|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
15/03/2012 |
Data da última atualização: |
08/02/2018 |
Autoria: |
BORGES, L. C. M. |
Afiliação: |
LUCIANE CHEDID MELO BORGES, CPATU. |
Título: |
A revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
2010. |
Páginas: |
51 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Especialização em Revisão de Texto) - Universidade Gama Filho, Belém, PA. |
Conteúdo: |
A leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o
objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técnico-científico mais acessível para seu público, pode servir como um processo de predição de sua leiturabilidade. MenosA leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o
objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técn... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Línguística; Revisão de texto. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02175nam a2200157 a 4500 001 1918950 005 2018-02-08 008 2010 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aBORGES, L. C. M. 245 $aA revisão de textos como um processo de predição da leiturabilidade de publicações técnico-científicas. 260 $a2010.$c2010 300 $a51 f. 500 $aMonografia (Especialização em Revisão de Texto) - Universidade Gama Filho, Belém, PA. 520 $aA leiturabilidade pode ser definida por diversos fatores do texto escrito que influenciam na sua decodificação por parte do leitor, interferindo no êxito da leitura. Dentre os principais fatores responsáveis pela leiturabilidade de um texto, pode-se destacar: a complexidade lexical, que pode ser medida pela quantidade de vocábulos desconhecidos pelo leitor; a complexidade sintática, identificada por estruturas gramaticais complexas; a densidade de idéias, mensurada pelo número de informações em determinados trechos do texto, e o fator de interesse humano, que diz respeito ao fato de o texto se referir ou não a experiências reais humanas. No caso específico de textos técnico-científicos, além desses fatores, é de suma importância levar em conta o espaço epistêmico comum entre pesquisadores, técnicos e seus diversos públicos que, provindos de diferentes contextos sociais, podem apresentar diferentes níveis de formação e instrução. Como um primeiro leitor do texto, o revisor é capaz de detectar os pontos insuficientemente explicados, ambíguos, ou mesmo irrelevantes, mediando uma comunicação mais eficiente entre o autor e o leitor. O principal papel do revisor é, portanto, assegurar que os pensamentos criados na mente do leitor no momento da leitura se aproximem o mais possível dos pensamentos do autor no processo de escrita. Dessa forma, a revisão, além de aperfeiçoar a redação para que esta se tome compreensível e alcance o objetivo pretendido pelo autor, tomando o texto técnico-científico mais acessível para seu público, pode servir como um processo de predição de sua leiturabilidade. 653 $aLínguística 653 $aRevisão de texto
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 9 | |
5. |  | BORGES, L. C.; FERREIRA, D. F.; ABREU, A. F. B.; RAMALHO, M. A. P. Emprego de metodologias de avaliação da estabilidade fenotípica na cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Revista Ceres, Viçosa, MG, v. 47, n. 269, p. 89-102, jan./fev. 2000.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Nacional - A |
Biblioteca(s): Embrapa Arroz e Feijão. |
|    |
6. |  | NASCIMENTO, A. dos R.; FERNANDES, P. M.; BORGES, L. C.; MOITA, A. W.; QUEZADO-DUVAL, A. M. Controle químico da mancha-bacteriana do tomate para processamento industrial em campo. Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 31, n. 1, p. 15-24, jan./mar. 2013.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: B - 1 |
Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
|    |
9. |  | BENCHIMOL, R. L.; MORAES, A. J. G. de; CARVALHO, E. J. M.; BORGES, L. C. M.; LEDOUX, P. de P.; CRUZ, R. P. B. de S.; LIMA, S. de S. Análise crítica do plano de melhoria de gestão da Embrapa Amazônia Oriental 2004/2005. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2007. 37 p. il. (Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, 311). Versão eletrônica. 1ª impressão: 2009.Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
|    |
Registros recuperados : 9 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|