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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Solos; Embrapa Solos / UEP-Recife. |
Data corrente: |
22/11/2002 |
Data da última atualização: |
22/11/2002 |
Autoria: |
DUDAL, R. |
Título: |
Definitions of soil units for the soil map of the world. |
Ano de publicação: |
1968 |
Fonte/Imprenta: |
Rome: FAO / Unesco, 1968. |
Páginas: |
72p. |
Série: |
(FAO. World Soil Resources Reports, 33). |
Idioma: |
Inglês |
Notas: |
Soil map of the world FAO/Unesco Project. |
Conteúdo: |
List of soil units; Nomeclature and correlation; Definitions of soil units; Definitions of soil horizon designations; Definitions of diagnostic horizons; Definitions of textural and slope classes; Definitions of phases; Key to the soil units. |
Palavras-Chave: |
Description; Diagnosis; Mapeamento; Mapping; Nomenclature; Unidade. |
Thesagro: |
Diagnostico; Nomenclatura; Solo. |
Thesaurus Nal: |
soil. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Solos (CNPS) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
15/03/2011 |
Data da última atualização: |
21/08/2017 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
MIRANDA, G. A.; MATRANGOLO, W. J. R.; MOREIRA, J. A. A.; REZENDE, M. Q. de. |
Afiliação: |
GABRIEL AVELAR MIRANDA, BOLSISTA; WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; JOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPMS; MARILIA QUEIROZ DE REZENDE, UNIFEMM. |
Título: |
Utilização de um simulador de erosão como ferramenta de educação ambiental. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2010. |
Páginas: |
36 p. |
Série: |
(Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 116). |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessárias na construção da nova civilização sustentável. O modelo de Estado mínimo estimulou a participação popular, que se organiza em grupos para suprir carências coletivas. Entre as mais disseminadas estão aquelas que promovem ações voltadas à temática ambiental. As demandas impostas pela legislação ambiental também vêm exigindo de todos conhecimentos correlatos à área. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade (SILVERSTONE, 1994). A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõem relações que podem ser melhor compreendidas se consideradas sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizado em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como por produtores semianalfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até por pessoas com níveis mais altos de escolaridade. MenosA popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessárias na construção da nova civilização sustentável. O modelo de Estado mínimo estimulou a participação popular, que se organiza em grupos para suprir carências coletivas. Entre as mais disseminadas estão aquelas que promovem ações voltadas à temática ambiental. As demandas impostas pela legislação ambiental também vêm exigindo de todos conhecimentos correlatos à área. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade (SILVERSTONE, 1994). A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõem relações que podem ser melhor compreendidas se consideradas sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizado em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como por produtores semianalfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até ... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Conservação do solo; Erosão; Meio ambiente. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29533/1/doc-116.pdf
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Marc: |
LEADER 02244nam a2200205 a 4500 001 1880854 005 2017-08-21 008 2010 bl uuuu u0uu1 u #d 100 1 $aMIRANDA, G. A. 245 $aUtilização de um simulador de erosão como ferramenta de educação ambiental.$h[electronic resource] 260 $aSete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo$c2010 300 $a36 p. 490 $a(Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 116). 520 $aA popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessárias na construção da nova civilização sustentável. O modelo de Estado mínimo estimulou a participação popular, que se organiza em grupos para suprir carências coletivas. Entre as mais disseminadas estão aquelas que promovem ações voltadas à temática ambiental. As demandas impostas pela legislação ambiental também vêm exigindo de todos conhecimentos correlatos à área. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade (SILVERSTONE, 1994). A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõem relações que podem ser melhor compreendidas se consideradas sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizado em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como por produtores semianalfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até por pessoas com níveis mais altos de escolaridade. 650 $aConservação do solo 650 $aErosão 650 $aMeio ambiente 700 1 $aMATRANGOLO, W. J. R. 700 1 $aMOREIRA, J. A. A. 700 1 $aREZENDE, M. Q. de
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