Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
03/10/2023 |
Data da última atualização: |
03/10/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
REBELLO, F. K.; CARDOSO, N. R. P.; HOMMA, A. K. O.; SANTOS, M. A. S. dos; JESUS, A. P. M. de. |
Afiliação: |
FABRÍCIO KHOURY REBELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; NICOLE RAQUEL PINTO CARDOSO; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU; MARCOS ANTÔNIO SOUZA DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; ANA PAULA MACEDO DE JESUS. |
Título: |
Frutas potenciais da Amazônia: análise da preferência dos consumidores no município de Belém, estado do Pará. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Orbis Latina, v. 12, n. 3, p. 177-196, jul./dez. 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A alimentação adequada e saudável é um dos pilares da qualidade de vida. As frutas, neste contexto, são importantes aliadas no fornecimento de nutrientes fundamentais para a saúde humana e prevenção de várias doenças. Na Amazônia existem 163 frutas comestíveis, sendo que boa parte tem potencial de exploração econômica, mas ainda são subutilizadas. Nesta pesquisa, avalia-se o potencial do consumo de frutas no município de Belém, capital do estado do Pará, um dos principais centros urbanos da Amazônia, a partir do levantamento de dados primários junto a uma amostra representativa de consumidores. As análises desenvolvidas indicaram 60 frutas consumidas localmente, entre nativas e exóticas. As cinco mais preferidas foram: banana, maçã, açaí, mamão e manga. A disposição per capita mensal a gastar com frutas variou entre R$ 4,00 e R$ 600,00, sendo que a média foi de R$ 37,44 e o estrato com maior participação ficou entre R$ 4,00 e R$ 20,00, que representou 44,93% dos consumidores. A fruticultura na Amazônia, principalmente no estado do Pará, se beneficiaria com investimentos em pesquisa e desenvolvimento para expandir a produção e oferta de frutas no mercado local com preço acessível, bem como, com estratégias de marketing, na linha de nudge, pois estimularia o consumo, fortalecendo o padrão nutricional e de saúde coletiva, ao mesmo tempo em que alavancaria a economia paraense. |
Palavras-Chave: |
Comercialização agrícola; Demanda de frutas; Perfil dos consumidores. |
Thesagro: |
Demanda; Fruticultura. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
null Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|