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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
17/06/2011 |
Data da última atualização: |
17/06/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEREIRA, F. do A.; BELTRAO, S. L. L. |
Afiliação: |
FERNANDO DO AMARAL PEREIRA, SCT; SELMA LUCIA LIRA BELTRAO, SCT. |
Título: |
Democratização da ciência: uma política pública necessária para o desenvolvimento sustentável. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
IN: ENCONTRO DA REDE DE ESTUDOS RURAIS, 2., 2007, Rio de Janeiro. Tecendo o intercâmbio: o desafio do conhecimento sobre o mundo rural: anais. Rio de Janeiro: FEAGRI, 2007. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A velocidade com que o conhecimento é gerado transforma rapidamente as sociedades. Nesse contexto, a informação é de fundamental importância para a geração de novos conhecimentos e desenvolvimento da sociedade, e passa a ser o principal requisito na busca de padrões mais sustentáveis de desenvolvimento. Aqueles que não têm acesso à informação e, conseqüentemente ao conhecimento, são excluídos do processo de desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Essa distribuição injusta das oportunidades é o ponto de partida da nossa discussão, pois dela decorrem os processos de disseminação da informação e de democratização do acesso ao conhecimento, os quais caracterizamos como política pública necessária ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, gerados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma empresa pública do Governo Federal do Brasil. O presente artigo apresentará uma análise da experiência de implantação de Minibibliotecas Escolares no Semi-Árido Brasileiro, atualmente com 440 escolas participantes e disponibiliza também os resultados de uma pesquisa de avaliação realizada com as escolas participantes do projeto, bem como com as instituições, emissoras de rádio comunitárias e comerciais. que transmitem o Programa de Rádio Prosa Rural. A pesquisa foi feita com base na remessa de um questionádio, survey, via correio e endereçado às direções de escolas e das emissoras. A partir da experiência dos dois projetos em execução: programa de rádio Prosa Rural e projeto Minibibliotecas da Embrapa, busca-se incorporar os conceitos de democratização do acesso ao conhecimento, de democratização dos meios de comunicação e de popularização do conhecimento técnico-científico produzido pela Empresa. As contribuições que valorizam o pluralismo institucional e a rede de atores como forma inovadora de gestão e que contribui para o fortalecimento de relações horizontalizadas na construção, formulação e implantação de políticas públicas são apresentadas como instrumento fundamental da ação. Esse conjunto contribui para a formulação positiva de que é totalmente factível ter como horizonte o desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas a partir de iniciativas de inclusão tecnológica, as quais, por sua vez, dependem fundamentalmente da motivação política dos principais agentes envolvidos. Dessa forma, a recorrente crítica de viés conservador, segundo a qual a agricultura familiar4 não tem condições de assimilar tecnologias disponíveis em virtude de seu nível educacional insuficiente para compreender e decodificar as instruções que se atrelam às inovações, é totalmente descartada . MenosA velocidade com que o conhecimento é gerado transforma rapidamente as sociedades. Nesse contexto, a informação é de fundamental importância para a geração de novos conhecimentos e desenvolvimento da sociedade, e passa a ser o principal requisito na busca de padrões mais sustentáveis de desenvolvimento. Aqueles que não têm acesso à informação e, conseqüentemente ao conhecimento, são excluídos do processo de desenvolvimento social, econômico e tecnológico. Essa distribuição injusta das oportunidades é o ponto de partida da nossa discussão, pois dela decorrem os processos de disseminação da informação e de democratização do acesso ao conhecimento, os quais caracterizamos como política pública necessária ao desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, gerados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma empresa pública do Governo Federal do Brasil. O presente artigo apresentará uma análise da experiência de implantação de Minibibliotecas Escolares no Semi-Árido Brasileiro, atualmente com 440 escolas participantes e disponibiliza também os resultados de uma pesquisa de avaliação realizada com as escolas participantes do projeto, bem como com as instituições, emissoras de rádio comunitárias e comerciais. que transmitem o Programa de Rádio Prosa Rural. A pesquisa foi feita com base na remessa de um questionádio, survey, via correio e endereçado às direções de escolas e das emissoras. A partir da experiência dos dois projetos em execução: programa de rádio... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Democratização da ciência; Política públicas. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Sustentável. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/36658/1/Democratizacao-da-Ciencia.pdf
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Marc: |
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