BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  08/11/2011
Data da última atualização:  30/07/2014
Autoria:  GARCIA, A. P. dos S.
Título:  A educação ambiental como intervenção no FLONA do Tapajós.
Ano de publicação:  2008
Fonte/Imprenta:  2008.
Páginas:  140 f.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) - Universidade Federal do Pará, Embrapa Amazônia Oriental, Belém, PA.
Conteúdo:  As intervenções de educação ambiental, semelhante às de extensão rural, tradicionalmente, se desenvolveram com vistas a alcançar determinados comportamentos do seu grupo-alvo. Essas intervenções surgiram a partir da necessidade de disseminar conhecimentos e/ou técnicas a este grupo com intenções de gerar a melhoria na sua qualidade de vida. A problemática que motivou a realização desta pesquisa é a de que apesar de ser verificado um grande número de projetos direcionados à prática de educação ambiental no Pará e, neste caso, na Floresta Nacional do Tapajós, os problemas ambientais se mantêm e se aprofundam. O foco principal desta dissertação são as intervenções que o Projeto Saúde e Alegria (PSA) realiza sob o rótulo de educação ambiental junto a populações tradicionais de uma comunidade pertencente a esta unidade de conservação. O referencial teórico que orienta este trabalho estabelece inter-relações com as categorias: educação ambiental, extensão rural e participação, que foram revisadas a fim de subsidiar o estudo, relacionando-as às intervenções desenvolvidas sob o rótulo de educação ambiental para compreender como estas ocorrem, como se dá o fenômeno da participação do grupo-alvo e suas interfaces com a extensão rural. O estudo evidenciou um descompasso entre os discursos dos técnicos do projeto e suas práticas, pois, apesar do desejo em realizar uma prática diferente, a exemplo dos espetáculos circenses para ressaltar o aspecto lúdico, acreditando desenvolver uma educ... Mostrar Tudo
Thesagro:  Educação ambiental; Extensão rural; Meio ambiente; Sociologia rural.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATU44941 - 1ADDTS - PP2008/036GAR2008/036
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoCRUZ, P. J.; REGO, J. R. S.; SANTOS, L. A. R.; MOURA, G. de M. Avaliação de cultivares de mamona (Ricinus communis L.) de porte alto. Salvador: EPABA, 1984. 10 p. (EPABA. Comunicado técnico, 7)
Biblioteca(s): Embrapa Acre.
Visualizar detalhes do registroImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional