis à regulação da participação nos mercados. E, finalmente, os agricultores que utilizaram a estratégia de diversificação apresentaram maior controle das atividades mercantis, manifestando um processo de coexistência entre distintas instituições que permitiram a manutenção da produção e reprodução das unidades familiares. Abstract: This Thesis aimed to analyze marketing strategies and their contribution to the social and economic reproduction process of family farmers who produce goats and sheep in the Sertão dos Inhamuns region of Ceará, Brazil. The research encompassed the farmers’ relationships with markets based on concepts and theoretical foundations of Economic Sociology, Polanyi’s institutionalist approach, Original Institutional Economics, and Ploeg’s contributions regarding the process of commodification. This approach allowed interpreting markets as social institutions that were shaped by farmers and reshaped the participation of these actors in the markets. The methodology used was mixed methods research, with a design involving exploratory, descriptive, and explanatory research. Data collection procedures and techniques involved bibliographic research, documentary analysis, and field research conducted in the municipalities of Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis, and Tauá, between January and May 2022, with 158 goat and 329 sheep producers. The results demonstrated a process of commodification characterized as heterogeneous and unequal. In this interaction with markets, institutions were emulated and developed through economic actions that ranged from resigning to imposed rules to seeking control of activities in market situations. A variety of marketing channels used for goods distribution were identified, with different spatial reach. This diversity allowed the identification of farmers’ relationships with proximity, territorial, institutional, and conventional markets. Despite this diversity, an intense relationship with channels limiting farmers’ control in markets was identified. Faced with these constraints, farmers developed initiatives to strengthen autonomy in markets, marked by intense sociability and the selection of trusted institutions based on price, security, and trustworthiness, seen as favorable in regulating market participation. Finally, farmers who utilized diversification strategies exhibited greater control over commercial activities, demonstrating a coexistence of distinct institutions enabling the maintenance of the production and reproduction of family units. MenosResumo: Esta Tese teve como objetivo analisar as estratégias de comercialização e sua contribuição no processo de reprodução social e econômica dos agricultores familiares produtores de caprinos e ovinos no Sertão dos Inhamuns (CE). A pesquisa compreendeu as relações dos agricultores com os mercados a partir de conceitos e fundamentos teóricos da Sociologia Econômica, da abordagem institucionalista de Polanyi, da Economia Institucional Original e das contribuições de Ploeg sobre o processo de mercantilização. Essa abordagem permitiu interpretar os mercados como instituições sociais que foram configuradas pelos agricultores e que reconfiguraram a participação desses atores nos mercados. A metodologia utilizada apresentou natureza mista, com delineamento por meio de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Os procedimentos e técnicas de coleta de dados se deram por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que foi realizada nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá, no período de janeiro a maio de 2022, com 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente. Os resultados demonstraram um processo de mercantilização caracterizado como heterogêneo e desigual. Na interação com os mercados, as instituições foram emuladas e desenvolvidas por meio de ações econômicas que variaram entre a resignação às regras impostas e a busca pelo controle das atividades em situação de mercados. Evidenciou-se uma diversidade de canais de comerc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agri-food markets; Canais de comercialização; Diversidade; Family farming; Family livestock; Mercados agroalimentares; Semiárido; Smallholders. |
Thesagro: |
Agricultura Familiar; Caatinga; Caprinocultura; Comercialização; Desenvolvimento Rural; Ovinocultura; Pecuária. |
Thesaurus Nal: |
Brazil; Goats; Marketing channels; Rural development; Semiarid zones; Sheep; Small farms; Small ruminants. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
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Essa abordagem permitiu interpretar os mercados como instituições sociais que foram configuradas pelos agricultores e que reconfiguraram a participação desses atores nos mercados. A metodologia utilizada apresentou natureza mista, com delineamento por meio de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Os procedimentos e técnicas de coleta de dados se deram por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, que foi realizada nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis e Tauá, no período de janeiro a maio de 2022, com 158 e 329 produtores de caprinos e ovinos, respectivamente. Os resultados demonstraram um processo de mercantilização caracterizado como heterogêneo e desigual. Na interação com os mercados, as instituições foram emuladas e desenvolvidas por meio de ações econômicas que variaram entre a resignação às regras impostas e a busca pelo controle das atividades em situação de mercados. Evidenciou-se uma diversidade de canais de comercialização utilizados na distribuição das mercadorias, com diferente alcance espacial. Essa diversidade permitiu a identificação das relações dos agricultores com os mercados de proximidade, territoriais, institucionais e convencionais. Apesar dessa diversidade, identificou-se uma intensa relação com canais que limitaram o controle dos agricultores nos mercados. Em face a esses constrangimentos, os agricultores desenvolveram iniciativas de fortalecimento da autonomia em mercados, marcadas por uma intensa sociabilidade e com a seleção das instituições de confiança, preço e segurança, compreendidas como favoráveis à regulação da participação nos mercados. E, finalmente, os agricultores que utilizaram a estratégia de diversificação apresentaram maior controle das atividades mercantis, manifestando um processo de coexistência entre distintas instituições que permitiram a manutenção da produção e reprodução das unidades familiares. Abstract: This Thesis aimed to analyze marketing strategies and their contribution to the social and economic reproduction process of family farmers who produce goats and sheep in the Sertão dos Inhamuns region of Ceará, Brazil. The research encompassed the farmers’ relationships with markets based on concepts and theoretical foundations of Economic Sociology, Polanyi’s institutionalist approach, Original Institutional Economics, and Ploeg’s contributions regarding the process of commodification. This approach allowed interpreting markets as social institutions that were shaped by farmers and reshaped the participation of these actors in the markets. The methodology used was mixed methods research, with a design involving exploratory, descriptive, and explanatory research. Data collection procedures and techniques involved bibliographic research, documentary analysis, and field research conducted in the municipalities of Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis, and Tauá, between January and May 2022, with 158 goat and 329 sheep producers. The results demonstrated a process of commodification characterized as heterogeneous and unequal. In this interaction with markets, institutions were emulated and developed through economic actions that ranged from resigning to imposed rules to seeking control of activities in market situations. A variety of marketing channels used for goods distribution were identified, with different spatial reach. This diversity allowed the identification of farmers’ relationships with proximity, territorial, institutional, and conventional markets. Despite this diversity, an intense relationship with channels limiting farmers’ control in markets was identified. Faced with these constraints, farmers developed initiatives to strengthen autonomy in markets, marked by intense sociability and the selection of trusted institutions based on price, security, and trustworthiness, seen as favorable in regulating market participation. Finally, farmers who utilized diversification strategies exhibited greater control over commercial activities, demonstrating a coexistence of distinct institutions enabling the maintenance of the production and reproduction of family units. 650 $aBrazil 650 $aGoats 650 $aMarketing channels 650 $aRural development 650 $aSemiarid zones 650 $aSheep 650 $aSmall farms 650 $aSmall ruminants 650 $aAgricultura Familiar 650 $aCaatinga 650 $aCaprinocultura 650 $aComercialização 650 $aDesenvolvimento Rural 650 $aOvinocultura 650 $aPecuária 653 $aAgri-food markets 653 $aCanais de comercialização 653 $aDiversidade 653 $aFamily farming 653 $aFamily livestock 653 $aMercados agroalimentares 653 $aSemiárido 653 $aSmallholders
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