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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
23/10/2007 |
Data da última atualização: |
17/10/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
CANTÃO, F. R. de O. |
Afiliação: |
Fernando Rodrigo de Oliveira Cantão. |
Título: |
Marcadores morfológicos de raiz em genótipos de milho contrastantes para tolerância à seca em resposta a estresses de fósforo e alumínio. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
2007. |
Páginas: |
98 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Fisiologia Vegetal) - Universidade Federal de Lavras, Lavras.
Coorientadores: Frederico Ozanam Machado Durães e Antônio Carlos de Oliveira. |
Conteúdo: |
Foram conduzidos dois experimentos, na Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG, com os seguintes objetivos: avaliar atributos morfológicos de sistema radicular de genótipos de milho contrastantes para tolerância à seca, avaliar características de crescimento de raiz e parte aérea e utilizar a técnica de análise de imagens digitais como ferramenta auxiliar no screnning precoce de genótipos de milho em resposta a níveis diferenciados de fósforo e alumínio. Foram utilizados materiais provenientes do programa de melhoramento genético da Embrapa Milho e Sorgo, que tem como objetivo em uma de suas linhas de pesquisa, a tolerância à seca, sendo duas linhagens tolerantes (L1 e L3) e duas sensíveis à seca (L2 e L4) avaliadas em canteiros experimentais preparados isoladamente para dois níveis de fósforo e três níveis de saturação por alumínio. As características morfológicas de sistema radicular foram determinadas com auxílio do sistema de análise de imagens digitais WinRHIZO. Em geral, as folhagens tolerantes à seca apresentaram características diferenciadas de sistema radicular, sugerindo que a seleção de genótipos para tolerância à seca promove de forma indireta a seleção para eficiência na utilização de fósforo e tolerância ao alumínio. A utilização da técnica de análise de imagens digitais mostrou-se uma ferramenta promissora para estudos de raízes, pois permitiu discriminar atributos morfológicos de raízes em fase precoce da cultura. |
Palavras-Chave: |
Marcadores morfológicos; Raízes. |
Thesagro: |
Alumínio; Fósforo; Milho. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
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Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
10/02/2015 |
Data da última atualização: |
08/01/2020 |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA, FE/Unicamp; SÉRGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/Unicamp. |
Título: |
Modelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista InovaEduc, Campinas, n. 02, ago. 2013. |
Páginas: |
Não paginado. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo. Relata pesquisa de natureza teórica e conceitual, abordando questões como a aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Apresenta um modelo de produção de microconteúdo educacional para ambiente virtual de aprendizagem baseado nas linguagens híbridas. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem com mobilidade; Dispositivos móveis; Hybrid languages; Hypermedia language; Inguagem hipermídia; Linguagens híbridas; Microaprendizagem; Microlearning; Mobile learning. |
Thesagro: |
Aprendizagem. |
Thesaurus NAL: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/117585/1/n2.art4-.pdf
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Marc: |
LEADER 01596naa a2200277 a 4500 001 2008232 005 2020-01-08 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSOUZA, M. I. F. 245 $aModelo de produção de microconteúdo para aprendizagem com mobilidade.$h[electronic resource] 260 $c2013 300 $aNão paginado. 520 $aResumo. Relata pesquisa de natureza teórica e conceitual, abordando questões como a aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Apresenta um modelo de produção de microconteúdo educacional para ambiente virtual de aprendizagem baseado nas linguagens híbridas. 650 $aLearning 650 $aAprendizagem 653 $aAprendizagem com mobilidade 653 $aDispositivos móveis 653 $aHybrid languages 653 $aHypermedia language 653 $aInguagem hipermídia 653 $aLinguagens híbridas 653 $aMicroaprendizagem 653 $aMicrolearning 653 $aMobile learning 700 1 $aAMARAL, S. F. do 773 $tRevista InovaEduc, Campinas$gn. 02, ago. 2013.
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Registro original: |
Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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