|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
02/12/2008 |
Data da última atualização: |
11/01/2009 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
JUNGHANS, T. G.; CALDAS, C. dos S.; SIMÕES, K. da S.; SOUZA, A. da S.; ANDRADE, S. R. M. de. |
Afiliação: |
Tatiana Góes Junghans, CNPMF; Celma dos Santos Caldas, UFRB; Karine da Silva Simões, UFRB; Antônio da Silva Souza, CNPMF; Solange Rocha Monteiro de Andrade, CPAC. |
Título: |
Estabelecimento in vitro de ápices caulinares provenientes de plantas adultas de Passiflora alata Curtis visando limpeza clonal. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A espécie Passiflora alata Curtis, conhecida popularmente como maracujá doce apresenta importância econômica para consumo in natura. Uma vez caracterizado a importância de uma planta, seja pela produtividade ou pelo vigor é interessante que essa característica possa ser reproduzida por cruzamentos ou então mantida por técnicas de propagação vegetativa ou por micropropagação. A cultura de ápices caulinares é utilizada como uma estratégia para o estabelecimento de estoques de plantas matrizes livres de vírus e também para eliminar algumas doenças provocadas por fungos e bactérias (TORRES et al., 1998). Este trabalho teve como objetivo o estabelecimento in vitro de ápices caulinares provenientes de maracujazeiro adulto de P. alata, visando limpeza clonal de genótipos superiores. |
Thesagro: |
Cultura de Tecido; Micropropagação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01644naa a2200193 a 4500 001 1655207 005 2009-01-11 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aJUNGHANS, T. G. 245 $aEstabelecimento in vitro de ápices caulinares provenientes de plantas adultas de Passiflora alata Curtis visando limpeza clonal. 260 $c2008 520 $aA espécie Passiflora alata Curtis, conhecida popularmente como maracujá doce apresenta importância econômica para consumo in natura. Uma vez caracterizado a importância de uma planta, seja pela produtividade ou pelo vigor é interessante que essa característica possa ser reproduzida por cruzamentos ou então mantida por técnicas de propagação vegetativa ou por micropropagação. A cultura de ápices caulinares é utilizada como uma estratégia para o estabelecimento de estoques de plantas matrizes livres de vírus e também para eliminar algumas doenças provocadas por fungos e bactérias (TORRES et al., 1998). Este trabalho teve como objetivo o estabelecimento in vitro de ápices caulinares provenientes de maracujazeiro adulto de P. alata, visando limpeza clonal de genótipos superiores. 650 $aCultura de Tecido 650 $aMicropropagação 700 1 $aCALDAS, C. dos S. 700 1 $aSIMÕES, K. da S. 700 1 $aSOUZA, A. da S. 700 1 $aANDRADE, S. R. M. de 773 $tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 20.; ANNUAL MEETING OF THE INTERAMERICAN SOCIETY FOR TROPICAL HORTICULTURE, 54., 2008, Vitória. Frutas para todos: estratégias, tecnologias e visão sustentável: anais. Vitória: INCAPER: Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2008.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Mandioca e Fruticultura. Para informações adicionais entre em contato com cnpmf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
15/12/2009 |
Data da última atualização: |
26/01/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
GUERREIRO, M. S. S.; CARDOSO, C. E. L.; CARVALHO, J. E. B. de; ALVES, C. V. O. |
Afiliação: |
Mariana Sampaio Silva Guerreiro, FAMAM; Carlos Estevão Leite Cardoso, CNPMF; José Eduardo Borges de Carvalho, CNPMF; Carlos Vítor Oliveira Alves, UFRB. |
Título: |
Frutas selecta Brasil: um estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. MenosA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do
trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta B... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Produção Integrada de Frutas; Selecta Brasil. |
Thesagro: |
Mercado. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02772naa a2200193 a 4500 001 1656423 005 2010-01-26 008 2009 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aGUERREIRO, M. S. S. 245 $aFrutas selecta Brasil$bum estudo exploratório da percepção do consumidor na cidade de Salvador (BA). 260 $c2009 520 $aA Produção Integrada de Frutas é um processo produtivo que prioriza, dentre outros aspectos, produzir alimentos com elevado nível de qualidade. Para tanto, tal processo utiliza-se de boas técnicas agrícolas que possibilite a produção de produtos sem causar danos ao meio ambiente e que promova a redução dos custos de produção. Contudo, apesar da relevância da Produção Integrada (PI) na produção de produtos seguros e saudáveis, esse processo produtivo é praticamente desconhecido dos consumidores finais e do setor de varejo, o que bloqueia o crescimento da demanda e dificulta a identificação dos produtos nos pontos de venda. Nesse sentido, buscou-se realizar uma campanha de divulgação e promoção da frutas provenientes da PI junto ao consumidor baiano (na cidade de Salvador, capital do Estado da Bahia). Paralelo a campanha, foi desenvolvido o presente estudo, que objetivou avaliar, de maneira exploratória, qual a percepção dos consumidores em relação aos seguintes aspectos: qualidade das frutas Selecta Brasil, predisposição dos consumidores para pagar maior preço, importância dada à informação de alimento seguro (certificado pelo governo), de origem conhecida, com quantidades mínimas de agrotóxicos, de baixo impacto ambiental e para a saúde do trabalhador. Avaliaram-se também quais são os atributos considerados no momento da compra e se a embalagem atende às necessidades dos consumidores. Os resultados indicam que os consumidores consideram de ótima qualidade as frutas Selecta Brasil, e que é importante levar para casa um alimento seguro e produzido com respeito ao ambiente, refletindo, assim, espaço para o surgimento de um novo nicho de mercado no cenário nacional. As características associadas à qualidade são fatores determinantes para o ato de compra e não o preço. Os resultados obtidos sinalizam a importância da criação de uma estratégia de marketing consistente para a divulgação dos produtos da Produção Integrada com o objetivo de aumentar a demanda dessas frutas. 650 $aMercado 653 $aProdução Integrada de Frutas 653 $aSelecta Brasil 700 1 $aCARDOSO, C. E. L. 700 1 $aCARVALHO, J. E. B. de 700 1 $aALVES, C. V. O. 773 $tIn: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA TROPICAL, 3., 2009, Cruz das Almas. Anais... Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, 2009. 1 CD-ROM.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
|
Nenhum exemplar cadastrado para este documento. |
Fechar
|
Expressão de busca inválida. Verifique!!! |
|
|